Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Creme de ricota é vegano?

12 de dezembro de 2025

Por Galbani

O creme de ricota é um grande coringa na cozinha! Suave, cremoso e versátil, ele combina com uma série de receitas e pode ser aproveitado em diferentes momentos do dia. Seja no pão do café da manhã ou em um molho saudável de uma massa italiana, a versão pastosa da ricota consegue enriquecer o sabor final e trazer mais textura ao paladar, principalmente se você usar o delicioso Creme de Ricota Galbani na cozinha. 

Mas afinal: creme de ricota é vegano? Entenda a seguir se pessoas que seguem o veganismo podem incluir esse alimento na dieta!

Creme de ricota é vegano? 

Não. O creme de ricota não é vegano porque é feito a partir da ricota, um queijo produzido com o soro do leite de vaca. As pessoas que seguem o veganismo não consomem qualquer tipo de produto de origem animal, o que inclui todos os laticínios. Por isso, o creme de ricota tradicional não é considerado um alimento vegano. 

Qual a composição do creme de ricota?

A composição do creme de ricota pode variar de acordo com cada marca mas, no geral, ele possui alguns ingredientes base: ricota, creme de leite ou leite e sal. Algumas versões incluem também água e estabilizantes/emulsionantes. Já o creme de ricota caseiro pode ser feito apenas com a ricota batida com um pouco de leite, creme ou iogurte para conferir a cremosidade ideal. 

Veja também: 6 receitas leves com creme de ricota para comer no lanche da tarde

Como é feito creme de ricota?

A fabricação do creme de ricota é extremamente simples! A ricota é batida no processador com algum tipo de líquido para conferir mais textura. Normalmente utiliza-se leite, creme de leite, iogurte ou azeite. Os ingredientes são batidos até formar uma pasta bem cremosa e homogênea. Em seguida, deve-se ajustar a quantidade de sal. O creme de ricota industrial também passa por etapas de pasteurização e padronização para garantir uma textura mais estável e agradável ao paladar. 

Tem leite no creme de ricota?

Sim. A ricota que serve como a base do creme de ricota é um alimento feito a partir do soro do leite. Assim, naturalmente a sua versão pastosa também leva leite na composição. Além disso, costuma-se adicionar leite para conferir mais textura e consistência final ao produto. 

Veja também: 5 recheios com creme de ricota para transformar qualquer receita italiana

Tem ricota vegana?

Sim! Apesar da versão tradicional levar leite, hoje em dia já é possível encontrar ricota vegana. Essa versão geralmente é feita com tofu, castanhas (principalmente de caju), amêndoas e leites vegetais. A textura final continua muito parecida com a da ricota tradicional, o que permite preparar o creme de ricota sem problemas. Assim, os veganos podem incluir o creme de ricota vegano na dieta.  

O creme de ricota é uma proteína ou um carboidrato?

O creme de ricota é considerado principalmente uma fonte de proteína. A ricota que o dá origem é feita a partir do soro do leite, que é altamente rico em proteínas. Por isso, o creme de ricota é uma ótima opção de alimento para quem deseja aumentar a ingestão proteica. 

Veja também: Creme de ricota ou ricota tradicional: qual a diferença e quando usar cada um?

O creme de ricota é saudável?

Sim! O creme de ricota é considerado um alimento super saudável e que traz muitos benefícios para a alimentação. Além de ter uma boa concentração de proteínas, ele é baixo em gorduras e pouco calórico. O creme de ricota ainda é altamente rico em cálcio e outros nutrientes importantes para o corpo. 

Tudo isso faz com que o creme de ricota seja uma excelente adição para a dieta, funcionando ainda como um substituto saudável para o creme de leite ou maionese em receitas variadas. Vale ressaltar que existe ainda o creme de ricota light, versão que conta com um teor ainda mais reduzido de gorduras em sua composição.

Veja também: Substitua o creme de leite por creme de ricota: veja como e quando usar

Quando usar creme de ricota na dieta?

O creme de ricota pode ser usado em diversos momentos do seu dia a dia! Para começar, ele é uma ótima pedida para o café da manhã ou lanche da tarde, acompanhando pães, torradas e sanduíches naturais. Além disso, o creme de ricota também pode ser usado como base para molhos, pastinhas e patês saudáveis, ideais para acompanhar petiscos, saladas e legumes. 

Você também pode incluir esse alimento no recheio de lasanhas, omeletes, tapiocas e em muitas outras receitas, trazendo mais cremosidade e um toque mais nutritivo. Por fim, o creme de ricota é um excelente substituto da maionese e do creme de leite em pratos variados, deixando-os mais fitness.  

Creme de Ricota Galbani: opções tradicional e light para mais versatilidade na cozinha! 

O creme de ricota não é vegano. Porém, ele oferece muitos benefícios para a saúde, sendo uma ótima adição para a dieta de quem não segue o veganismo. A dica para aproveitar ao máximo as vantagens desse derivado da ricota é apostar em ingredientes de alta qualidade, como o Creme de Ricota Galbani
O produto da marca nº1 em queijos na Itália se destaca por trazer o verdadeiro sabor do queijo fresco. Sua textura leve e cremosa é altamente versátil, ideal para acompanhar receitas variadas ao longo do cardápio. Você ainda pode investir no Creme de Ricota Light Galbani, que mantém todas as características da versão tradicional, mas com uma redução extra de gorduras em sua composição.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito