O spaghetti alla puttanesca é uma das receitas mais tradicionais da Itália, sendo um grande clássico da culinária italiana. Nessa receita, o macarrão espaguete vem acompanhado do molho putanesca, que tem as alcaparras e as azeitonas como protagonistas. De origem curiosa e sabor extremamente marcante, o prato é perfeito para servir em uma ocasião especial, como um jantar romântico ou uma comemoração importante. Quer conhecer mais sobre essa delícia italiana? Saiba tudo sobre o espaguete à putanesca e aprenda a preparar essa receita irresistível!
Qual a origem do molho putanesca?
A história do macarrão à putanesca é bastante curiosa, pois possui diferentes versões. Não se sabe exatamente todos os detalhes de sua origem, mas acredita-se que a receita foi inventada no século XIX em Nápoles, na Itália. Algumas pessoas afirmam que o nome “spaghetti alla puttanesca” significa “macarrão à moda das prostitutas”. Isso seria uma referência às prostitutas italianas que recebiam os marinheiros e, supostamente, foram as criadoras da receita.
Porém, a hipótese mais aceita é que o nome do prato seria uma referência à frase “qualche puttanata”, que significa “qualquer besteira”. Segundo essa teoria, o macarrão à putanesca surgiu como um improviso na cozinha, quando alguns italianos juntaram diversos ingredientes e, no final, deu tudo muito certo.
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
Quais são os ingredientes do molho Putanesca?
O spaghetti alla puttanesca possui uma série de ingredientes de sabores marcantes e deliciosos. As alcaparras e azeitonas são os principais destaques do molho, que pode contar também com anchovas em seu preparo. Tomate, manjericão e temperos são outros ingredientes importantes na receita. Como um bom prato italiano, o espaguete à putanesca pode contar ainda com queijo Parmigiano Reggiano na finalização para dar um toque especial. Confira o que vem no macarrão à putanesca:
- 200g de massa tipo spaghetti
- 1 colher de sopa de alho picado
- 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
- 400g de tomate pelati
- 1 colher de sopa de Manteiga extra com sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 2 filés de anchova
- 2 colheres de sopa de azeitona preta em rodela
- 50g de Queijo Parmigiano Reggiano Galbani ralado
Como fazer macarrão à putanesca? Veja passo a passo!
1) Adicione água em uma panela grande e deixe ferver em fogo alto. Em seguida, acrescente o macarrão espaguete e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem até que esteja al dente. Quando estiver pronto, escorra e reserve;
2) Adicione azeite e alho em uma panela aquecida em fogo médio e refogue até dourar. Depois, coloque os filés de anchova e mexa por cerca de um minuto;
3) Acrescente o tomate pelati e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Em seguida, adicione uma colher de sopa de Manteiga extra com Sal e acerte o sal e a pimenta-do-reino a gosto;
4) Coloque o macarrão já pronto diretamente na panela com molho. Acrescente também 2 colheres de sopa da água do cozimento do macarrão, as azeitonas e as alcaparras;
5) Cozinhe por cerca de 2 minutos, sempre misturando bem para que tudo se incorpore;
6) Coloque a massa em um prato fundo e salpique Queijo Parmigiano Reggiano Galbani para finalizar. Então, sirva o macarrão à putanesca quente!
Parmigiano Reggiano Galbani dá toque especial de sabor e intensidade ao espaguete à putanesca
Como o spaghetti alla puttanesca é um prato 100% italiano, a dica é apostar em um queijo que também tenha sido criado no país. O Parmigiano Reggiano é a escolha perfeita para essa receita. Ele tem um sabor altamente intenso, que consegue misturar o salgado com o toque adocicado. Além disso, sua textura mais crocante é outro toque especial. Tudo isso traz muito mais riqueza ao paladar.
O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani tem um sabor de intensidade acentuada, com notas frutadas e toques adocicados. Ele conta com cristais que garantem uma crocância deliciosa na degustação, criando uma explosão de texturas e sabores. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani tem selo DOP e é importado diretamente da Itália para a sua mesa, garantindo aquele toque italiano que todo bom spaghetti alla puttanesca precisa ter!
Qual vinho combina com spaghetti alla puttanesca? Confira dicas de harmonização
Para a refeição ficar perfeita, experimente comer o espaguete à putanesca enquanto degusta um bom vinho. O ideal é escolher rótulos que harmonizem com o sabor do molho, garantindo um equilíbrio de sabores no paladar. Como o macarrão à putanesca é forte e intenso, vale a pena escolher vinhos tintos de corpo médio a encorpado. O tomate tem um papel de destaque na receita, então você pode optar também por rótulos de maior acidez porque isso equilibra o caráter ácido do fruto. Merlot, Sangiovese e Cabernet Sauvignon são boas sugestões de vinhos que combinam com spaghetti alla puttanesca.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos