Pizza e focaccia são duas das receitas mais famosas que a culinária italiana já inventou! Ambas fazem muito sucesso no mundo inteiro com seus sabores irresistíveis que agradam qualquer paladar. Tanto a pizza quanto a focaccia possuem recheios e modos de preparo bem parecidos. Mas então o que faz com que sejam dois alimentos distintos? Entenda de uma vez por todas qual é a diferença entre pizza e focaccia – e aprenda como fazer essas duas delícias da Itália!
Qual a diferença entre pizza e focaccia?
As diferenças entre pizza e focaccia começam no preparo da massa. Apesar de parecidas, existe um ingrediente que faz toda a diferença: o azeite. A massa de pizza é feita com farinha, água, sal e fermento. Já a focaccia leva exatamente os mesmos ingredientes, mas também conta com azeite. Esse item extra faz com que a massa da focaccia seja mais úmida, o que a torna mais macia e com um aspecto mais parecido com um pão bem fofo. Como a pizza é menos úmida, acaba sendo mais fina e traz uma maior crocância.
Além disso, a focaccia costuma ter um tempo de fermentação mais longo que o da pizza. Outro ponto importante é que ela é mais grossa e alta. A focaccia também apresenta pequenas covinhas ao longo da massa, que são criadas para liberar ar e dar espaço para o azeite espalhar. Por fim, o formato das duas receitas é bem diferente: a pizza é redonda (servida inteira e cortada em fatias) e a focaccia é retangular (normalmente servida em pedaços).
Veja também: Como fazer massa de pizza artesanal: aprenda receita tipicamente italiana
Pizza x focaccia: sabor e recheios possuem diferenças
Como passa por uma maior fermentação e é mais fofinha, a massa da focaccia tem um sabor mais marcante. O azeite também ajuda a dar um gosto extra para a receita, deixando-a bastante rica ao paladar. Já a massa de pizza costuma ter um sabor mais suave e neutro. Justamente por isso, ela consegue contar com uma enorme variedade de sabores. Marguerita, calabresa, quatro queijos e até mesmo pizzas doces são super comuns, já que a massa é capaz de suportar e harmonizar com uma série de recheios. A focaccia, por sua vez, normalmente leva sabores mais simples e aromáticos, que combinam com sua massa. Focaccia de alecrim e ervas, tomate cereja e de queijos são alguns exemplos.
Veja também: Como fazer focaccia caseira: receita simples para todo mundo aprender
Quando comer pizza ou focaccia?
As duas receitas são extremamente gostosas e podem ser aproveitadas de maneiras variadas. A pizza normalmente é considerada um prato principal, sendo consumida em diferentes momentos e podendo, muitas vezes, substituir uma refeição completa. Já a focaccia é mais associada a um tipo de aperitivo, como um pãozinho que acompanha uma refeição. Ela é bastante consumida no café da manhã ou lanche da tarde, podendo ser servida em formatos de fatias quadradas ou retangulares.
Qual queijo se usa na pizza e na focaccia?
Tanto a focaccia quanto a pizza costumam levar queijo no recheio. Porém, esse ingrediente tem funções diferentes em cada prato e, por isso, os tipos selecionados podem variar. No caso da pizza, a mussarela é a principal escolha. Ela é muito usada como base por causa de sua capacidade de derretimento ideal, que garante aquele puxa-puxa delicioso a cada mordida. O parmesão e o Grana Padano também são frequentemente adicionados quando se quer um toque extra de sabor, já que são queijos intensos e que gratinam bem no fogo. Gorgonzola e provolone também são opções comuns para complementar o recheio da pizza.
Já a focaccia nem sempre leva queijo e, quando conta com esse ingrediente, normalmente são utilizados aqueles mais aromáticos e marcantes. Parmigiano Reggiano e Grana Padano são ótimos exemplos. O primeiro tem um toque bem frutado e adocicado, enquanto o segundo traz um gostinho mais fresco e amanteigado. A mussarela também pode ser utilizada na focaccia, mas não tem o mesmo protagonismo que leva na pizza.
Veja também: Esses são os sabores de pizza mais tradicionais na Itália; confira!
Queijos Galbani trazem o toque italiano para a pizza e a focaccia
Tanto a pizza quanto a focaccia são grandes representantes da culinária italiana mundo afora. Por isso, quando for preparar essas receitas dentro de casa, uma boa dica é apostar nos queijos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. A Mussarela Galbani apresenta um sabor bem delicado e suave, com uma textura macia que traz o ponto de derretimento ideal para o preparo de pizzas “queijudas”. Já o Queijo Parmesão Galbani se destaca pela intensidade acentuada, toque adocicado e crocância espetacular, capaz de enriquecer os mais diversos sabores.
Importado diretamente da Itália, o Parmigiano Reggiano Galbani apresenta o selo DOP de qualidade. Ele possui fabricação 100% artesanal e passa por 12 meses de maturação, que resultam em um sabor altamente intenso, com notas frutadas e gostinho levemente adocicado. O Grana Padano Galbani também apresenta o selo DOP, vem diretamente da Itália e passa pela longa maturação. Ele consegue ser ao mesmo tempo intenso e delicado, contando ainda com um toque fresco e amanteigado. Todos os queijos Galbani trazem consigo o autêntico sabor da Itália, garantindo pizzas e focaccias irresistíveis!