O queijo prato e a mussarela possuem grandes semelhanças entre si: eles são amarelos, apresentam textura macia, têm preços mais econômicos e estão sempre presentes nos lares dos brasileiros. Versáteis, os dois podem ser aproveitados de diversas maneiras na cozinha, seja no pão do café da manhã ou como ingrediente de receitas diversas. Mas e quanto ao valor nutricional: qual é o mais saudável? Nós explicamos tudo a seguir!
Qual a diferença entre queijo prato e mussarela?
Apesar das semelhanças, os queijos mussarela e prato apresentam algumas diferenças importantes. Para começar, o queijo prato tem origem dinamarquesa. Ele era chamado de Danbo, mas, em 1920, os mineiros tentaram reproduzi-lo no Brasil com algumas alterações e deram origem ao produto que conhecemos hoje. Já a mussarela é um queijo de origem italiana.
Além da história, a principal diferença entre os dois está na textura. Enquanto o queijo prato é um pouco mais quebradiço, a mussarela tem uma consistência mais macia. Além disso, o queijo italiano passa por um processo de filagem que o torna mais elástico. Consequentemente, a mussarela consegue derreter com uma maior facilidade do que o queijo prato. Os dois têm sabores bem parecidos, mas o queijo prato puxa mais para o adocicado enquanto a mussarela é mais salgada.
O que é mais saudável: queijo prato ou mussarela?
Comparando os dois tipos de queijo, a mussarela é uma opção mais saudável que o prato. O queijo italiano tem uma quantidade um pouco menor de gordura, além de um teor mais baixo de calorias. Portanto, acaba se tornando um queijo mais interessante do ponto de vista nutricional. Apesar disso, tanto a mussarela quanto o prato são fontes de diversos nutrientes para o corpo (como proteínas e cálcio). Assim, os dois podem ser consumidos moderadamente.
Veja também: Qual é o queijo mais saudável para dieta?
O que engorda mais: mussarela ou queijo prato?
Como tem menos calorias e gorduras do que o queijo prato, a mussarela é a melhor opção para quem deseja emagrecer. Isso não significa que o queijo prato engorde com facilidade. Na verdade, ambos são considerados queijos “intermediários”, ou seja, que não são considerados magros, mas também não apresentam índices altos de gordura. É por isso que ambos podem ser incluídos na dieta sem problemas, basta não exagerar no consumo. Porém, dentre os dois, a mussarela acaba sendo a melhor opção para quem quer perder peso.
Quando usar queijo prato e mussarela na alimentação?
O queijo prato e a mussarela são muito versáteis na cozinha, o que explica boa parte da sua fama. Afinal, os dois sempre podem ser aproveitados de formas diferentes na alimentação. Por derreter com certa facilidade, o queijo mussarela é perfeito para preparar misto quente, pizza, lasanha e massas no geral. Essa característica também o torna um dos melhores queijos para gratinar e para usar no preparo de molhos, como o famoso bechamel. O queijo mussarela é uma boa opção para quem busca sabores suaves e receitas mais leves.
O queijo prato, por sua vez, é uma ótima escolha quando se quer dar um pouco mais de intensidade e um toque rústico para a receita, mas sem perder a suavidade no paladar. Ele é muito usado no preparo de sanduíches no geral, sendo uma boa escolha para compor cheeseburguer. Além disso, é ótimo para receitas doces, como o queijo com goiabada, por ter um gostinho mais adocicado. Ele também pode ser usado em receitas quentes, mas não derrete tanto quanto a mussarela.
Queijo Mussarela Galbani tem sabor suave com toque italiano
Se você quer um queijo suave, levinho e nutritivo para comer no dia a dia, o Queijo Mussarela Galbani é a opção ideal. Com boa concentração de cálcio e proteínas, é uma opção menos calórica e gordurosa para incluir na dieta. O Queijo Mussarela Galbani tem um sabor bem suave e delicado, com uma textura muito macia e que derrete com grande facilidade. Tudo isso faz dele a escolha ideal para comer no pão do café da manhã, usar no preparo de molhos variados e dar um toque especial em pizzas, risotos e massas em geral.
Veja também: Palito de Queijo Mussarela