26 de junho de 2025
Risoto de funghi preparado com Manteiga com sal Galbani, cebola, arroz arbóreo, vinho branco seco, caldo de legumes e Grana Padano Galbani.
Hidratar o funghi:
Para o risoto:
O risoto de funghi é um daqueles pratos que conseguem transmitir conforto e elegância ao mesmo tempo. O arroz cremoso tem o poder de trazer uma sensação de aconchego só de sentir o cheiro, algo típico das receitas italianas. A adição dos cogumelos entra para garantir um gosto mais marcante e levemente defumado ao paladar. O resultado é um prato bem sofisticado e extremamente delicioso. O risoto de funghi é a pedida perfeita para um jantar de comemoração ou quando você quer deixar um dia simples mais especial.
O ponto alto do risoto de funghi são os cogumelos, que precisam ser hidratados logo no início do preparo. Já para o risoto, aposte no arroz arbóreo ou carnaroli. Os dois são conhecidos por terem mais amido, o que ajuda a dar mais cremosidade ao prato. A Manteiga com sal Galbani é essencial pois, além do sabor suave, também auxilia na consistência do prato graças à sua textura aveludada. O vinho é fundamental para realçar os sabores e aromas, além de incentivar a liberação de amido. O mesmo vale para o caldo de legumes, que ajuda na cremosidade.
Um ingrediente que faz toda a diferença é o Queijo Grana Padano Galbani. O produto é importado diretamente da Itália e passa por 12 meses de maturação que garantem um sabor intenso com toque frutado e notas amanteigadas. O Grana Padano Galbani deve ser acrescentado logo no final do preparo, depois que o fogo já foi desligado, para dar mais textura e um toque extra de sabor. Você ainda pode aproveitar para salpicar um pouquinho por cima na finalização do prato, deixando-o mais gostoso e bonito.
A receita de risoto de funghi é mais simples do que parece, mas é preciso ter atenção para não errar. Um dos principais segredos é mexer o tempo inteiro para incorporar bem e sempre seguir à risca os tempos de cozimento indicado no passo a passo. Outra dica é esperar que o vinho evapore antes de seguir para as próximas etapas.
Um fator muito importante é a temperatura do caldo de legumes: ele deve estar quente para não atrapalhar o cozimento. Tenha o cuidado de adicionar aos poucos, acrescentando uma concha por vez sempre que a anterior já estiver quase totalmente absorvida. Além disso, uma boa dica é deixar os ingredientes em temperatura ambiente, em especial o vinho, o Grana Padano e a manteiga. Isso facilita na hora de incorporar e criar uma mistura homogênea. Seguindo esses truques, pode ter certeza que o risoto de funghi ficará perfeito!
Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
O risoto de funghi se destaca pelo sabor terroso e intenso dos cogumelos. Já sua consistência é cremosa e encorpada. Na hora de harmonizar, os vinhos que melhor combinam com essas características são os tintos de corpo médio a encorpado. Merlot, Pinot Noir e Chianti são sugestões deliciosas que não têm erro. Dentre os brancos, prefira os mais encorpados e aromáticos, como o Chardonnay e o Viognier. A harmonização entre risoto de funghi e vinho consegue realçar ainda mais os sabores, criando uma refeição extremamente rica, sofisticada e irresistível.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos