Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Parmigiano Reggiano, Grana Padano, Parmesão Cilindro e Fracionado: conheça as diferentes intensidades e sabores dos queijos Galbani

29 de abril de 2025

Por Galbani

Os queijos italianos são sucesso no mundo inteiro, graças aos seus minuciosos processos de produção e sabores altamente marcantes. Apesar de serem criações da Itália, é possível experimentar esses itens de alta qualidade no Brasil através dos produtos Galbani. A marca nº1 de queijos na Itália é referência na produção de queijos, incluindo aqueles especiais que só podem ser fabricados em terras italianas. Quer conhecer melhor cada um deles? Confira a seguir!


Queijo Parmigiano Reggiano: parmesão original tem sabor altamente intenso e marcante


O queijo parmesão é um dos mais consumidos no mundo inteiro, mas isso nunca teria acontecido se não fosse o Parmigiano Reggiano. Esse é o queijo parmesão original, criado por monges italianos no no século XI. Até hoje, ele passa por um processo minucioso de produção, com direito a vacas que seguem dietas específicas, ao menos 12 meses de maturação e localização bem definida para fabricação (só pode ser produzido em Parma, Reggio Emilia ou parte de Mantova e Bolonha, na Itália). Esses detalhes minuciosos são o que fazem deste queijo um alimento extremamente rico em sabores.


O queijo Parmigiano Reggiano tem uma intensidade acentuada e um gosto com notas adocicadas. Sua textura é granulosa e elástica, além de contar com uma crocância espetacular. Uma curiosidade é que o verdadeiro Parmigiano Reggiano só pode receber esse nome se tiver o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) para validar sua fabricação de acordo com as normas italianas. Caso contrário, ele é um queijo “tipo” Parmigiano Reggiano.


No Brasil, você pode encontrar o queijo original no Parmigiano Reggiano Galbani. O produto tem selo DOP e é importado diretamente dos produtores italianos autorizados a produzi-lo. Ele tem um sabor altamente intenso com notas frutadas e toque adocicado, contando ainda com uma crocância de dar água na boca. O Parmigiano Reggiano Galbani é versátil e pode ser usado em pratos variados, como tábuas de frios, fettuccine, macarrão carbonara e risotos.


Veja também: Parmigiano Reggiano: 7 curiosidades sobre o queijo italiano


Queijo Grana Padano: queijo artesanal italiano tem toque amanteigado e delicado


O queijo Grana Padano é mais um queijo italiano de origem bem antiga e que precisa do selo DOP para receber essa nomenclatura. Ele só pode ser fabricado nas regiões de Piemonte ao Vêneto, passando pela Lombardia e Emilia-Romagna. Além disso, o Grana Padano também precisa de 12 meses de maturação e tem uma fabricação artesanal.


A intensidade do queijo Grana Padano também é muito elevada, mas não tanto quanto a do Parmigiano Reggiano. Seu sabor também tem um toque adocicado e suas principais características são as notas frutadas e amendoadas, além de um frescor especial. A textura também é firme, granulada e crocante.


O Grana Padano Galbani é importado diretamente da Itália e também conta com o selo DOP. De sabor fresco e amanteigado, o produto tem fabricação 100% artesanal e passa por 12 meses de maturação. Intenso e versátil, ele é ideal para gratinar pratos variados e pode ser aproveitado em uma grande variedade de receitas, como risotos e lasanhas.


Veja também: Grana padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas


Queijo Parmesão Fracionado: queijo tradicional tem gosto salgado, intenso e adocicado


O famoso queijo parmesão é de origem italiana, mas rapidamente se espalhou pelo mundo todo. Assim, foram surgindo outras versões de produtos que são bem parecidas com a versão original, mas são fabricados em outros lugares. Por isso, não levam o nome de Parmigiano Reggiano. Existem muitos tipos de queijo parmesão por aí, cada um com suas particularidades.


As principais características do queijo parmesão são o sabor mais salgadinho e a intensidade bem elevada (apesar de ser menor que a do Parmigiano Reggiano e do Grana Padano). A textura também apresenta uma boa crocância, que rouba a cena em qualquer receita.


O Queijo Parmesão Galbani tem produção totalmente brasileira, trazendo um toque italiano para a fabricação nacional. Seu sabor é fresquinho e salgado, mantendo uma intensidade acentuada. De toque adocicado e crocância deliciosa, é perfeito para aprimorar pratos diversos. O Queijo Parmesão Fracionado Galbani vem em uma peça de 180g que traz versatilidade na cozinha. Você pode usá-la em pedaços para compor uma tábua de frios ou ralar como preferir para usar em macarronadas, lasanha e até mesmo molhos variados.


Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios? Confira opções de queijos italianos no mercado


Queijo Parmesão Cilindro: versão mais nobre e sofisticada do delicioso queijo italiano


Existe ainda o queijo parmesão cilindro, que é uma variação desse queijo especial. Além do formato, ele também tem mudanças na textura e sabor. O grande diferencial do parmesão cilindro é que ele é retirado do centro do queijo, considerada a parte mais nobre do produto. Isso confere a ele um sabor único e diferente do exterior da peça.


O parmesão cilindro é um pouco mais suave que a versão tradicional, mas mantém a intensidade característica desse queijo. Além disso, sua textura é mais macia e menos seca. Versátil, é uma opção prática para servir em pedaços ao mesmo tempo que sua maciez facilita na hora de ralar.


O Queijo Parmesão Cilindro Galbani é a opção ideal para ocasiões especiais e mais sofisticadas, quando se preza bastante pela riqueza de sabores. Ele é retirado da parte mais nobre do queijo, o que confere um toque de sofisticação. De intensidade acentuada, mas com um toque de suavidade especial, o Queijo Parmesão Cilindro Galbani é perfeito para compor tábuas de frios, salpicar na salada de macarrão ou incrementar qualquer prato de forma mais refinada.


Veja também: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro


Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito