O macarrão espaguete é um dos principais representantes da culinária italiana mundo afora! A massa longa e fina é protagonista de alguns dos pratos mais famosos no mundo, podendo vir acompanhada de molhos variados, como bolonhesa, carbonara e pesto. Toda essa versatilidade contribui para a fama do spaghetti, considerado um dos pratos mais famosos do mundo. O que muita gente não sabe é que antigamente essa massa era mais consumida pela elite italiana, e demorou um pouco mais de tempo para se popularizar entre o povo. Conheça a história curiosa por trás da origem do espaguete!
Qual a origem do macarrão espaguete?
Existe uma teoria de que o macarrão foi criado na China, e não na Itália. Essa hipótese ganhou força depois de pesquisadores descobrirem um fio de macarrão datado de 4.000 anos atrás em um sítio arqueológico chinês. Apesar da semelhança, esse alimento era feito de grão de milho, e não de trigo como o macarrão que conhecemos hoje. Além disso, existe outra teoria de que foi Marco Polo quem levou o macarrão da China para a Itália por volta do ano 1.295. Porém, a teoria já foi refutada porque existem provas de que romanos, árabes e gregos já consumiam massa antes desse período.
Mas então: qual a origem do macarrão espaguete? Por ser muito antigo, a verdade é que não existe uma história bem definida, mas acredita-se que o macarrão foi levado pelos árabes durante a época da invasão na Sicília, na Itália, durante o século IX. Foram os comerciantes árabes que introduziram a massa seca ao país, onde ela começou a ser aprimorada e desenvolvida da forma como conhecemos hoje.
Espaguete era alimento mais consumido pela nobreza italiana
Durante os primeiros anos do macarrão na Itália, o alimento era mais restrito ao consumo das elites. Isso acontecia por causa de sua produção 100% artesanal. Além disso, era necessário usar trigo de alta qualidade e apostar em técnicas que não eram tão conhecidas por todas as regiões. O macarrão espaguete só começou a se popularizar entre o povo a partir do século XVII. Nessa época, já havia uma maior produção em larga escala da massa, principalmente em Nápoles, no sul da Itália. O alimento era bom, barato e nutritivo, o que o fez ganhar popularidade em diferentes camadas da sociedade. Assim, o macarrão espaguete deixou de ser apenas da nobreza italiana e passou a ser um símbolo de toda a culinária nacional.
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
Queijo parmesão impulsionou fama do espaguete pelo mundo
Além da produção em larga escala e dos preços atraentes, existe um fator muito importante na popularização do macarrão espaguete: o queijo parmesão. Nos séculos XVII e XVIII, os italianos (principalmente em Nápoles) começaram a salpicar um pouquinho de queijo ralado por cima da massa. Isso dava uma crocância extra e elevava o sabor final. A prática começou a fazer sucesso e, com o tempo, espalhou-se pelo país. A finalização com parmesão foi crucial para que o macarrão passasse a ser visto não apenas como um complemento da refeição, mas como prato principal – algo que ajudou a popularizar o espaguete na Itália e no mundo inteiro.
Veja também: Queijo ralado: conheça as diferenças do ralado na hora para o já pronto
Quem trouxe o espaguete para o Brasil?
Acredita-se que o macarrão tenha vindo para o Brasil com a família real em 1808. Porém, sua popularização se deu principalmente com a chegada de imigrantes italianos por volta de 1870. Eles trouxeram o famoso espaguete italiano, além do seu modo tradicional de preparo e os hábitos típicos da gastronomia italiana. Assim, a comida da Itália ganhou fama em terras brasileiras e até hoje é muito consumida e adorada em todo o Brasil.
É espaguete ou spaghetti?
Você pode chamar de duas formas! “Spaghetti” é o nome italiano do macarrão longo e fino, enquanto “espaguete” é a versão abrasileirada do termo. É normal encontrar “spaghetti” em restaurantes especializados em culinária italiana.
Espaguete à carbonara, ao sugo e mais! Veja as principais receitas com o macarrão
Por ser muito versátil, o espaguete pode ser combinado com uma série de molhos variados. Assim, cada prato ganha um sabor único e especial. Por exemplo: o espaguete à carbonara é mais picante, enquanto o macarrão ao pesto é bem refrescante. Veja a seguir as principais receitas com macarrão espaguete:
- Espaguete à carbonara
- Espaguete ao molho pesto
- Espaguete à bolonhesa
- Espaguete ao sugo
- Espaguete ao alho e óleo
- Espaguete ao molho branco
Macarrão espaguete só fica completo com um bom Queijo Ralado Galbani para acompanhar
Seja qual for a receita com macarrão espaguete, uma coisa é certa: o grand finale é garantido com um queijo ralado na finalização! O tipo mais popular para esse preparo é o parmesão, que se destaca pelo sabor único, intenso e inconfundível. O espaguete é um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana, então nada melhor do que o Queijo Parmesão Galbani para acompanhar! O produto da marca nº1 em queijos na Itália tem um sabor de intensidade acentuada, toque frutado e gosto levemente adocicado. Além disso, sua textura crocante e irresistível consegue elevar ainda mais o gosto de qualquer prato, tornando-o mais rico ao paladar.
Você pode optar por três tipos de parmesão diferentes: o Queijo Parmesão Ralado Galbani (já vem em tirinhas para facilitar no dia a dia), o Queijo Parmesão Fracionado Galbani (te permite ralar na espessura desejada) e o Queijo Parmesão Cilindro Galbani (retirado da porção mais nobre da peça, trazendo uma sofisticação extra ao prato). Todos trazem consigo o autêntico gostinho da Itália ao clássico macarrão espaguete!
Veja também: Como usar parmesão em pratos italianos: 5 combinações que nunca falham