O queijo parmesão e o queijo Grana Padano são frequentemente confundidos por causa de suas semelhanças. Ambos têm coloração amarelada, consistência dura e possuem origem italiana. Porém, eles não são a mesma coisa! Quer entender melhor? Descubra a seguir de uma vez por todas qual a diferença entre queijo parmesão e Grana Padano!
O que é queijo parmesão?
O queijo parmesão é um queijo duro de textura granulosa, sabor salgado, intensidade acentuada e toque meio adocicado e picante. O parmesão original se chama Parmigiano Reggiano e foi criado na Itália durante a Idade Média. O Parmigiano Reggiano é uma DOP (Denominação de Origem Protegida), o que significa que só pode ser produzido em regiões específicas da Itália e deve seguir uma série de regras minuciosas de produção (que incluem até mesmo dieta específica para as vacas envolvidas na fabricação).
Para se chamar Parmigiano Reggiano, o queijo precisa seguir todas essas normas e ser produzido nas regiões autorizadas, o que o faz ganhar o selo DOP. Já quando é fabricado em outras partes do mundo, ele passa a se chamar apenas “queijo parmesão”. O produto continua sendo bastante parecido com o Parmigiano Reggiano, mas não é feito na Itália e pode ter algumas variações simples de preparo, com regras menos minuciosas.
O que é queijo Grana Padano?
O queijo Grana Padano é um queijo duro de textura granulosa e com sabor levemente adocicado e amanteigado. De origem italiana, ele é uma DOP, então só pode ser produzido em regiões autorizadas por lei. São elas: Emilia Romagna, Lombardia, Piemonte, Trentino-Alto Ádige e Veneto, todas na Itália.
Qualquer queijo fabricado fora dessas regiões deve ser chamado de “queijo tipo grana padano”. Os verdadeiros Grana Padano passam por um processo de maturação que dura no mínimo 9 meses, garantindo sabores mais intensos, marcantes e elaborados.
Veja também: Grana padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas
Qual a diferença entre Grana Padano e parmesão?
A primeira diferença entre Grana Padano e parmesão está no local de origem. Enquanto o primeiro só pode ser fabricado nas regiões autorizadas por lei na Itália, o segundo pode ser produzido em qualquer parte do mundo (lembrando que o parmesão original, Parmigiano Reggiano, só pode ser feito na Itália).
E qual a diferença do Grana Padano para o parmesão quando falamos de sabor? Como passa por um longo período de maturação, o gosto do Grana Padano é mais rico e aprimorado, com notas marcantes e especiais. Seu sabor é intenso, mas tem um toque mais puxado para o adocicado e amanteigado, com detalhes frutados. O parmesão, por sua vez, costuma ter um tempo menor de maturação, então seu gosto é menos aprimorado que o do Grana Padano. Ele também tem intensidade acentuada, mas seu sabor é mais adocicado e picante.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijos italianos
Para que serve o queijo parmesão?
O queijo parmesão ajuda a dar mais sabor e crocância para receitas variadas, garantindo uma experiência completa ao paladar. Ele pode ser consumido em peça, lascas ou ralado (a forma mais comum no dia a dia). O parmesão é muito usado na finalização de pratos variados, como massas e saladas. Ele também é ótimo para o preparo de molhos diversos, como o pesto. Receitas como risotos e lasanhas costumam contar sempre com a presença desse queijo, assim como pratos gratinados no geral. Por fim, o parmesão também é ótimo para compor tábuas de frios, trazendo toda sua crocância e intensidade ao paladar.
Para que serve o queijo grana padano?
O queijo Grana Padano é considerado um dos melhores queijos para gratinar, já que seu sabor levemente amanteigado proporciona um gostinho delicioso quando derretido. Assim como o parmesão, ele é muito usado em risotos e pratos de massa no geral, como lasanha e nhoque. Ele também é ótimo para o preparo de molho branco e para compor tábuas de frios, garantindo mais sofisticação e sabor.
Queijo Parmesão Galbani e Queijo Grana Padano Galbani trazem toque italiano para sua casa
Tanto o Grana Padano quanto o Parmesão são queijos italianos de muito sabor e capazes de transformar qualquer prato em uma refeição mais gostosa. Se você está pensando em usá-los na sua próxima receita, a dica é apostar nos queijos Galbani, marca nº1 na Itália! O Queijo Grana Padano Galbani tem sabor delicado, fresco e levemente adocicado. Ele conta ainda com toque amanteigado e frutado, deixando-o ainda mais especial. O produto apresenta selo DOP, indicativo de que foi importado diretamente da Itália e segue as normas minuciosas de fabricação. De produção 100% artesanal e com 12 meses de maturação, o Queijo Grana Padano Galbani se destaca por um sabor altamente rico e marcante.
Já o Queijo Parmesão Galbani traz um sabor fresquinho, intenso e com toque adocicado. Ele tem uma textura crocante especial, que promove uma experiência sensorial mais rica. Versátil e delicioso, o produto pode ser encontrado em diferentes versões. O Queijo Parmesão Ralado Galbani já vem em pedacinhos bem finos que facilitam seu uso no dia a dia. Já o Queijo Parmesão Fracionado Galbani permite que você o utilize como quiser: em lascas, pedaços ou ralado na espessura que preferir. O mesmo vale para o Queijo Parmesão Cilindro Galbani, que tem o diferencial de ser retirado do centro do queijo, considerada a parte mais nobre da peça. Isso faz com que seu sabor seja um pouco mais suave (mas ainda assim intenso) e sua textura seja levemente mais macia. Assim, o queijo parmesão cilindro é uma ótima sugestão para receitas que pedem mais sofisticação.