A focaccia é um dos maiores ícones da culinária italiana! Macia, versátil e bem temperada, essa massa fofinha traz um toque de sofisticação para qualquer refeição. Frequentemente confundida com a pizza, a focaccia pode ser encontrada em restaurantes do mundo inteiro. Porém, quando preparada em casa, seu sabor fica ainda mais espetacular graças à típica sensação de aconchego que as comidas da Itália conseguem proporcionar. A boa notícia é que fazer focaccia caseira é mais fácil do que parece. Aprenda a seguir!
Qual a diferença de pizza para focaccia?
A focaccia é macia, achatada e espessa (normalmente com uma espessura de aproximadamente 2cm). Ela tem a massa mais aerada e grossa, lembrando um pão de longa fermentação. Já a pizza italiana é mais fina e com bordas crocantes. Além disso, a pizza costuma ter uma maior variedade de sabores, enquanto a focaccia é mais tradicional. Normalmente, ela é temperada apenas com azeite, ervas e sal e raramente leva molho de tomate (ingrediente essencial para a maioria das pizzas). Por fim, a focaccia costuma ser servida como acompanhamento e entradinha, muitas vezes cortada em pequenos quadrados. Já a pizza é mais consumida como refeição principal.
Veja também: Como fazer massa de pizza italiana: essa receita não tem erro!
Qual a melhor farinha para fazer focaccia?
O segredo de uma boa focaccia começa na escolha dos ingredientes! A melhor farinha para essa receita é a do tipo 00 ou tipo 1 italiano. Ela é mais fina, suave e pura, o que traz maior refinação para a focaccia. Receita também pode ser preparada com farinha de trigo ou farinha de pão, que são mais fáceis de encontrar no Brasil do que a 00. Porém, se tiver a possibilidade, experimente usar a farinha tipo 00, pois o resultado fica mais refinado e com um autêntico toque italiano.
Como fazer focaccia caseira simples?
Ingredientes:
Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo tipo 1 ou tipo 00
- 325 ml de água morna
- 10 g de sal
- 7 g de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de açúcar
Para a cobertura:
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal grosso ou flor de sal a gosto
- Ramos de alecrim fresco
Modo de preparo:
1) Misture a água, o açúcar e o fermento. Deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos até espumar;
2) Em uma tigela grande, adicione a farinha e o sal. Em seguida, coloque a mistura de fermento e o azeite. Mexa bem até formar uma massa pegajosa;
3) Sove a massa por cerca de 10 minutos usando as próprias mãos (se preferir a batedeira com gancho, pode sovar por aproximadamente 6 a 8 minutos). A massa deve ficar elástica e levemente grudenta;
4) Cubra a tigela com um pano úmido e deixe-a descansar por cerca de 1h30 em um local arejado até dobrar de volume;
5) Acomode a massa em uma assadeira retangular untada com azeite. Espalhe bem até cobrir toda a superfície e deixe a massa descansar por mais 30 minutos para finalizar a fermentação total;
6) Faça furinhos delicados na massa usando os próprios dedos;
7) Regue a massa com azeite, salpique o sal e distribua o alecrim por cima;
8) Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 25 a 30 minutos, até que esteja bem dourada;
9) Retire do forno, pincele mais um pouco de azeite por cima e pronto: já pode servir sua deliciosa focaccia italiana!
Incremente a focaccia caseira com queijos italianos
A receita de focaccia apresentada é a sua versão mais clássica italiana, mas você pode incrementá-la com alguns ingredientes por cima. O ideal é que os alimentos sejam bem frescos e leves, já que o objetivo desse prato é ser leve e delicado. Tomate-cereja, manjericão, cebola, cogumelos, azeite trufado e azeitonas são alguns exemplos que combinam muito bem com a receita. Outra sugestão certeira é o queijo, um clássico amado pelos italianos e que consegue deixar a focaccia ainda mais saborosa.
O parmesão é a pedida perfeita para dar um toque mais salgadinho e intenso. Outra sugestão é o Grana Padano, queijo italiano com gosto amendoado e frutado. Nos dois casos, você pode ralar o queijo e salpicar por cima da massa antes de ir ao forno, resultando em mais crocância e sabor no resultado final. Já se preferir um gosto mais delicado, a dica é apostar na mussarela. Ela também é a melhor para quem gosta de queijo derretido por cima da focaccia, pois derrete com extrema facilidade. Nesse caso, o ideal é adicionar a mussarela nos últimos 10 minutos de forno. Se colocar antes disso, o queijo pode derreter demais.
Como estamos falando de um clássico da cozinha italiana, nada melhor do que apostar nos produtos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália, para a receita perfeita! O Queijo Grana Padano Galbani tem selo DOP, o que garante que foi importado dos produtores italianos autorizados a fabricá-lo. Com 12 meses de maturação, seu sabor é levemente adocicado, com notas amendoadas e frutadas. Já o Queijo Parmesão Galbani tem um gosto intenso e textura crocante que enriquece o paladar. Por fim, o Queijo Mussarela Galbani se destaca pelo sabor suave e delicado, além da textura macia com ponto de derretimento ideal.
O que combina com focaccia? Veja dicas para uma refeição especial!
A focaccia é versátil e pode ser preparada em ocasiões diferentes. Ela é perfeita para um brunch mais sofisticado, onde pode ser servida com pastinhas de homus, azeitonas e ovos mexidos, por exemplo. A focaccia também é a entrada perfeita para um almoço ou jantar especial, acompanhando risotos, massas e saladas frescas. Você também pode servi-la em uma tábua de frios com queijos italianos, deixando a experiência ainda mais rica. Para beber, a focaccia harmoniza bem com vinhos brancos leves, pois eles combinam com o frescor e suavidade do prato. Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são excelentes opções, assim como os espumantes Prosecco e Brut.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos