...
Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Stracciatella à Romana: conheça a ‘canja de galinha’ italiana que leva parmesão e ovos

15 de agosto de 2025

Por Galbani

Você conhece a Stracciatella à Romana? A receita não é tão famosa no Brasil, mas é um grande clássico na culinária italiana. Trata-se de uma sopa muito consumida nos meses mais frios do ano e que é feita à base de queijo, ovos e caldo. O prato lembra bastante a tradicional canja de galinha brasileira, mas com um toque italiano especial. Conheça tudo sobre a Stracciatella à Romana a seguir!

O que é stracciatella à romana?

A Stracciatella à Romana (ou Stracciatella alla Romana) é um tipo de sopa italiana. A receita foi criada em Roma na Itália, mas faz sucesso no país inteiro. Ela é preparada a partir de uma mistura de ovos batidos com queijo, semolina e temperos. Ao entrar em contato com caldo fervente, criam-se fios de ovos que dão a aparência típica do prato. 

Essa técnica é o que dá origem ao nome da receita: “stracciatella” significa “rasgar” ou “desfiar” em italiano, uma referência aos ovos que se desmancham na sopa. Tudo isso resulta em um prato de textura leve com flocos de ovos deliciosos, além de um sabor delicado e levemente salgado por causa do queijo. A Stracciatella à Romana é uma receita muito reproduzida em épocas festivas, como Natal e Ano Novo, sendo também um prato típico do inverno italiano

Veja também: Receitas de sopas e caldos italianos para preparar no inverno

Stracciatella alla romana x Stracciatella: entenda a diferença!

O termo “stracciatella” pode causar confusão porque se refere a diferentes alimentos. Como explicamos, a Stracciatella alla Romana é um tipo de sopa de origem italiana. Porém, a palavra “stracciatella” sozinha se refere a um tipo de queijo fresco feito a partir de mussarela desfiada com creme de leite. Esse queijo é conhecido por ser o recheio da famosa burrata. Além disso, “stracciatella” também pode se referir a um sabor de gelato italiano feito com pedaços de chocolate derretido. Por isso, sempre que quiser falar sobre a sopa, lembre-se de dizer o nome completo: Stracciatella à Romana!

O que vem na Stracciatella alla Romana? 

O principal ingrediente da Stracciatella alla Romana são os ovos. São eles que vão formar os fiapos tão características da sopa ao entrar em contato com o caldo quente. Inclusive, é importante ressaltar que esse caldo pode ser de carne ou de galinha. Outro ingrediente importante é a farinha de semolina, que traz mais estrutura e corpo para a sopa. A Stracciatella à Romana também precisa de queijo para ficar completa, além de temperos para dar mais sabor.

Parmesão é o queijo perfeito para a stracciatella à romana 

O melhor tipo de queijo para fazer Stracciatella à Romana é o parmesão. Seu sabor é intenso com um toque adocicado, trazendo ainda uma textura crocante e irresistível. Essas características o tornam ideal para a Stracciatella à Romana, já que consegue trazer mais consistência e intensidade ao paladar, elevando o nível da receita. 


O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, vai ser seu aliado na hora de preparar a Stracciatella à Romana em casa. Além do sabor intenso, marcante e levemente adocicado, ele garante uma crocância única e especial. Se quiser dar um toque mais sofisticado, vale apostar no Queijo Parmesão Cilindro Galbani. Ele é retirado da porção mais nobre do queijo, deixando-o com um gosto mais aprimorado. 

Como fazer stracciatella à romana? Veja o passo a passo!

Ingredientes: 

  • 750 ml de caldo de carne (ou de frango caseiro)
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de Queijo Parmesão Ralado Galbani
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca picada 
  • 1 colher de sopa de semolina 
  • Uma pitada de noz-moscada
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

1) Leve o caldo ao fogo médio até começar a ferver lentamente. Depois disso, mantenha o fogo baixo (isso evita que os ovos cozinhem rápido demais);

2) Em uma tigela, bata os ovos com o Queijo Parmesão Ralado Galbani. Acrescente a salsinha, a semolina, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Mexa bem até ficar homogêneo;

3) Despeje a mistura de ovos aos poucos no caldo bem quente (quase fervendo). Mexa o caldo com um garfo ou fouet enquanto derrama, pois isso ajuda a formar os fios de ovos;

4) Misture delicadamente por cerca de 2 a 3 minutos, até que os ovos estejam totalmente coagulados e a sopa ganhe uma consistência levemente espessa;

5) Acerte o sal, se necessário. Então, sirva a Stracciatella à Romana quente! Se quiser, vale salpicar mais um pouco de Queijo Parmesão Ralado Galbani por cima para dar um toque especial. 

Veja ideias de acompanhamentos para Stracciatella à Romana 

Para caprichar na mesa, vale a pena preparar alguns acompanhamentos simples para servir com a Stracciatella à Romana. Os italianos adoram comer sopa com um pãozinho, pois gostam de usá-lo para limpar o prato ao final da refeição. Croutons e grissinis são outras ideias de aperitivos para servir ao lado da sopa. Por ser um prato delicado e que conta com queijo em sua composição, a Stracciatella à Romana combina com vinhos brancos mais leves e espumantes. Pinot Grigio, Verdicchio, Brut e Prosecco são ótimas sugestões de bebidas para degustar enquanto saboreia essa sopa tradicional italiana. 

Veja também: Queijo parmesão com vinho: saiba quais tipos harmonizar

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito