Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Dia do chocolate: 12 doces italianos que celebram o ingrediente

26 de junho de 2025

Por Galbani

Quando pensamos na culinária italiana, rapidamente lembramos das famosas massas, pizzas e risotos. Esses pratos retratam muito bem essa cozinha tradicional e são conhecidos mundialmente. Porém, a gastronomia da Itália vai muito além disso! Muita gente não sabe, mas existem inúmeras receitas doces que foram criadas no país, sendo que grande parte delas inclui aquele ingrediente que todo mundo adora: chocolate

Das mais simples às mais elaboradas, as sobremesas têm em comum o sabor delicioso e a sensação de aconchego que a cozinha da Itália consegue proporcionar tão bem. O dia 7 de Julho marca o Dia Mundial do Chocolate, uma homenagem a esse alimento que consegue deixar qualquer um mais feliz só de sentir seu gostinho. Para te inspirar nessa data, separamos uma lista com 12 doces italianos feitos com chocolate que valem a pena experimentar. Confira!

Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente

1) Tiramisú 

É claro que o primeiro lugar na lista de doces italianos com chocolate pertence à sobremesa mais famosa do país: o tiramisú! Trata-se de um prato em camadas, como uma espécie de pavê feito com café, biscoito champanhe e queijo mascarpone (que pode ser substituído por creme de ricota). O chocolate em pó é o toque final, sendo polvilhado para dar um sabor especial a essa sobremesa clássica que agrada qualquer paladar. 

2) Bomboloni 

O bomboloni é um doce muito parecido com o sonho de padaria tão famoso no Brasil, mas é um pouco mais amanteigado e menos doce. Sua massa é levinha e super macia, feita com manteiga, farinha, leite, fermento e açúcar. Já o recheio é cremoso e pode contar com sabores variados, incluindo o tradicional chocolate! 

3) Salame de Chocolate 

Se você quer uma receita com doce para inovar, o salame de chocolate (ou Salame di Cioccolato) é a solução. Ele lembra a palha italiana, pois é feito com uma mistura de chocolate, manteiga e biscoitos. A diferença é que o salame de chocolate não leva leite condensado e é feito com açúcar e ovos. Ele recebe esse nome por ser moldado em um formato cilíndrico típico de um salame. É uma sobremesa firme, chocolatuda e com uma crocância deliciosa. Uma curiosidade é que, apesar do nome, a palha italiana não foi criada na Itália, mas no Brasil!

4) Cannoli 

O cannoli é uma das sobremesas mais famosas na Itália. Trata-se de uma massa doce e frita com formato tubular que recebe uma série de recheios variados. Ele é crocante por fora e super cremoso por dentro, criando uma sensação deliciosa ao paladar. O cannoli de chocolate é uma das versões mais famosas e adoradas dessa iguaria italiana. 

Veja também: Comida italiana versão comfort food: pesquisa mostra quais são os lanches preferidos dos italianos

5) Budino Al Cioccolato 

Você gosta de pudim? Se sim, vai amar o Budino Al Cioccolato! Ele nada mais é do que um pudim de chocolate italiano, com uma consistência super macia e suave. Ele tem aquela textura bem lisa e sem furinhos, combinando maciez com cremosidade. Servido frio e muitas vezes acompanhado de chantilly ou cobertura de chocolate, o Budino Al Cioccolato é uma sobremesa italiana bem sofisticada

6) Pane Al Cioccolato

O Pane Al Cioccolato é um tipo de pão doce que conta com algum tipo de chocolate: em gotas, em pedaços, no recheio ou na cobertura. Apesar de ser uma sobremesa muito adorada pelos italianos, o pão com chocolate também é um doce tradicionalmente servido em um café da manhã ou lanche da tarde mais especial. 

7) Colomba Pascal 

Entrando um pouco mais nas tradições italianas, temos a colomba pascal, receita típica da Páscoa na Itália. Trata-se de um bolo servido em um formato de pomba, como forma de simbolizar a paz. Sua massa leve e aerada (que lembra a do famoso panetone de Natal) é feita com manteiga, farinha, ovos, açúcar e fermento. Apesar de tradicionalmente levar frutas cristalizadas, sua versão com chocolate no recheio e/ou em gotas é super famosa na Itália e no mundo inteiro. 

Veja também: Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa

8) Bocconotto

O Bocconotto é um doce perfeito para comer sozinho, já que consiste em pequenas tortinhas individuais. Sua massa é bem amanteigada graças à presença da manteiga, enquanto o recheio pode contar com sabores variados. O Bocconotto feito com creme de chocolate é irresistível, principalmente se vier acompanhado de nozes ou canela. 

9) Gianduiotto 

É impossível não gostar do Gianduiotto! Esse doce é um bombom italiano que chama atenção por seu formato triangular, parecido com um barco virado. Ele é muito fácil de fazer e leva apenas três ingredientes: chocolate, pasta de avelã e avelãs tostadas. O bombom é intenso, macio e irresistível! 

10) Bolo Caprese

O bolo caprese é uma daquelas receitas tão boas que nem parecem de verdade! Criada em Capri, essa receita é feita com chocolate amargo, amêndoas, manteiga, açúcar e ovos. Como você pode perceber, não leva farinha de trigo, o que a torna uma sobremesa sem glúten. Apesar disso, continua sendo um bolo super fofinho, úmido e de sabor impressionante. Sem dúvida, o bolo caprese é a opção perfeita para quem ama chocolate, mas não pode comer ou precisa diminuir o consumo de glúten. 

11) Gelato de Chocolate 

O gelato é uma das sobremesas mais famosas da Itália e do mundo inteiro! Ele é denso e tem um sabor mais intenso que o sorvete tradicional, além de ter menos gorduras. Isso acontece porque o gelato é batido mais lentamente, incorpora menos ar e ainda usa mais leite do que creme de leite. Ou seja: é uma versão mais saudável, macia e marcante que o sorvete. O gelato de chocolate é uma das inúmeras opções de sabores que você pode encontrar, garantindo um gostinho especial e refrescante ao paladar.  

12) Cornetto Al Cioccolato 

Por fim, temos mais uma deliciosa receita doce italiana: o Cornetto Al Cioccolato! Ele é um tipo de croissant de chocolate muito consumido no café da manhã ou lanche da tarde. Ao contrário do croissant francês, o cornetto italiano tem uma massa um pouco mais doce e macia. O recheio de chocolate consegue deixar o resultado final ainda mais saboroso!

Manteiga Galbani é o segredo para fazer doces italianos perfeitos!

Boa parte das receitas doces (italianas ou não) possuem um ingrediente em comum: a manteiga! Existem muitos motivos para isso: ela traz mais cremosidade, ajuda a dar consistência, cria ligação entre os ingredientes, equilibra a umidade, promove mais estrutura, proporciona brilho e ainda garante um toque amanteigado ao paladar. Sem dúvidas, é um ingrediente essencial na confeitaria, o que explica porque é tão importante investir em produtos de qualidade. 

Se você se interessou em preparar alguns doces italianos para celebrar o Dia do Chocolate, nossa dica é apostar na Manteiga Galbani! O produto da marca nº1 em queijos na Itália é produzido com a mais alta qualidade e se destaca pelo sabor delicado. Sua textura é altamente cremosa e aveludada, trazendo mais consistência e estrutura para qualquer receita. Para doces, o ideal é apostar na Manteiga sem sal Galbani, que pode ser encontrada na versão pote ou tablete. Além de deixar a sobremesa mais gostosa e cremosa, a Manteiga Galbani ainda traz o autêntico sabor italiano diretamente para a sua cozinha!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito