...
Queijo fundo direito Queijo fundo direito

O que fazer para a polenta não empelotar? Aprenda dicas italianas

4 de setembro de 2025

Por Galbani

A polenta perfeita é aquela bem cremosa, homogênea e super lisinha! Por isso, a sensação ao ver que ela empelotou é bastante frustrante. Se isso já aconteceu com você, saiba que é normal. A receita de polenta é muito simples, mas pode facilmente desandar por causa de detalhes bem pequenos. A boa notícia é que existem alguns truques fáceis que fazem toda a diferença no resultado final! Entenda de uma vez por todas o que fazer para a polenta não empelotar! 

Como não empelotar a polenta?

Para muitas pessoas, o passo a passo de como fazer polenta começa colocando o fubá diretamente na panela com água fervida. Apesar de não estar errado, o risco de empelotar é muito maior. O segredo para isso não acontecer é bem simples: dissolva a farinha de milho em uma parte da água antes de colocar na panela. Essa técnica hidrata o fubá e o deixa mais liso, evitando que fique empelotado ao ser adicionado na água fervente. 

Se a receita pedir 1Kg de fubá e 4L de água, por exemplo, reserve cerca de 1L e misture com a farinha. Em seguida, ferva os outros 3L de água e, depois que começar a ferver, abaixe o fogo e jogue o fubá hidratado. É um truque bem fácil, mas que vai evitar a formação de grumos e garantir a polenta cremosa perfeita! 

Veja também: 8 dicas para fazer a polenta cremosa perfeita

Como salvar a polenta empelotada?

A polenta empelotada tem salvação! Se notar que os gruminhos estão aparecendo e não saem por nada, experimente adicionar um pouco de água ou caldo extra na panela para tentar dissolver. Se isso não adiantar, vale bater a mistura no liquidificador ou mixer até chegar em uma consistência homogênea. 

Qual a proporção de água e fubá para fazer polenta? 

Acertar a proporção de água e fubá é outro cuidado que se deve ter para evitar uma polenta empelotada. Colocar água em excesso pode deixar líquido demais, enquanto a falta do ingrediente contribui para a formação de gruminhos. A proporção ideal para a receita de polenta é de 1 para 4 (se quiser uma polenta firme) ou 1 para 5 (se quiser uma polenta rala). Ou seja: para cada 1 Kg de farinha você deve usar 4L ou 5L de água. Apenas lembre-se de reservar uma parte dela para hidratar o fubá antes de misturar na panela.

Veja também: Polenta frita italiana: petisco rústico que combina com vinho e queijos 

Use fouet quando começar a bater para ter uma polenta cremosa 

Outra dica de como fazer polenta sem empelotar é usar um fouet para bater a mistura. O batedor de arame ajuda a quebrar qualquer gruminho que possa surgir de forma bem delicada, garantindo uma textura super lisinha. Se quiser, você pode usar o fouet apenas nos primeiros minutos e depois trocar pela colher de pau para não cansar tanto o braço. 

Para a receita de polenta funcionar, não pare de mexer! 

A polenta é uma daquelas receitas que requer atenção o tempo inteiro. Desde o primeiro segundo até o momento de desligar o fogo você deve mexer o creme. Isso é fundamental para que a polenta fique bem consistente, encorpada e lisinha. O ideal é mexer ainda mais vigorosamente nos primeiros minutos do preparo, pois esse é o momento mais provável de causar gruminhos. Depois, quando a mistura já estiver mais grossa e encorpada, pode diminuir um pouco o ritmo – mas não pare de mexer!

Temperatura do fogo faz diferença no preparo da polenta cremosa

A receita de polenta requer cozimento lento. Preparar a polenta em fogo alto pode queimar a mistura e ainda por cima não cozinhar o fubá completamente, deixando um gosto cru. Você deve usar o fogo alto apenas para ferver a água, mas diminuir para médio-baixo ainda antes de colocar a farinha na panela. Nessa temperatura, você consegue cozinhar o fubá de dentro para fora, chegando no cozimento total. 

Por ser uma receita feita em fogo médio-baixo, lembre-se de ter paciência com o tempo. A polenta deve ficar entre 30 e 60 minutos no fogo. Quanto menos tempo, mais líquida ela fica. Já quanto mais tempo cozinhar, mais densa ficará. Portanto, a escolha depende do seu gosto pessoal. O importante é que a temperatura se mantenha média-baixa e que você mexa constantemente para garantir que esse clássico da culinária italiana fique no ponto ideal. 

Truque com manteiga e parmesão é toque final para uma polenta perfeita

Existe um truque especial que eleva o nível da receita de polenta: mantecatura! Essa técnica consiste em adicionar um pouco de manteiga no final do preparo, depois que o fogo já tiver sido desligado. O ingrediente extra deixa a textura mais cremosa, brilhante e aveludada. Uma dica extra é acrescentar também um pouco de queijo parmesão, pois ele ajuda a chegar na consistência ideal e ainda traz um gostinho extra ao prato. Após colocar os ingredientes na panela, é só misturar bem para chegar no resultado perfeito. Você ainda pode aproveitar o queijo parmesão na finalização do prato. Basta salpicar um pouquinho por cima da polenta cremosa que fica ainda mais especial! 

Ingredientes de alta qualidade fazem a diferença na receita de polenta 

Escolher os ingredientes certos é um detalhe que interfere bastante no resultado final da polenta. O ideal é sempre optar por alimentos de alta qualidade, como os produtos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. A Manteiga Galbani tem uma textura altamente macia e aveludada, ideal para fazer a mantecatura da polenta e garantir a consistência cremosa. O Queijo Parmesão Galbani se destaca pelo gosto altamente intenso e levemente adocicado que enriquece a polenta. Os produtos Galbani ainda trazem o sabor autêntico da Itália para esse prato tão adorado pelos italianos e brasileiros!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Banner Categoria de Produto - Manteiga

Manteiga

Banner Categoria de Produto - Mussarela

Mussarela

Banner Categoria de Produto - Creme de Ricota

Creme de Ricota

Banner Categoria de Produto - Parmesão

Parmesão

Banner Categoria de Produto - Grana Padano

Grana Padano

Banner Categoria de Produto - Parmigiano Reggiano

Parmigiano Reggiano

Banner Categoria de Produto - Requeijão

Requeijão

Queijo fundo direito