24 de março de 2025
Linguine cozido al dente e refogado com creme de tomate, cebola e alho. Servido com anéis de lula salteados, tomate cereja e finalizado com Grana Padano Galbani e salsinha crespa.
Para a massa:
Para finalização:
Linguine de frutos do mar é uma combinação que não tem erro! Essa mistura altamente rica em sabores e texturas é perfeita para quem quer inovar no preparo de alguma refeição de forma especial. Toda massa combina com frutos do mar, pois a junção dos dois proporciona um prato bem leve e repleto de frescor. Esse caráter refrescante faz com que a receita seja perfeita para os dias mais quentes de verão, trazendo uma sensação bem levinha e delicada ao paladar.
Veja também: 13 ideias de receitas italianas de verão para preparar em casa
Mesmo sendo um prato mais inovador e com um certo ar de sofisticação, o linguine de frutos do mar é uma receita extremamente simples de preparar. Para fazer o macarrão linguine, não tem mistério: basta cozinhar al dente seguindo as instruções, escorrer a água e reservar. Porém, lembre-se de guardar um pouco da água do cozimento para usar no molho, pois ela ajuda na emulsificação. Depois, os frutos do mar devem ser salteados na frigideira por cerca de 2 minutos. Tenha atenção no tempo para não passar do ponto.
O molho da receita também fica pronto rapidinho. Você pode usar a mesma frigideira utilizada no preparo dos frutos do mar para fazer o molho. Basta adicionar todos os ingredientes seguindo a sequência indicada e prestar atenção no tempo. É importante não tirar o olho da panela para a receita não desandar. Quando o molho já estiver pronto com os anéis de lula, é só incluir o macarrão linguine na mistura, lembrando-se de adicionar a água do cozimento que foi reservada. Depois disso é só finalizar com o queijo Grana Padano e pronto! Em menos de uma hora você tem um linguine de frutos do mar suculento, refrescante e irresistível para a sua refeição especial.
Toda massa fica mais gostosa com um pouco de queijo ralado. Por isso, sempre vale a pena salpicar uma boa quantidade por cima do linguine de frutos do mar na hora de servir. Como a receita é mais sofisticada e rica em sabores, vale a pena apostar no Grana Padano. Esse queijo italiano segue padrões bem definidos de produção e só pode ser fabricado por produtores autorizados da Itália. Ele passa por meses de maturação, o que contribui para seu gosto altamente único e aprimorado.
No Brasil, você consegue encontrar esse sabor especial no Queijo Grana Padano Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. O produto é delicado, fresco e levemente adocicado, contando ainda com uma textura granulada e elástica. O Queijo Grana Padano Galbani apresenta o selo DOP, indicativo de que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados. De produção 100% artesanal e passando por 12 meses de maturação, ele é ideal para deixar o linguine de frutos do mar muito mais rico e apetitoso!
Para aproveitar ao máximo o sabor especial do linguine de frutos do mar, nada melhor do que um bom vinho para acompanhar! Os rótulos brancos e rosés são os que combinam melhor com frutos do mar no geral, pois naturalmente são mais leves e delicados. Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são ótimas sugestões de vinhos refrescantes que harmonizam com o linguine de frutos do mar. Para quem é fã de tinto, vale apostar nos mais leves, como o Pinot Noir.
Veja também: 8 aperitivos para degustar vinhos no verão