De tempos em tempos, um sabor de pizza começa a ganhar mais destaque no Brasil – e a pizza toscana é a escolha da vez! Rústica, intensa e irresistível, essa delícia surgiu na Itália e hoje faz sucesso no mundo inteiro. Mas o que ela tem de tão especial que a fez se tornar um enorme sucesso em terras brasileiras? Descubra tudo sobre a pizza toscana a seguir, da sua história ao modo de preparo simplificado!
O que é pizza toscana?
A pizza toscana é um tipo de pizza inspirada na culinária tradicional da região de Toscana, na Itália. Trata-se de um prato mais robusto, clássico e com ingredientes bem naturais. Ao contrário de outros sabores, como calabresa ou marguerita, a pizza toscana não tem uma receita oficial. O importante é que ela apresente ingredientes usados na culinária típica da região. Todo esse sabor rústico, simples e extremamente delicioso faz com que a pizza toscana transmita uma sensação naturalmente aconchegante e irresistível – caindo no gosto dos italianos, brasileiros e do mundo todo!
Veja também: Esses são os sabores de pizza mais tradicionais na Itália; confira!
O que vem na pizza toscana?
Toscana é uma região rural e famosa por seus grandes campos. Por isso, os ingredientes simples e naturais são os mais apreciados em sua culinária. A linguiça toscana é um dos principais pilares desse sabor de pizza, trazendo seu gosto intenso e defumado ao paladar. Ela costuma estar sempre presente, acompanhada de molho de tomate e outros ingredientes típicos da região. Não há uma única receita de pizza toscana, então você pode fazer diferentes variações usando uma série de alimentos tradicionais no local. Veja a seguir quais são os ingredientes mais comuns:
- Linguiça toscana
- Molho de tomate (de preferência artesanal, por ser mais rústico)
- Queijo
- Cebola roxa
- Ervas: alecrim, tomilho, orégano
- Pimentão
- Azeitonas
- Azeite trufado
Qual a diferença entre pizza toscana e calabresa?
A pizza toscana e a pizza calabresa são bem parecidas visualmente, pois contam com rodelas de linguiça. Porém, elas não são a mesma coisa! A pizza toscana é preparada com linguiça toscana (mais suave, úmida e suculenta), enquanto a calabresa é feita com linguiça calabresa (mais picante, seca e defumada). Além disso, as rodelas da toscana costumam ser mais rústicas, com pedaços mais grossos e irregulares. Já as da calabresa normalmente são mais fininhas, delicadas e uniformes.
Quanto aos outros ingredientes, a pizza calabresa costuma apresentar uma quantidade menor. Normalmente, basta acrescentar cebola, orégano e queijo. A pizza toscana, por sua vez, é mais elaborada, podendo contar com cebola, pimentão, azeitona, queijo e diferentes tipos de ervas. Por fim, existe uma grande diferença em suas origens. A pizza toscana é uma invenção da Itália, típica da região de Toscana, enquanto a pizza calabresa foi criada no Brasil!
Qual queijo usar na pizza toscana?
O melhor queijo para pizza toscana é a mussarela. Leve e delicada, ela combina bem com os outros ingredientes rústicos e marcantes sem pesar demais. Além disso, sua textura é super macia e derrete com facilidade, trazendo aquela textura bem queijuda e com o “puxa-puxa” que todo mundo adora. Basta colocar o queijo por cima do molho de tomate e antes dos outros ingredientes. O resultado é espetacular!
Como a pizza toscana é um clássico da culinária italiana, nada melhor do que apostar no Queijo Mussarela Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. Ele tem um sabor suave e delicado, além do ponto de derretimento ideal. O Queijo Mussarela Galbani já vem separado em fatias soltinhas, que facilitam bastante na hora de rechear pizzas.
Veja também: O que vem na pizza de mussarela?
Como fazer pizza toscana? Veja passo a passo!
Para a massa:
- 500g de farinha de trigo tipo 00 (ou comum)
- 325 ml de água morna
- 10g de sal
- 5g de fermento biológico seco (ou 15g fresco)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
Para o recheio:
- 250ml de molho de tomate caseiro
- 300g de linguiça toscana fresca (sem pele)
- 250g de Queijo Mussarela Fatiada Galbani
- 1 cebola roxa fatiada fina
- Alecrim fresco a gosto
- Azeitonas pretas (opcional)
- Azeite de oliva extra virgem para finalizar
Modo de preparo:
1) Misture o fermento na água morna. Em uma tigela grande, coloque a farinha e adicione a mistura de água com fermento;
2) Acrescente o sal e o azeite. Em seguida, misture tudo até formar uma massa;
3) Sove por cerca de 10 minutos até que a massa fique lisa e elástica. Então, cubra com um pano e deixe descansando por cerca de 1h a 1h30;
4) Enquanto isso, refogue rapidamente as rodelas de linguiça já sem pele até ficar levemente dourada (mas não cozinhe demais, porque já vai continuar cozinhando no forno);
5) Depois do tempo de descanso, divida a massa em duas partes e abra cada uma em um formato de disco. Em seguida, coloque em uma assadeira redonda enfarinhada;
6) Espalhe o molho de tomate sobre a massa, deixando espaço para a borda;
7) Adicione o Queijo Mussarela Galbani, a linguiça toscana, a cebola roxa, ervas frescas e azeitonas. Finalize com um fio de azeite;
8) Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC por cerca de 10 a 15 minutos (ou até a borda dourar e o queijo derreter completamente);
9) Retire do forno e finalize com mais ervas frescas ou um fio extra de azeite. Em seguida, é só servir a pizza toscana!
Qual vinho combina com pizza toscana?
A pizza toscana tem um sabor rústico e bem marcante. Por isso, o ideal é apostar em vinhos tintos bem estruturados para acompanhar. Prefira os rótulos mais ácidos porque eles equilibram melhor a acidez do molho de tomate, além da gordura do queijo e da linguiça. Chianti, Malbec e Sangiovese são ótimas sugestões de vinhos que harmonizam com a pizza toscana.
Veja também: Pizza e vinho: 10 dicas de harmonização para os amantes da massa