O molho pesto tem o poder de deixar qualquer prato mais autêntico e com personalidade. A receita tipicamente italiana leva poucos ingredientes, mas apresenta um gosto extremamente marcante. Ele é feito com uma mistura de manjericão, queijo parmesão, pinoli (ou nozes), alho, queijo parmesão e sal. A combinação cria um sabor refrescante e delicioso que transforma qualquer receita em uma versão mais elegante, saborosa e especial. Quer saber como aproveitar esse molho italiano na dieta? Veja 8 receitas que combinam muito bem com o pesto de manjericão!
1) Macarrão ao pesto
A combinação mais clássica é o macarrão ao pesto! O sabor intenso e refrescante complementa bem a suavidade da massa. Sua consistência cremosa cria um contraste interessante com a maciez do macarrão, deixando a refeição rica ao paladar. O melhor de tudo é que você pode aproveitar o molho em diferentes tipos de macarrão. Farfalle ao Pesto, Rigatoni ao Pesto ou Espaguete ao Pesto são alguns exemplos que valem a pena testar. Em todos os casos, vale a pena finalizar com parmesão. Esse queijo já é usado na receita de pesto, então ele sempre combina na finalização de pratos com esse molho. O Queijo Parmesão Galbani é uma ótima escolha por seu sabor intenso e crocância excepcional.
2) Nhoque de batata ao molho pesto
Falando em massas, não podemos deixar de destacar o nhoque de batata ao molho pesto. Esse prato é bem suave e leve, ideal para quem não quer deixar de comer uma boa massa mesmo nos dias mais quentes. O nhoque de batata ao pesto é uma ótima receita para um jantar ou almoço especial, garantindo muita personalidade para a refeição. Vale ainda salpicar um pouquinho de Queijo Parmesão Galbani por cima para uma finalização completa.
3) Ravioli de ricota ao molho pesto
O molho pesto é sempre uma boa pedida para massas recheadas, como o ravioli. Ele tem um formato quadrado com as quatro bordas serrilhadas e pode contar com recheios variados. Aqueles mais leves e cremosos, como o ravioli de ricota, são os que combinam melhor com a refrescância do molho pesto. Vale finalizar com Queijo Parmesão Galbani, salsinha, manjericão e outros temperos para deixar o resultado final ainda mais saboroso.
Veja também: Ravioli, tortellini e tortelloni: entenda as diferenças entre massas recheadas
4) Bruschetta com pesto, tomate e manjericão
Você também pode aproveitar o molho pesto em aperitivos e entradas. Um bom exemplo é a bruschetta. Trata-se de um pão tostado e crocante que conta com recheios variados. É sempre bom colocar um molho para trazer uma cremosidade que contrasta com a crocância, e o pesto é uma ótima opção. Ele combina principalmente com ingredientes como tomate, manjericão e Queijo Parmesão Galbani. Se quiser dar uma sofisticada extra, vale apostar no Queijo Parmigiano Reggiano Galbani. O produto tem selo DOP, garantia de que foi importado dos produtores italianos autorizados. Seu sabor é mais intenso e marcante, com notas frutadas e amendoadas.
5) Pizza de pesto
Existe pizza dos mais diversos sabores, e a de molho pesto é uma opção deliciosa! Ela é leve, refrescante e apresenta um gosto bem marcante, ideal para quem adora inovar. Para complementar, vale usar Queijo Parmesão Galbani, tomate-cereja e manjericão. O resultado fica excepcional!
Veja também: Sabores de pizza italiana: conheça os recheios mais desejados
6) Salada de macarrão ao molho pesto
A salada de macarrão é a pedida perfeita para uma refeição completa, leve e nutritiva. Ela conta com legumes e temperos variados, além do macarrão (de preferência aqueles mais grossos e espessos, como fusilli, penne e farfalle). O molho pesto é responsável por dar mais cremosidade e melhorar a textura no paladar. Não esqueça de finalizar a salada de macarrão ao pesto com Queijo Parmesão Galbani para intensificar o sabor.
7) Salmão assado ao molho pesto
Por ser bem refrescante, o molho pesto combina muito bem com peixes e frutos do mar no geral. Ele consegue realçar o gosto marinho e ainda traz uma cremosidade única ao paladar. O salmão assado ao molho pesto é um ótimo exemplo de refeição leve, suculenta e refinada para você testar em um almoço ou jantar especial. Quando finalizado com Queijo Parmigiano Reggiano Galbani, raspas de limão e folhas de manjericão, o prato consegue ficar ainda mais impressionante.
8) Lasanha ao pesto
A lasanha é um dos pratos mais versáteis da culinária italiana, podendo ser combinada com uma série de molhos e recheios. Se quiser algo bem marcante e refrescante, a lasanha ao pesto é a pedida perfeita. O molho ressalta a textura macia da massa, trazendo uma cremosidade única e suculenta. Seu sabor refrescante deixa a lasanha mais leve e, ainda assim, com um sabor extremamente intenso. Não esqueça do Queijo Parmigiano Reggiano Galbani antes de levar ao forno: ele vai gratinar e criar uma crosta crocante que deixa a lasanha ao pesto ainda mais deliciosa!
Veja também: O que fazer de acompanhamento para lasanha?