Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Quais são os queijos da pizza 4 queijos? Aprenda a combinação perfeita

18 de julho de 2025

Por Galbani

O sabor de pizza 4 queijos é um dos mais democráticos que existem! Afinal, ele não tem erro: leva queijo, queijo e mais queijo! O resultado é uma pizza extremamente suculenta e com sabores bem intensos, além de uma textura super “queijuda” com um puxa-puxa cremoso. Porém, preparar essa delícia italiana requer uma atenção especial na escolha dos ingredientes. A combinação precisa fazer sentido para que o sabor final se complemente bem sem ficar enjoativo. Quer saber como chegar nesse nível? Aprenda quais são os queijos da pizza 4 queijos e confira uma receita deliciosa para você testar! 

O que é sabor quatro queijos?

O sabor 4 queijos consiste em uma combinação de quatro tipos diferentes de queijo. Ele é muito utilizado para rechear pizzas, sendo que normalmente vem acompanhado de outros ingredientes como molho de tomate e orégano. Porém, o sabor 4 queijos também pode ser aproveitado em muitas outras receitas, como molhos e lasanhas

Veja também: Sabores de pizza italiana: conheça os recheios mais desejados

Quais são os queijos da 4 queijos?

Tradicionalmente, a pizza 4 queijos é feita com mussarela, parmesão, gorgonzola e provolone. Essa escolha não é à toa: cada um desses tipos de queijo apresentam características bem distintas entre si. A mussarela é suave e derrete com facilidade, trazendo aquela “puxadinha” gostosa em cada mordida. O parmesão, por sua vez, tem um sabor mais intenso e levemente adocicado, além de uma textura crocante. Já o gorgonzola se destaca pelo gosto forte, picante e salgadinho, com uma consistência mais cremosa. Por fim, o provolone também apresenta uma boa picância, mas se difere por ser mais amanteigado. 

O fato de esses três queijos apresentarem características diferentes entre si é o segredo do sabor 4 queijos. Se todos fossem parecidos demais, o gosto acabaria ficando enjoativo. Por isso, essa variedade de texturas e sabores é o que faz o resultado final ser tão rico. Vale ressaltar que muitas pessoas gostam de substituir o provolone por requeijão ou queijo minas.

Quanto de queijo vai em uma pizza?

A quantidade de queijo na pizza pode variar dependendo do tamanho, recheio e gosto pessoal. Uma boa proporção é: 150g de mussarela, 100g de provolone, 70g de gorgonzola e 50g de parmesão. Você pode variar, adicionando mais ou menos de cada tipo, mas essa é uma medida que não tem erro! 

Como fazer pizza de 4 queijos? Veja o passo a passo!

Ingredientes:

Modo de preparo:

1) Pré-aqueça o forno a 200°C por cerca de 10 minutos;

2) Espalhe o molho de tomate sobre o disco de massa, deixando uma borda livre de cerca de 1 cm;

3) Distribua o Queijo Mussarela Galbani uniformemente sobre o molho;

4) Acrescente o provolone por cima da mussarela;

5) Espalhe o gorgonzola esfarelado em pontos estratégicos (ele é forte, então não precisa cobrir tudo);

6) Finalize com o Queijo Parmesão Ralado Galbani por cima de tudo;

7) Salpique orégano a gosto e regue com um fio de azeite de oliva.

8) Leve ao forno por 10 a 15 minutos, ou até os queijos estarem bem derretidos e levemente dourados.

9) Retire, espere 2 minutinhos, corte em fatias e sirva a pizza 4 queijos!

Queijos Galbani trazem sabor da Itália para sua casa! 

A pizza 4 queijos é um dos sabores mais clássicos na Itália (onde é chamada de Pizza Quattro Formaggi). Por isso, a dica para fazer uma autêntica pizza italiana é apostar nos queijos Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália. O Queijo Parmesão Ralado Galbani tem um sabor de intensidade acentuada, com uma crocância única e um gosto levemente adocicado. Já o Queijo Mussarela Galbani se destaca por sua maciez e sabor bem delicado. A combinação dos dois com o gorgonzola e o provolone criam uma explosão de sabores na pizza 4 queijos. 

Qual vinho harmoniza com pizza de 4 queijos? 

Pizza com vinho é uma combinação deliciosa, então capriche na escolha do rótulo perfeito para uma boa harmonização. Como a pizza 4 queijos tem esse ingrediente em grande quantidade, o ideal é escolher rótulos de maior acidez, pois esses são os que conseguem cortar melhor a gordura do prato. Os brancos de corpo médio a encorpado são as melhores escolhas. Chardonnay e o espumante Brut são opções que não tem erro. Dentre os tintos, vale apostar no Pinot Noir ou Merlot. 

Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito