Queijo fundo direito Queijo fundo direito

10 receitas Italianas para aquecer seu inverno com muito sabor

11 de julho de 2025

Por Galbani

Durante o inverno, não há nada melhor do que comer uma comida bem aconchegante: algo que a culinária italiana consegue preparar como ninguém! A gastronomia da Itália é conhecida por ter essa tradição familiar que proporciona conforto a cada mordida. O melhor de tudo é que ela também é muito diversa, então tem opções para todos os gostos. Se você quer se aquecer nesse inverno e, de quebra, ainda degustar uma refeição deliciosa, confira essas 10 receitas italianas para deixar os dias mais quentinhos e gostosos!

1) Risoto

Para começar, um clássico italiano que combina perfeitamente com o inverno: risoto! A receita consiste em um arroz cremoso e super quentinho. O prato traz uma sensação reconfortante e ainda deixa a temperatura do corpo equilibrada por mais tempo. Para o inverno, o ideal é optar por sabores que combinem com essa época do ano, como Risoto de Funghi, Risoto de Queijos e Risoto de Abóbora. Uma dica é sempre finalizar o prato com Queijo Parmesão Galbani. O produto da marca nº1 de queijos na Itália tem um sabor marcante que eleva o nível do prato, além de trazer o autêntico toque italiano para a sua casa. 

Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito

2) Lasanha

Não dá para falar de receitas de inverno sem lembrar da lasanha! Ela sai borbulhando do forno e seu recheio fica extremamente quente, aquecendo o corpo por dentro a cada mordida. Você pode variar nos molhos e recheios, criando diversas combinações deliciosas. O melhor de tudo é que ainda traz uma sensação gostosa de conforto que poucas comidas conseguem proporcionar. Lasanha de Ricota com Espinafre, Lasanha À Bolonhesa e Lasanha de Cogumelos são perfeitas para essa época do ano. 

3) Pizza à lenha 

Comer pizza com vinho no inverno é sempre uma boa ideia! De origem italiana, esse prato é um dos mais populares e amados no mundo inteiro. Quando preparada à lenha, fica ainda mais aconchegante e perfeita para o inverno, mas você pode fazer em forno tradicional ou até na frigideira que o resultado sempre fica delicioso. A pizza já é uma comfort food em qualquer dia, mas no inverno traz uma sensação reconfortante ainda maior, seja qual for seu sabor. 

Veja também: Esses são os sabores de pizza mais tradicionais na Itália; confira!

4) Minestrone 

Impossível falar de inverno e não mencionar os caldos e sopas típicos dessa época. O minestrone é uma sopa de feijão italiana, que leva também legumes variados, temperos, queijo parmesão e alguma massa curta. A receita é quente, nutritiva e reconfortante, aquecendo por dentro de forma deliciosa. Não esqueça do Queijo Parmesão Galbani na receita, pois sua crocância é essencial para dar mais textura ao resultado final.  

5) Arancini

Fez risoto e sobrou? Então prepare arancini! Esse é um dos mais tradicionais petiscos italianos. Trata-se de um bolinho de arroz cremoso que é empanado e frito. O resultado é um aperitivo super macio por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Você pode incrementar com recheios variados: arancini com Grana Padano e bacon, de creme de ricota com espinafre, ragu com queijo e muito mais. O resultado é um petisco super quente para te aquecer nos dias mais frios. 

6) Tortellini in Brodo 

Muitas sopas e caldos italianos contam com alguma massa dentre os ingredientes, já que esse alimento é extremamente adorado na Itália. O Tortellini in Brodo é um dos maiores exemplos! O macarrão tortellini é uma massa recheada de formato circular que lembra um anel por causa do buraco no centro. Ele é servido mergulhado em um caldo feito a partir de legumes e algum tipo de carne (normalmente de frango ou bovina). Ele é mais líquido, bem quentinho e reconfortante na medida certa!

7) Gnocchi alla Sorrentina

O nhoque é uma das massas mais procuradas no inverno: ele é leve, sustenta bem e tem um sabor caseiro inconfundível. Você pode prepará-lo de diversas formas, mas nossa sugestão é o Gnocchi alla Sorrentina. Nessa versão, ele é servido com molho de tomate, manjericão e queijo mussarela (podendo contar ainda por parmesão na finalização). O resultado é aquela típica comida caseira com sabor de encontros em família. O Queijo Mussarela Galbani tem a textura macia e perfeita para gratinar, ideal para garantir aquela puxadinha de queijo que todo mundo adora ao comer um bom nhoque. 

8) Polenta 

A polenta é um dos principais pratos típicos de inverno na Itália. Trata-se de um creme feito à base de fubá que normalmente vem acompanhado de algum tipo de carne, como o ragu de carne moída. Leve, cremosa e nutritiva, a polenta traz uma sensação gostosa de aconchego. Apesar de ser uma receita italiana, também é muito popular no Brasil e ainda é fácil de preparar. 

Veja também: 8 dicas para fazer a polenta cremosa perfeita

9) Ossobuco alla Milanese

O Ossobuco alla Milanese é um clássico do norte da Itália, sendo considerado uma comfort food para muitos italianos. A carne passa por um cozimento longo que a deixa bem macia e desfiada, trazendo uma sensação super agradável ao paladar. Ela costuma ser preparada com legumes que enriquecem ainda mais o sabor, resultando em um prato completo, nutritivo e extremamente irresistível. Você pode até servir o ossobuco com um risoto de sua preferência, criando uma refeição completa e perfeita para o inverno. Para o resultado ficar ainda melhor, não esqueça do vinho tinto para acompanhar!

10) Fonduta alla Valdostana (Fonduta de Queijo)


Gosta de fondue? Então vai adorar a Fonduta alla Valdostana! Trata-se de uma versão italiana do clássico fondue. Tradicionalmente, é feita com uma mistura de leite, gema de ovo, manteiga e queijo Fontina. O resultado é um queijo cremoso, espesso e bem aveludado. Por ser um queijo mais difícil de encontrar no Brasil, você pode usar o Queijo Mussarela Galbani. Ele também é macio e derrete com muita facilidade, o que é ótimo para chegar na consistência desejada. A fonduta de queijo é uma opção mais sofisticada e elegante de receita para o inverno italiano.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito