Queijo parmesão e vinho formam uma dupla extremamente poderosa! Esse tipo de queijo tem um sabor naturalmente intenso e levemente adocicado, com uma textura crocante altamente deliciosa. Versátil, pode ser usado em uma série de receitas: risotos, pizzas, massas e até em uma tábua de frios. Em todos os casos, o parmesão sempre fica mais gostoso quando acompanhado de um bom vinho. Porém, cada tipo de queijo combina melhor com um rótulo específico. A harmonização certa consegue realçar melhor os sabores, criando uma rica experiência gastronômica. Descubra a seguir qual vinho combina com queijo parmesão!
Como harmonizar queijos e vinhos?
A melhor forma de harmonizar queijos e vinhos é combinando características que se complementam. O princípio da combinação é sempre encontrar um equilíbrio, onde o sabor de um componente realce o outro sem mascará-lo. Por exemplo: queijos suaves normalmente combinam com vinhos mais leves; já os queijos mais intensos harmonizam melhor com bebidas mais encorpadas. Vale ressaltar ainda que queijos mais gordurosos combinam bem com vinhos de maior acidez, pois essa característica ajuda a quebrar um pouco o efeito da gordura. Ou seja: a bebida tem o poder de acentuar características especiais do queijo e equilibrar o que está em excesso.
Qual vinho combina com queijo parmesão?
O queijo parmesão harmoniza com vinhos tintos de corpo médio a encorpado. O motivo está nas características da peça. O parmesão é um queijo duro e com sabor extremamente intenso. Consequentemente, esse teor forte e acentuado pede vinhos mais marcantes, como os tintos.
Isso não quer dizer que você não pode combinar queijo parmesão com um vinho branco. Porém, como ele é um pouco menos potente, pode ter mais dificuldade para complementar tão bem o queijo, algo que um vinho tinto mais encorpado consegue fazer facilmente. Mas se você for muito fã de vinhos brancos, prefira aqueles com mais corpo.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos
Veja uma lista de vinhos que combinam com queijo parmesão!
Vinhos tintos:
- Merlot
- Cabernet Sauvignon
- Sangiovese
- Chianti
Vinhos brancos:
- Sauvignon Blanc
- Chardonnay
Veja receitas com queijo parmesão para harmonizar com vinho
Agora que você já sabe o que harmoniza com queijo parmesão, é hora de botar a mão na massa e começar os preparos. Por ser intenso e firme, esse queijo é ótimo para compor uma tábua de frios, seja ela mais simples ou mais sofisticada. Seu sabor enriquece a refeição e combina bem com os outros elementos da mesa. Você também pode usar o parmesão em receitas de risotos e massas variadas, como Risoto de Queijo Parmesão com Aspargos ou Penne alla Vodka. Ele ainda é um ótimo complemento para uma Salada Caesar refrescante e, quando gratinado, sempre consegue trazer um toque especial para o prato, como é o caso das Sobrecoxas com Crosta de Parmesão e Ervas.
Independentemente da receita escolhida para degustar ao lado de um bom vinho, pode ter certeza que ela ficará mais gostosa se for preparada com produtos de alta qualidade, como o Queijo Parmesão Galbani. O produto da marca nº1 de queijos na Itália traz um sabor intenso e levemente adocicado para as mais variadas receitas. Sua crocância especial ainda garante um gostinho bem marcante ao paladar. O Queijo Parmesão Ralado Galbani já vem pronto para facilitar na rotina do dia a dia. Já o Queijo Parmesão Fracionado Galbani te permite ralar da forma que desejar ou cortar em lascas para servir em uma tábua de frios. O mesmo vale para o Queijo Parmesão Cilindro Galbani, que tem o diferencial de ser retirado da parte mais nobre da peça. Isso garante um gosto ainda mais irresistível, com um toque extra de sofisticação para qualquer receita.
Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios? Confira opções de queijos italianos no mercado