11 de julho de 2025
Almôndegas à parmegiana preparadas com carne bovina moída e molho de tomate caseiro. Cobertas com Queijo Mussarela Galbani e gratinadas no forno até derreter.
As almôndegas à parmegiana são perfeitas para deixar qualquer refeição muito mais suculenta! Trata-se de um prato aconchegante que combina muito bem com um almoço em família ou um jantar especial a dois. As bolinhas de carne contam com um interior macio e uma casquinha crocante por fora, criando uma explosão de sabores única ao paladar. A finalização alla parmegiana é o toque de chef que deixa o resultado muito mais impressionante e irresistível.
Depois de preparar as almôndegas, é hora de finalizá-las à moda parmegiana. Para isso, você deve primeiro cobrir as bolinhas de carne com molho de tomate. Sempre tenha o cuidado de distribuir por todas as almôndegas, para que nenhuma fique mais seca. Em seguida, é hora de salpicar o queijo mussarela por cima. Novamente, lembre-se de cobrir toda a superfície, pois isso garante uma gratinagem mais perfeita.
O queijo usado tradicionalmente nos pratos à parmegiana é a mussarela justamente por ter uma maior facilidade de derretimento. Isso significa que, quando levada ao forno, ela consegue criar aquele “puxa-puxa” que todo mundo adora, além de gratinar com perfeição. O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, se destaca por sua textura macia com o ponto de derretimento ideal. Ele ainda tem um sabor bem suave e delicado, que contrasta bem com a intensidade do molho de tomate e das almôndegas de carne.
Veja também: Parmegiana de Carne com Macarrão Fettuccine
As almôndegas à parmegiana são o prato principal perfeito de uma refeição bem suculenta, rústica e aconchegante. Para completar, você pode preparar acompanhamentos que sigam essas características. Um purê de batata ou de mandioquinha é uma ótima pedida, pois traz uma cremosidade que contrasta com a crocância da carne e harmoniza com o molho. Uma boa focaccia de entrada ou um pão italiano para acompanhar também caem bem.
Além disso, não podemos esquecer das famosas massas italianas, que combinam perfeitamente com almôndegas (à parmegiana ou não). Espaguete, penne, talharim ou qualquer outro tipo de macarrão é sempre garantia de sucesso. Já para beber, o ideal é apostar nos vinhos tintos com mais estrutura e maior acidez. Eles harmonizam com a cremosidade e intensidade do molho de tomate, além de quebrarem a gordura do queijo. Chianti, Cabernet Sauvignon e Merlot são ótimas sugestões de vinhos para degustar enquanto você se delicia com as almôndegas à parmegiana.
Veja também: Descubra qual é o tipo de vinho ideal para cada massa