Risoto é um daqueles pratos que vão bem em qualquer situação: um almoço mais sofisticado, um jantar especial, uma comemoração, um evento de negócios… sempre que quiser uma refeição bem gostosa, o risoto é a solução! O melhor de tudo é que sua cremosidade e sabor intenso fazem com que ele combine com uma série de alimentos diferentes. Então, se você quer fazer uma refeição rica e completa, veja quais são os melhores acompanhamentos para risoto!
1) Salada caprese
Um dos melhores acompanhamentos para risoto é a salada. Ela traz mais leveza e ajuda a limpar o paladar, o que ajuda a evidenciar o sabor do prato. Você pode preparar diferentes tipos, como a salada caesar ou uma simples salada de folhas e tomate. Nossa sugestão é a salada caprese, que também tem origem italiana e é feita à base de tomate, manjericão e mussarela de búfala. Fresca e delicada, ela é indicada para acompanhar risotos mais leves, como o de limão siciliano.
2) Pão italiano e grissini
Os italianos adoram comer pão como acompanhamento de massas e risotos no geral. Além de limparem o paladar, ele também traz uma crocância que contrasta com a cremosidade do risoto. O melhor de tudo é que os italianos gostam de limpar o prato com o pão ao final da refeição para aproveitar ao máximo todo o molho presente. Grissinis e torradinhas também são ótimas sugestões de acompanhamento. Seja um risoto de camarão ou um risoto de queijo, essas ideias sempre funcionam bem.
3) Focaccia
A focaccia é uma clássica receita italiana que lembra uma pizza, mas tem uma massa mais aerada, macia e espessa. Normalmente, ela é dividida em pequenas porções quadradas que servem como os aperitivos iniciais de uma refeição. Como sua textura lembra a de um pãozinho e seu sabor é bem temperado, funciona muito bem como acompanhamento de risotos. A focaccia normalmente leva azeite e ervas, então combina perfeitamente com pratos mais aromáticos, como o risoto de limão ou risoto de queijo parmesão com aspargos.
4) Chips de parmesão
Outra ideia de acompanhamento para risoto que não têm erro é o chips de parmesão. Fáceis de preparar, eles têm um sabor bastante intenso e salgadinho que ajuda a acentuar o gosto final do prato. Ideal para um risoto de queijo ou risoto à carbonara, esse aperitivo marcante é a solução para quem quer uma entradinha fácil e impressionante. A dica para que o resultado fique com a mais alta qualidade é apostar no Queijo Parmesão Galbani. De sabor intenso e levemente adocicado, o produto da marca nº1 de queijos na Itália ainda se destaca pela crocância espetacular.
Veja também: Receita de Biscoito de Parmesão
5) Cogumelos salteados
Esse é um dos melhores acompanhamentos para risoto se você gosta de sabores marcantes e intensos. Os cogumelos salteados se destacam pelo gosto terroso e adocicado, o que garante uma sensação rica e única ao paladar. Sem dúvidas, combina muito bem com o risoto de funghi, mas também pode acompanhar muitos outros sabores, como o risoto milanês ou o risoto de bacalhau.
6) Filé mignon
O filé mignon é uma das carnes mais nobres que têm, então incluí-la no risoto é uma ótima maneira de valorizar ainda mais a elegância do prato. Macio e suculento, esse corte é perfeito para risotos mais elaborados, como o risoto de funghi ou o risoto de camarão. Você também pode preparar outros tipos de carne, como costela suína e filé de frango grelhado, por exemplo. Pode ter certeza que o resultado fica irresistível!
7) Legumes assados
Quer um acompanhamento para risoto que seja leve, nutritivo e igualmente gostoso? Os legumes assados são a melhor opção! Batata-doce, cenoura, abóbora e diversos outros alimentos ficam deliciosos quando assados no forno. Para dar um toque especial, vale caprichar nos temperos e até gratinar com um pouco de queijo.
8) Queijos italianos
O queijo é presença garantida em praticamente qualquer receita de risoto, sendo muito apreciada por dar mais intensidade ao sabor. Se você for um grande fã do alimento, também pode usá-lo como um acompanhamento à parte, evidenciando ainda mais seu gosto único. Uma boa dica é preparar um mix de queijos italianos para servir na mesa junto do risoto de sua preferência. Grana Padano, Parmigiano Reggiano e mussarela são excelentes opções. Os dois primeiros podem ser servidos em lascas, enquanto o último fica perfeito em cubinhos ou fatias enroladas. Apenas tenha cuidado com os exageros. Risotos de queijo podem ficar mais enjoativos se acompanhados de mais queijo. Portanto, prefira deixar a tábua de frios para sabores menos “queijudos”, como risoto de bacalhau, de limão siciliano ou à carbonara.
Uma boa dica para o risoto perfeito é sempre selecionar bem os ingredientes de qualidade. Como se trata de um prato italiano, nada melhor do que apostar nos Queijos Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. O Grana Padano Galbani tem selo DOP que garante sua importação diretamente dos produtores italianos, destacando-se pelo gosto amendoado e levemente frutado. Já o Parmigiano Reggiano Galbani, que também tem o selo DOP, apresenta uma crocância bem característica e um sabor intenso com toque adocicado. Por fim, a Mussarela Galbani apresenta um gosto suave e uma textura mais macia ao paladar. Todos esses queijos podem ser usados como acompanhamentos e também durante o preparo da receita de risoto, sempre trazendo sabor e personalidade para a refeição.
Veja também: Qual queijo usar para risoto? Confira as melhores opções