Se você ainda não sabe o que servir de almoço na Páscoa, a culinária italiana pode te ajudar! A Itália é reconhecida mundialmente por sua cozinha espetacular, repleta de sabores marcantes e que trazem aquele toque de aconchego para quem come. Por isso, sempre vale a pena usar a culinária italiana como inspiração na hora de pensar em pratos para eventos especiais.
Os italianos têm suas próprias tradições de Páscoa e é claro que muitas delas estão relacionadas com um grande almoço em família ao redor de uma mesa repleta de comidas. Quer saber quais e está em busca de inspiração? Veja a seguir 7 pratos italianos bem fáceis de preparar que vão deixar seu almoço de Páscoa muito mais gostoso e original!
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
1) Agnello al Forno
A carne de cordeiro é o ponto alto do almoço de Páscoa na Itália para a maioria das famílias. O animal representa o corpo de Cristo, tendo assim uma grande importância para os fiéis. O Agnello al Forno significa Cordeiro ao Forno e é uma receita bem simples, mas altamente deliciosa. A carne é temperada e levada para assar, podendo vir acompanhada de batatas. Algumas pessoas preferem preparar o cordeiro de outras maneiras, seja frito ou grelhado.
2) Torta Pasqualina
O que se come na Páscoa na Itália? Torta pasqualina! A receita tradicional é preparada com 33 folhas de massa (uma referência à idade de Cristo quando morreu) e recheada com alcachofra, ovos e manjerona. É possível encontrar diferentes adaptações do recheio, mas a base costuma ser sempre a mesma. Como uma boa receita italiana, o prato também leva queijo, sendo que o Parmigiano Reggiano normalmente é a principal escolha. Se quiser preparar a torta pasqualina, você pode encontrar o Queijo Parmigiano Reggiano Galbani no Brasil importado diretamente da Itália com selo DOP de qualidade. O sabor intenso e marcante deixa o prato ainda mais especial!
Veja também: Como comer queijo Parmigiano Reggiano?
3) Lasanha com ragu de cordeiro
É impossível pensar na pergunta “o que servir em um almoço italiano” e não mencionar a tradicional lasanha! O prato é um clássico na Itália que nunca falta nas refeições em família, inclusive durante as datas comemorativas. Para entrar no espírito da Páscoa, os italianos normalmente optam pela lasanha com ragu de cordeiro. A carne é utilizada no recheio junto do molho branco, que pode ser preparado com o irresistível Grana Padano Galbani. O queijo tradicional é de origem italiana e importado diretamente dos produtores autorizados. O resultado é uma lasanha bem cremosa, suculenta e deliciosa!
Veja também: Como montar lasanha? Dicas para acertar no preparo
4) Casatiello
O casatiello é um tipo de pão preparado pelos italianos durante a Páscoa. Trata-se de um prato bem rústico com muitos ingredientes e um sabor único. A massa é feita com ovo, farinha de trigo, fermento, açúcar e sal, enquanto o recheio costuma levar ovos, queijos e embutidos (como salame e calabresa). Dentre os queijos, você pode apostar no Queijo Grana Padano Galbani ou no Queijo Parmesão Galbani, ambos tradicionais da Itália e com sabores bem marcantes que complementam a receita.
5) Impanata Ragusana
Outra boa dica caso você ainda não saiba o que servir de almoço na Páscoa é apostar na Impanata Ragusana. Ela é uma espécie de focaccia que, nessa festividade, recebe o recheio de carne de cordeiro ou cabrito. A impanata ragusana é cozinhada com molho de tomate e vinho tinto, o que confere um sabor altamente marcante ao paladar. Sem dúvidas, é uma ótima sugestão de receita para quem quer inovar e garantir que todos se sintam satisfeitos após a refeição.
6) Assado no Barolo
Essa é a receita perfeita para quem gosta de usar vinho no preparo de carnes. O assado no Barolo é uma carne assada extremamente suculenta. O diferencial é que ela é marinada no tradicional vinho tinto Barolo junto de outros temperos marcantes. Depois de pronta, a carne ganha um sabor único e altamente irresistível, diferente de qualquer outra carne assada. O melhor de tudo é que você ainda pode aproveitar o restante do vinho Barolo para degustar no almoço de Páscoa enquanto consome o assado.
7) Agnolotti del Plin
Massa nunca é demais em um almoço italiano, e na Páscoa não poderia ser diferente. O Agnolotti del Plin consiste em pequenas massas recheadas com carne (principalmente vitela ou carne de porco), queijo e vegetais (como espinafre). A massa agnolotti parece o ravioli, mas é feita apenas com uma única folha de massa dobrada e tem três lados selados, contando com uma abertura (o ravioli é feito com duas folhas e selado nos quatro lados). Para essa receita, vale usar o Queijo Parmigiano Reggiano Galbani ou o Queijo Grana Padano Galbani para garantir o sabor intenso e irresistível que esse prato pede.