A lasanha verde é uma variação desse prato tão famoso na culinária italiana. Gostosa, prática e versátil, ela é perfeita para quem é fã de massas mas quer inovar na refeição. Seja em um almoço de domingo em família ou um jantar a dois especial, a lasanha verde é sempre a opção ideal para impressionar qualquer pessoa. Conheça esse prato delicioso e aprenda como prepará-lo!
O que é lasanha verde?
Quando falamos de lasanha verde, é importante destacar que existem dois tipos. Primeiro, temos a lasanha com massa verde, que tem essa cor diferenciada por causa da adição de algum vegetal durante o preparo. O mais comum é o espinafre, mas também podem ser usados outros alimentos com essa cor. Essa lasanha verde pode contar com recheios variados, incluindo os mais tradicionais (bolonhesa, molho branco, quatro queijos e sugo, por exemplo).
Já o segundo tipo de lasanha verde é aquela que tem a massa tradicional, mas conta com um recheio “verde”. Trata-se de uma lasanha vegetariana que é recheada com ingredientes como espinafre, abobrinha e brócolis, mas que não estão presentes na massa. Resumindo: o “verde” da lasanha pode estar na massa ou no recheio, sendo que em muitos casos pode aparecer nos dois! Porém, hoje vamos ensinar a lasanha verde com vegetais na massa.
O que deixa a massa de lasanha verde?
Como explicamos, a lasanha verde mais tradicional é feita com espinafre. Se quiser inovar, porém, você também pode utilizar outros vegetais para chegar nessa cor especial. Salsa, salsinha, manjericão, couve, agrião e rúcula são ótimos exemplos.
Veja também: 11 receitas de lasanha para ocasiões especiais
Como fazer lasanha verde? Aprenda receita simples e gostosa!
Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo tipo 00 (ou comum)
- 2 ovos
- 100g de espinafre
Modo de preparo:
- Em uma panela, cozinhe o espinafre. Em seguida, esprema bem e pique fininho;
- Jogue a farinha por cima de uma bancada ou dentro de um bowl bem grande. Abra um buraco no meio dela e coloque os ovos e o espinafre;
- Usando as próprias mãos, misture bem todos os ingredientes até formar uma massa lisa e firme;
- Sove a massa por cerca de 10 minutos. Depois, envolva em um plástico ou cubra o bowl com um pano e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos para crescer;
- Após esse tempo, abra a massa até que ela fique bem fina (pode usar as próprias mãos, um rolo ou uma máquina);
- Corte a massa em folhas de lasanha, cozinhe por cerca de 1 a 2 minutos em água com sal e reserve. Então, sua massa de lasanha verde está pronta! Depois, você só precisa montar as camadas com o recheio de sua preferência, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a 40 minutos e servir sua deliciosa lasanha verde!
Como montar a lasanha verde?
A massa de lasanha verde é bem levinha e delicada. O sabor do espinafre (ou outro vegetal usado) traz um leve toque de refrescância, mas não é nada exagerado e também não mascara os ingredientes usados no recheio. Os molhos utilizados podem ser os mais variados possíveis: bolonhesa, quatro queijos, molho branco, sugo, pomodoro, queijo com presunto, espinafre com ricota, cogumelos salteados e muito mais! Basta escolher o que você mais gostar. Para te ajudar na hora de montar a lasanha, nós te ensinamos uma sequência que não tem erro:
- Molho no fundo do refratário (só para que a massa não grude ou resseque);
- Massa de lasanha verde;
- Recheio (carne, legumes, vegetais, ricota)
- Molho (branco, de tomate ou até mesmo uma mistura de dois molhos)
- Queijo (mussarela, parmesão, Grana Padano)
- Repetição de camadas até acabar: massa, recheio, molho e queijo.
Seguindo essa ordem de como montar lasanha verde, pode ter certeza que o resultado vai ficar espetacular!
Veja também: Como montar lasanha? Dicas para acertar no preparo
Deixe o queijo no topo da lasanha verde!
É muito importante que a última camada da lasanha verde seja de queijo. Isso é importante porque, ao ser levado no forno, ele vai derreter e gratinar, criando uma casquinha crocante e dourada que dá o toque final. Os tipos de queijo mais usados para lasanha (tanto verde quanto tradicional) são a mussarela e o parmesão. A mussarela é mais leve e suave, com um derretimento delicado. Já o parmesão é mais intenso e adocicado, com uma textura crocante. Uma boa dica é usar os dois queijos na finalização da lasanha, garantindo um resultado ainda mais rico.
O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, tem sabor suave e uma textura super macia. Ele vem em fatias fininhas que facilitam a montagem da lasanha verde, além de apresentar o ponto de derretimento ideal para gratinar. Já o Queijo Parmesão Galbani se destaca por sua intensidade acentuada e sabor levemente adocicado. Sua crocância irresistível consegue criar uma casquinha única e super gostosa no topo da lasanha verde.
O que combina com lasanha verde? Veja dicas de vinhos e acompanhamentos
Se quiser incrementar ainda mais seu almoço ou jantar especial, você pode preparar alguns acompanhamentos deliciosos para a lasanha verde. Como o vegetal traz um toque mais leve, vale a pena apostar em saladas refrescantes, como a caesar ou a caprese. Outra dica é deixar uma cestinha de pães ou grissini em cima da mesa. Os italianos têm o costume de limpar o prato com o pão para aproveitar ao máximo qualquer molho que sobre da lasanha.
Para beber, nada melhor do que um bom vinho! A harmonização depende do recheio utilizado. Se preferir molhos como sugo, bolonhesa ou ragu, vale a pena apostar nos vinhos tintos, como Chianti, Merlot e Pinot Noir. Já molhos como o branco ou aqueles com muito queijo combinam melhor com os vinhos brancos, como Sauvignon Blanc e Chardonnay.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos