26 de junho de 2025
Nhoque de batata feito com massa fresca pré-cozida e dourada na manteiga. Servido com molho de Creme de Ricota Galbani, creme de leite, cebola refogada no azeite e espinafre. Finalizado com Queijo Parmigiano Reggiano Galbani ralado.
Para o nhoque:
Para o creme:
Para o nhoque:
Para o creme de ricota e espinafre:
Finalização:
A receita de nhoque de batata com creme de ricota e espinafre é o que estava faltando para seu jantar especial! Seja em uma noite romântica a dois ou em uma comemoração, o nhoque é sempre uma boa pedida. A massa leve feita de farinha e batata é um dos maiores clássicos da culinária italiana, destacando-se pelo sabor e textura macia. O creme de ricota com espinafre entra para dar mais personalidade ao prato, garantindo uma textura super cremosa e um gostinho levemente amargo. A combinação cria uma explosão de sabores, digna de uma refeição para impressionar!
Para fazer o nhoque perfeito, você deve começar com a batata: cozinhe-as ainda com casca e só remova depois disso. É muito importante que a batata espremida esteja em temperatura ambiente na hora de misturar com a farinha. Se ainda estiver quente, a farinha pode acabar cozinhando antes da hora e o resultado será uma massa bem pegajosa. Quando mexer com os ingredientes, prefira usar as próprias mãos. Você vai saber que a massa está pronta para moldar quando não estiver mais grudando nas mãos. Na hora de cortar, tente deixar os pedacinhos com tamanhos semelhantes (cerca de 2cm cada). O segredo para saber o ponto certo é observar quando as bolinhas sobem à superfície da panela. É nesse momento que o nhoque de batata está pronto.
Veja também: Como fazer nhoque de batata: passo a passo simplificado
A batata e a farinha são os ingredientes principais do nhoque, mas o prato precisa de outros alimentos para ganhar um toque especial. A Manteiga com sal Galbani é essencial para a consistência da massa, pois sua cremosidade irresistível ajuda a dar liga com os outros ingredientes. Já o Creme de Ricota Galbani é o protagonista do molho. Seu sabor fresco e suave combina com o gostinho amargo do espinafre, criando um mix delicioso. O melhor de tudo é que a consistência cremosa se adere bem ao nhoque de batata, realçando o sabor.
Por fim, o Queijo Parmigiano Reggiano Galbani é aquele toque final, mas que faz toda a diferença. Importado diretamente da Itália com selo DOP, o produto tem um sabor de intensidade acentuada, notas frutadas e toque adocicado. Quando ralado, consegue se incorporar bem com os ingredientes da massa e aprimorar o resultado final. Para fechar a receita com chave de ouro, separe um pouquinho de Queijo Parmigiano Reggiano em lascas e salpique por cima do prato. Além de deixar a apresentação mais bonita, ele enriquece ainda mais o gosto do nhoque de batata.
A melhor forma de harmonizar nhoque de batata é escolher rótulos que combinem com o sabor do molho. A mistura de creme de ricota com espinafre tem um sabor mais leve e delicado, com uma textura cremosa e um toque levemente herbáceo. Por isso, o ideal é escolher vinhos brancos mais suaves, de corpo médio e com notas aromáticas. Sauvignon Blanc, Pinot Grigio. Chardonnay e Vinho Verde são excelentes opções. Já se você preferir vinhos tintos, opte pelos rótulos mais leves, como Pinot Noir e Beaujolais. A combinação de nhoque de batata com vinho nunca tem erro e sempre deixa qualquer jantar muito mais sofisticado e especial.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos