Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Como a culinária italiana influenciou a gastronomia brasileira; saiba mais!

17 de outubro de 2025

Por Galbani

A gastronomia italiana é uma das mais amadas do mundo e, no Brasil, ela se tornou parte da formação cultural. Desde a chegada dos imigrantes, pratos típicos da Itália passaram a fazer parte dos cardápios do dia a dia das famílias brasileiras – sejam em suas formas originais ou em adaptações feitas com ingredientes locais, nas quais as clássicas receitas italianas se transformam em versões únicas e saborosamente brasileiras. Entre massas, pizzas e queijos como o Parmesão, a influência italiana está presente em almoços de domingo, jantares especiais e até nas festas de família! 

Veja também: 12 receitas italianas amadas no mundo inteiro 

A herança italiana na mesa brasileira

Os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil o costume de valorizar refeições em família, com pratos completos e recheados, feitos com ingredientes frescos e muito sabor. Macarronadas, polentas, risotos e pizzas ganharam espaço e, ao lado dos traços típicos da culinária brasileira, foram adaptados para agradar o paladar de todo um povo. A verdade é que a influência italiana vai muito além da comida: ela também envolve o hábito de transformar as refeições em momentos de convivência e celebração, assim como nos típicos almoços de domingo nas casas das avós brasileiras! 

As massas: do macarrão ao nhoque e raviólis recheados

Um dos legados mais fortes da culinária italiana no Brasil são as massas. As massas caseiras, como nhoque e ravioli, e o tradicional  macarrão –  seja espaguete, penne ou as mais refinadas como ragatoni e tagliatelle – se tornaram praticamente indispensáveis no cardápio do dia a dia do brasileiro: desde um almoço simples durante a semana ou até mesmo em um jantar especial.

Receitas simples, como o espaguete ao sugo e o nhoque de batata, são grandes exemplos de como a influência italiana se tornou parte do dia a dia do povo brasileiro! 

Confira receitas de massas italianas para testar em casa:

Queijos italianos também fazem parte do cardápio brasileiro

Os queijos italianos também ganharam espaço no paladar brasileiro. Entre eles, o Parmesão: um dos mais utilizados e amados! Usado para finalizar massas, dar cremosidade a risotos e enriquecer molhos, ele se tornou indispensável na cozinha do Brasil. Sua textura granulada e sabor marcante são essenciais para trazer muito mais sabor e estão sempre presentes nas mesas de restaurantes e nas geladeiras das casas brasileiras.  Inclusive, o Queijo Parmesão Galbani, em suas versões ralado, fracionado e cilindro, oferece praticidade e autenticidade, permitindo que qualquer receita seja finalizada com o verdadeiro sabor dos pratos tradicionais italianos!

Confira: Conheça os principais tipos de queijos italianos 

Molhos e temperos que conquistaram o Brasil

Outro ponto marcante da influência italiana são os molhos! O molho de tomate caseiro, preparado lentamente no fogo, é um herança direta das nonnas italianas e hoje serve de base para uma infinidade de pratos brasileiros. Além disso, ervas como manjericão, orégano e alecrim também se tornaram indispensáveis no preparo de carnes, massas e pizzas!

Confira: Do sugo ao pesto: os tipos de molho para macarrão que todo mundo deveria conhecer 

Doces e pães italianos no dia a dia

O pão italiano, de casca crocante e miolo macio, se tornou inspiração pelas padarias pelo país. Além disso, sobremesas como o tiramisú e o pão de ló italiano ganharam versões brasileiras que conquistam cada vez mais espaço nas mesas festivas!

Veja mais: Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa 

Seja em um almoço de domingo, em uma receita de família ou em um jantar especial, os sabores italianos, principalmente com os produtos Galbani, se tornaram indispensáveis na cozinha brasileira! 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito