A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes na Itália. A celebração de origem cristã tem forte influência entre os italianos, que gostam de comemorar a festividade com amigos e família. As tradições podem variar entre as regiões norte e sul, mas uma coisa é certa: sempre tem muita comida envolvida. Veja 10 pratos italianos tradicionais na Páscoa para se inspirar!
1) Agnello al Forno (Cordeiro Assado)

O cordeiro é um dos principais alimentos no almoço de Páscoa na Itália. Para os cristãos, o alimento simboliza o sacrifício de Jesus e a sua ressurreição, sendo assim uma referência ao “Cordeiro de Deus”. Por isso, é o prato principal da Páscoa em quase todas as famílias italianas. O Agnello al Forno é assado, mas pode contar com variações dependendo da região. Alguns gostam de comer o cordeiro com batatas assadas enquanto outros preferem caprichar na cebola. O resultado é sempre uma carne de cordeiro bem suculenta e saborosa.
2) Colomba Pascal
A Colomba Pascal é a sobremesa típica da Páscoa! Trata-se de um bolo feito com ovos, farinha, açúcar, manteiga e fermento. Ele é recheado com frutas cristalizadas e pode contar com açúcar no topo. O bolo macio tem o formato de uma pomba para simbolizar a paz. A Colomba Pascal é muitas vezes definida como o “Panetone da Páscoa”, já que também é um bolo com frutas cristalizadas e que tem um papel importante no almoço comemorativo.
3) Torta Pasqualina
Outro clássico da Páscoa italiana é a Torta Pasqualina. Trata-se de uma torta salgada feita com 33 folhas, uma referência aos 33 anos que Jesus viveu. O recheio leva ingredientes variados, como alcachofra, beterraba, ovos, ricota e espinafre. O resultado é uma torta com sabores muito ricos e intensos. O Creme de Ricota Galbani é perfeito para o preparo dessa receita. Ele apresenta uma cremosidade deliciosa e o sabor suave do verdadeiro queijo fresco, complementando bem os outros ingredientes do prato.
Veja também: Creme de ricota: conheça os benefícios do ingrediente na alimentação
4) Capretto al Forno (Cabrito Assado)
O capretto al forno é uma alternativa para quem não quer comer o cordeiro por algum motivo. O cabrito substitui a carne, trazendo um sabor igualmente delicioso. Além disso, o animal também simboliza o sacrifício de Cristo. Assim como o cordeiro, o cabrito assado pode ser preparado de maneiras diferentes e contar com acompanhamentos variados.
5) Impanata Ragusana
A impanata ragusana é uma versão de um dos pratos mais clássicos da culinária italiana: focaccia. Sempre presente no almoço de Páscoa, a receita lembra bastante as tradicionais empanadas espanholas. Ela é preparada com uma massa de pão mais engrossada e o recheio pode ser variado, mas o de cordeiro é o mais tradicional nessa data comemorativa. Ele costuma vir acompanhado de outros ingredientes, como salsinha, alho, brócolis e queijo. Dentre todos os tipos, você pode usar o Queijo Parmesão Galbani para preparar esse prato especial. O produto tem um sabor intenso e levemente adocicado, deixando a impanata ragusana muito mais saborosa!
Veja também: Comida italiana versão comfort food: pesquisa mostra quais são os lanches preferidos dos italianos
6) Pizzetta
Italianos não abrem mão da pizza nem na Páscoa! A pizzeta, porém, é uma versão menor da massa, servida como um petisco antes da refeição. Ela é cortada em quadrados pequenos e recheada com molho de tomate e queijo mussarela, além de outros ingredientes que desejar. A pizzeta é muito simples e fácil de ser feita, sendo um dos petiscos mais adorados na Páscoa. O Queijo Mussarela Galbani tem sabor bem suave e textura bem macia. Ele apresenta o ponto de derretimento ideal, o que o torna perfeito para o preparo de pizzas ou pizzetas.
7) Casatiello
O casatiello é um tipo de bolo feito com uma grande mistura de alimentos que, juntos, formam um sabor único e especial. Bacon, ovos cozidos, salame e queijo são alguns dos ingredientes que compõem essa torta rústica. A massa é feita com farinha, ovo, açúcar, sal e fermento. Segundo a tradição, o casatiello deve ser consumido no Sábado de Aleluia. Para o preparo dessa receita, a dica é apostar no Queijo Grana Padano Galbani. Seu sabor é intenso, fresco, delicado e conta ainda com notas amendoadas. O Queijo Grana Padano Galbani tem selo DOP de qualidade e é importado diretamente da Itália, trazendo assim um gostinho da autêntica culinária italiana para sua ceia de Páscoa.
8) Brasato al Barolo
O brasato al barolo é um guisado de carne marinado com vinho Barolo. A carne assada tem um sabor extremamente suculento mas, para chegar nesse ponto, deve ficar marinando por no mínimo 12h. A marinada leva, além do vinho Barolo, outros ingredientes como cebola, cenoura, aipo, canela, cravo e ervas aromáticas. O brasato al barolo é uma receita típica da Páscoa principalmente na região de Piemonte.
9) Torta di Riso (torta de arroz doce)
O risoto é uma das paixões da Itália e não é raro encontrá-lo nos almoços de Páscoa. Porém, existe outro prato que lembra o risoto e que também costuma ser consumido nessa data: a torta di riso, que nada mais é do uma torta de arroz doce. A receita é perfeita para os amantes de arroz, garantindo um sabor único e irresistível nas celebrações da Páscoa. Você pode até mesmo usar o Queijo Parmesão Galbani na receita, já que seu toque adocicado dá um gostinho especial que combina bastante com a torta de arroz doce.
Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
10) Lasanha com ragu de cordeiro
É claro que não poderia faltar uma boa lasanha no almoço de Páscoa italiano! Para deixar essa massa bem no clima da celebração, o recheio ideal é o de ragu de cordeiro. A receita é bem fácil de preparar e sempre faz sucesso, ideal para quem gosta de reunir toda a família nessa data especial. O segredo para deixar o prato ainda mais gostoso é salpicar um pouquinho de Queijo Parmigiano Reggiano Galbani por cima para gratinar. Ele tem selo DOP e é preparado apenas pelos produtores italianos autorizados a fabricá-lo. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani se destaca pelo sabor muito intenso, com notas frutadas e toque adocicado. Marcante e irresistível, esse queijo traz um gostinho da Itália diretamente para o almoço de Páscoa.
Veja também: Como montar lasanha? Dicas para acertar no preparo