Clássico da Itália, o risoto é um prato conhecido mundialmente por sua enorme versatilidade. A receita de arroz cremoso pode receber diversas variações de sabores, dependendo dos ingredientes utilizados. Risoto milanês, de camarão, de abóbora, funghi e quatro queijos são alguns dos mais comuns. A verdade é que você pode recriar o prato da forma que quiser – basta colocar sua imaginação à tona e se empenhar na cozinha!
Pensando nisso, elaboramos um grande tour do mundo em risotos! São 6 receitas deliciosas inspiradas em sabores internacionais. Assim, você une a tradicional cozinha italiana com elementos de diversas outras gastronomias, garantindo personalidade, sofisticação e muito sabor para sua refeição especial. Confira a seguir!
Veja também: Como a culinária italiana influenciou a gastronomia brasileira; saiba mais!
1) Risoto tailandês com leite de coco e curry
Para começar a lista de risotos inspirados em sabores internacionais, temos uma gastronomia altamente popular: a tailandesa! Famosa por trazer pratos intensos que equilibram diversos sabores – como salgado, doce, acidez e picância – a receita de risoto tailandês com leite de coco e curry é a definição perfeita dessa mistura!
Exótico e aromático, ele traz o delicioso toque picante e perfumado do curry amarelo, além de um leve frescor da hortelã ou coentro. Outro diferencial é o leite de coco, que substitui parte do caldo para trazer excelente untuosidade e cremosidade ao prato. Esse risoto tem coloração amarelada graças ao curry e fica ainda mais gostoso quando finalizado com queijo parmesão. Sem dúvidas, é a pedida perfeita para um jantar bem marcante e intenso!
2) Risoto mexicano com pimentões e coentro
Próxima parada: México! O risoto mexicano traz todos os sabores picantes, vibrantes e marcantes típicos dessa culinária. Inspirado nas fajitas mexicanas, a receita é bastante colorida e cheia de personalidade. O pimentão adiciona doçura e cor ao prato, enquanto o coentro traz um toque de frescor que equilibra o sabor final.
Vale ainda incluir milho, limão e, é claro, uma boa pimenta para elevar o nível da receita. O risoto mexicano com pimentões e coentro é intenso e ligeiramente defumado, enquanto sua textura cremosa conta com pedacinhos crocantes de pimentões salteados e parmesão ralado. A receita é uma excelente escolha para dias frios, jantares temáticos ou eventos que pedem muita personalidade no menu.
Veja também: Risoto cremoso: os truques infalíveis para conseguir a textura perfeita do prato
3) Risoto japonês com shoyu e cogumelos shitake
A culinária japonesa é famosa no mundo inteiro. Então, que tal misturá-la com a italiana? O risoto japonês com shoyu e cogumelos shitake é elegante e umami, garantindo um sabor profundo ao paladar. O shoyu substitui parte do sal e traz uma cor única ao prato, enquanto os cogumelos shitake oferecem um aroma terroso para a receita.
Além do clássico parmesão, você pode finalizar com missô ou gergelim torrado. Isso adiciona um toque extra de sabor e personalidade. Aconchegante e elegante, o risoto japonês é uma ótima ideia para servir em um jantar intimista.
4) Risoto indiano com garam masala e frango
Se você é fã da cozinha indiana, precisa experimentar essa receita de risoto com garam masala e frango! A Índia é conhecida por sua gastronomia rica em especiarias aromáticas e molhos aveludados, então nada melhor do que aproveitar essas características na receita. O garam masala é uma mistura de especiarias moídas repleta de notas quentes e picantes.
O frango entra para conferir mais proteína ao prato, enquanto o iogurte é um truque especial para deixar o molho bem cremoso e suave. Assim, temos um risoto indiano marcante, cremoso e levemente picante, com o equilíbrio perfeito entre o calor das especiarias e a suavidade do arroz. Seja em uma noite fria ou em um jantar reconfortante, essa receita sempre chama atenção e é sucesso garantido! Só não esqueça do parmesão para fechar com chave de ouro!
Veja também: Dá para fazer risoto com arroz normal? Descubra como preparar essa receita clássica de um jeito prático
5) Risoto provençal com tomatinhos, ervas e azeite
Se quiser fugir um pouco dos risotos intensos e marcantes, a dica é optar pelo risoto provençal, inspirado na culinária de Provença, região no sul da França. A receita tem forte influência dos sabores mediterrâneos, marcados pelos ingredientes mais populares dessa cozinha: tomate, azeite e ervas.
Essa combinação rica e envolvente cria um risoto leve e perfumado, ideal para os dias mais quentes ou almoços ao ar livre. Enquanto as ervas trazem mais aroma ao prato, o azeite confere brilho. Já o tomate garante um toque de dulçor e acidez. Basta finalizar com queijo parmesão, separar um delicioso vinho branco e se deliciar com o risoto provençal com tomatinhos, ervas e azeite!
6) Risoto grego com limão siciliano, azeitonas e ervas
A culinária grega é marcada por sabores mediterrâneos frescos e leves, utilizando os alimentos naturais a seu favor. Por isso, o risoto grego com limão siciliano, azeitonas e ervas é a pedida ideal para dias quentes de verão. Refrescante e equilibrado, esse prato conta com a acidez e vivacidade do limão. O azeite e a azeitona, por sua vez, conferem untuosidade e garantem um toque salgadinho especial.
O resultado é um prato cremoso, suave e com um delicioso toque cítrico. Para finalizar, o queijo parmesão é o truque para adicionar um pouco de crocância e promover um gostinho mais intenso ao paladar. O risoto grego é uma excelente escolha se você busca uma receita leve e, ao mesmo tempo, cheia de personalidade.
Queijo Parmesão Galbani garante um gostinho da Itália em qualquer tipo de risoto!
Por mais que seja inspirado na cozinha mexicana, japonesa, grega ou qualquer outra, o fato é que o risoto tem origem italiana. Por isso, é sempre bom manter um toque dessa gastronomia na receita para garantir a autenticidade do prato. Nossa dica é finalizar o risoto com Queijo Parmesão Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália!
O parmesão é um ingrediente indispensável para a cremosidade do risoto, sendo utilizado ao final do preparo, junto com a manteiga, para realizar a mantecatura. Além disso, é muito comum usá-lo na finalização, salpicando um pouco por cima do prato já montado. O Queijo Parmesão Galbani se destaca pela crocância especial que traz mais riqueza para a textura final.
Seu sabor é intenso, marcante e com um gosto levemente adocicado, o que confere mais profundidade a qualquer receita. Assim, seja qual for o tipo de risoto internacional que você preparar, não esqueça de trazer o toque italiano para a mesa com o Queijo Parmesão Galbani!
Veja também: Qual queijo usar para risoto? Confira as melhores opções