Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Os segredos do molho pomodoro perfeito como é feito na Itália

4 de julho de 2025

Por Galbani

O molho pomodoro é um clássico da cozinha italiana! A receita passa por gerações e é muito utilizada no preparo de massas variadas, do nhoque ao espaguete. Com sabor intenso e textura agradável, ele consegue transformar qualquer prato em uma comida extremamente rica e irresistível. O melhor de tudo é que é muito fácil de preparar. Porém, se você quer fazer um autêntico molho pomodoro igual aos italianos, é preciso ter atenção a alguns detalhes para não errar. Conheça os segredos por trás dessa delícia! 

O que é molho pomodoro?

O molho pomodoro é o tradicional molho de tomate. Ele foi criado na Itália, mais especificamente nas regiões de Campânia e Sicília. O tomate é o grande protagonista da receita, que leva ainda alguns temperos especiais. O resultado é um molho de sabor intenso, cor vermelha e textura leve, nem líquida e nem espessa. Mas o que significa pomodoro? A palavra quer dizer “tomate” em italiano. Assim, molho pomodoro é literalmente molho de tomate!  

Qual a diferença entre molho sugo e pomodoro?

O pomodoro é o tradicional molho de tomate, feito apenas com o fruto e alguns temperos. Porém, existem muitos outros molhos feitos à base de tomate, como o bolonhesa e o matriciana. Outro exemplo que causa muita confusão é o molho sugo, pois ele lembra bastante o pomodoro. Porém, existem algumas diferenças, principalmente em relação à textura. O molho sugo costuma ter uma consistência mais líquida e leve. Já o pomodoro é um pouco mais encorpado e rústico. Os dois podem ser usados em receitas de massas, lasanhas e pizzas, mas o sugo é mais indicado para quem gosta de molhos mais leves, enquanto o pomodoro é a melhor opção para quem prefere aqueles mais encorpados. 

Veja também: Como fazer o molho ao sugo perfeito? Confira dicas essenciais

O que vem no molho pomodoro? 

O primeiro segredo para fazer o molho pomodoro italiano perfeito está na escolha dos ingredientes. As receitas criadas na Itália sempre prezam por alimentos naturais e frescos, então a escolha do tomate faz toda a diferença. O molho pomodoro oficial deve ser feito com tomates pelados. O ideal é optar pelo San Marzano, um tipo de tomate italiano que é naturalmente mais alongado, doce e com menor acidez. Caso você prefira usar o tomate tradicional ao invés do pelado, escolha os mais frescos. Além disso, não esqueça de escaldar e retirar a pele e as sementes antes do preparo. 

Para os temperos, não precisa exagerar: alho, azeite e sal são o suficiente! O manjericão também entra no final para dar um toque de frescor ao paladar. Com essa curta lista de ingredientes você consegue fazer um molho extremamente saboroso. 

Esqueça os exageros na hora de fazer o molho pomodoro perfeito

Existem muitas receitas de molho pomodoro que levam mais ingredientes, principalmente temperos variados. Orégano, pimenta-do-reino, cebola e salsinha são frequentemente incluídos no preparo. Porém, os italianos prezam pela ideia de que menos é mais! Isso quer dizer que você não precisa encher a panela de temperos, pois isso só vai criar uma confusão de sabores e mascarar o gosto do autêntico molho pomodoro. Se quiser muito, pode sim incluir um pouco de cebola ou pimenta-do-reino, mas tenha o cuidado de não exagerar na quantidade. Afinal, o verdadeiro molho pomodoro italiano só precisa de tomate, alho, sal, manjericão e azeite para chegar no sabor perfeito! 

Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente

Qual é o segredo do molho de tomate italiano perfeito? Truque está no cozimento

Para acertar no ponto do molho pomodoro, é muito importante manter a temperatura do fogo baixa. Cozinhar no fogo alto pode acabar queimando os tomates e prejudicando o sabor final. Outra dica é manter a tampa da panela para preservar os sabores e aromas. Já o tempo de cozimento não é tão longo quanto o de outros molhos, mas também não é curto. O ideal é deixar o molho pomodoro cozinhando entre 20 e 30 minutos. 

Água do cozimento da massa pode elevar o nível do molho pomodoro  

Se você estiver fazendo molho pomodoro para uma receita de massa, existe um truque infalível para enriquecer ainda mais o prato. Depois de cozinhar a massa (macarrão, nhoque ou qualquer outro tipo), reserve a água do cozimento. Quando o molho pomodoro estiver quase pronto, acrescente um pouquinho dessa água dentro da panela e mexa. A água do cozimento concentra uma parte do amido que foi solto da massa, o que ajuda a encorpar ainda mais o molho. O resultado é um pomodoro muito mais gostoso, aveludado e brilhante. 

Como se faz molho Pomodoro? Veja o passo a passo!

Ingredientes:

  • 1 lata de tomates pelados (San Marzano ou similar)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 dentes de alho picados 
  • Sal a gosto
  • Folhas de manjericão fresco
  1. Aqueça o azeite em uma panela no fogo baixo e doure o alho levemente. Tenha o cuidado de não queimar, apenas refogue até que o aroma comece a subir;
  2. Adicione os tomates pelados na panela e amasse-os com uma colher. Mexa e refogue bem;
  3. Deixe o conteúdo da panela cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 a 30 minutos. Mexa de vez em quando para incorporar bem os ingredientes e evitar que grude;
  4. Acrescente o sal e finalize com o manjericão (é importante que o manjericão seja incluído apenas no final para preservar seu sabor e frescor);
  5. Se estiver preparando uma massa, acrescente a água do cozimento da massa na panela e mexa;
  6. Desligue o fogo e sirva!

Parmigiano Reggiano é toque especial na finalização do molho pomodoro italiano 

Massa com molho pomodoro é uma das combinações mais tradicionais da Itália. Para deixá-la ainda mais perfeita, falta apenas um último ingrediente: queijo! Qualquer receita de massa fica muito mais gostosa com o sabor único e especial que apenas esse alimento consegue proporcionar. Então, depois de servir a massa com molho pomodoro, salpique um pouco de queijo ralado por cima. Como estamos falando de um prato tipicamente italiano, nada melhor que usar o Parmigiano Reggiano para finalizar. 

Esse queijo é uma DOP, o que significa que só pode ser fabricado em regiões autorizadas da Itália e precisa seguir um processo minucioso de produção. O resultado é um queijo de sabor altamente intenso, acentuado e irresistível. No Brasil, você encontra tudo isso no Parmigiano Reggiano Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. Ele é importado diretamente dos produtores italianos autorizados e se destaca pelo sabor muito intenso, com notas frutadas e toque adocicado. O produto passa por 12 meses de maturação e ainda conta com cristais que deixam sua textura mais rica e crocante. Assim, o Parmigiano Reggiano Galbani consegue trazer o sabor autêntico da culinária italiana para o molho pomodoro e outras receitas. 

Veja também: O que faz do Parmigiano Reggiano um dos queijos mais valorizados do mundo?

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito