O tradicional almoço de domingo na Itália é mais do que uma simples refeição! Esse é um momento sagrado para todo mundo no país, pois é marcado por grandes reuniões familiares e muita fartura de alimentos. A culinária italiana tem essa fama de ser bem familiar, e muito disso se deve justamente à cultura envolvendo a refeição. Você tem curiosidade sobre esse ritual clássico dos italianos? Então veja a seguir tudo sobre o famoso almoço de domingo na Itália!
Almoço de domingo na Itália reúne toda a família
Os italianos são muito apegados à família! Eles adoram se reunir para botar os papos em dia e ficar horas a fio conversando. É claro que, como estamos falando desse povo apaixonado por comida, eles gostam de fazer isso ao redor de uma mesa farta. É por isso que os almoços de domingo são o momento perfeito para juntar toda a família. Normalmente, a nonna (como eles chamam a avó) é a responsável por coordenar todo o cardápio, mas todo mundo se ajuda. Assim, o almoço de domingo vira um grande banquete!
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
O almoço de domingo italiano dura a tarde inteira
Se você for chamado para um almoço de domingo italiano, não pense que será algo rápido. Por mais que se vejam com frequência, a família sempre tem muito assunto para conversar. Por isso, eles nem veem o tempo passar, principalmente porque a comida é tanta que nunca acaba. O almoço de domingo na Itália pode durar de 3h a 5h, ocupando a tarde inteira. Sem dúvidas, é um grande evento!
O que não pode faltar no almoço italiano? Muita comida!
Como o almoço de domingo na Itália é uma reunião com toda a família e dura muitas horas, sempre precisa ter algum prato disponível na mesa para comer. Normalmente, os italianos dividem a refeição em etapas. Primeiro vem o Antipasto, que é a entrada. Em seguida temos o Primo Piatto, que seria o primeiro prato principal. Depois, é servido o Secondo Piatto, considerado o segundo prato da mesa. Há ainda o Contorno, que são os acompanhamentos. Por fim, o almoço é finalizado com a clássica Sobremesa. Vale ressaltar que, mesmo tendo muitos pratos, todos são servidos em porções bem generosas. É impossível ficar com fome depois de um almoço de domingo na Itália!
Todo bom almoço de domingo na Itália precisa de vinho para acompanhar
Já sabemos que o almoço de domingo na Itália é repleto de comida. Mas e para beber? A resposta é fácil: sempre um bom vinho! Os italianos adoram degustar uma boa bebida enquanto se deliciam com as maravilhas nos seus pratos. O ideal é fazer uma boa harmonização entre o vinho e o cardápio que está sendo servido. Quando se escolhe o rótulo perfeito para um determinado prato, a experiência gastronômica fica muito mais rica, com os sabores se equilibrando e se complementando perfeitamente. Outras opções de bebidas para o almoço de domingo na Itália são drinks ou uma simples água mineral. Ao final, normalmente bebe-se também uma dose de café expresso.
Veja também: Descubra qual é o tipo de vinho ideal para cada massa
O que os italianos comem no almoço? Veja as principais receitas!
- Antepasto – Essa categoria engloba as entradas. Queijos, embutidos, frios, saladas, azeitonas, bruschetta e outros aperitivos.
- Primeiro Prato – Normalmente é composto por massas. Lasanha, nhoque, spaghetti, tagliatelle, risoto e outros.
- Segundo Prato – Normalmente é composto por carnes. Cordeiro, coelho, bacalhau, porco, frango, bovino, entre outras.
- Contorno – São os acompanhamentos especiais, em geral legumes e vegetais. Berinjela, abóbora, cenoura, brócolis, batata e aspargo, dentre outros.
- Sobremesa – Servido após os pratos para finalizar a refeição. Gelato, tiramisú, bolo, panna cotta, frutas, cannoli e mais.
Conheça truque para aguentar tanta comida no almoço de domingo na Itália
Para quem não está acostumado, pode parecer impossível ser capaz de comer tanta coisa assim sem passar mal depois. Porém, os italianos têm um segredo para ajudar nisso. Após o final da refeição, eles tomam o digestivo, uma bebida alcoólica que ajuda a facilitar a digestão. Normalmente, o digestivo é o Limoncello (licor de limão), o Amaro (licor de ervas) ou o Grappa (destilado de vinho). Eles devem ser degustados aos poucos, evitando tomar tudo de uma vez. Uma curiosidade é que o digestivo também é chamado de mata-café, pois também equilibra a cafeína do expresso pós-refeição.
O Cochilo pós-almoço de domingo é de lei!
Uma outra curiosidade sobre o almoço de domingo na Itália é que eles adoram tirar um cochilo pós-almoço! Essa prática é ainda mais comum nas regiões mais quentes do país, principalmente se for uma cidade pequena. A soneca, conhecida como “sesta”, é uma forma de deixar o corpo fazer a digestão com mais tranquilidade e facilidade. Isso traz uma sensação de bem-estar, garantindo um descanso merecido após horas de reunião em família.
Prepare um típico almoço de domingo italiano com os queijos Galbani!
O almoço de domingo na Itália é uma grande experiência gastronômica e cultural. Reunir família e amigos para conversar e degustar alimentos variados ao redor da mesa é algo muito divertido, acolhedor e que todo mundo deve experimentar um dia. Se você tem vontade de preparar um verdadeiro almoço de domingo italiano, organize todos os detalhes e pense no cardápio. Na hora de fazer a lista de compras, lembre-se: a maioria dos pratos leva queijo! Então, a dica é apostar nos Queijos Galbani, a marca nº1 na Itália!
O Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani têm o selo DOP e são importados diretamente dos produtores italianos para as casas brasileiras. O primeiro tem um sabor mais intenso e adocicado, enquanto o segundo é mais amanteigado e frutado. Eles podem ser usados no preparo de tábuas de frios, risotos e vários pratos com massa.
Já o famoso Queijo Parmesão Galbani destaca-se pela textura crocante e sabor com toque adocicado. Ele é ideal para finalizar macarrão, preparar molhos e dar um sabor especial para as massas. Por fim, o Queijo Mussarela Galbani apresenta um sabor bem suave e o toque de derretimento ideal. Assim, é perfeito para receitas variadas, dos molhos aos pratos gratinados. Todos esses queijos Galbani conseguem trazer um gostinho da Itália para a sua casa, garantindo um verdadeiro almoço de domingo italiano mesmo em terras brasileiras!
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica