A culinária italiana é uma das mais admiradas do mundo! No entanto, quando alguns pratos chegam ao Brasil, eles acabam sendo adaptados ao paladar local e, muitas vezes, as variações acabam sendo bem diferentes dos pratos originais servidos na Itália.
A seguir, você vai conhecer 5 pratos italianos que são servidos de forma “errada” no Brasil, explicando as diferenças entre as versões originais e as brasileiras!
1. Carbonara com creme de leite
No Brasil, é muito comum encontrar o espaguete à carbonara preparado com creme de leite, bacon e até mesmo queijo parmesão ralado. Porém, na Itália, a receita original leva apenas ovos, queijo Pecorino Romano, guanciale (um embutido feito da papada do porco) e pimenta-do-reino. A cremosidade vem do ovo emulsionado com o queijo, nunca do creme de leite.
Experimente uma versão adaptada com Parmesão Galbani ou Grana Padano Galbani, a marca nº1 em queijos na Itália, para trazer sofisticação e sabor italiano autêntico ao prato!

Confira: Molho carbonara: o erro que quase todo mundo comete (e como evitar)
2. Risoto servido como acompanhamento
No Brasil, o risoto muitas vezes é servido como acompanhamento para carnes, frangos ou peixes. Mas, na tradição italiana, ele é um prato principal, servido sozinho e pensado para ser completo em sabor e textura.
O segredo de um bom risoto é a cremosidade, que vem do amido do arroz e da adição de queijos de qualidade como Parmigiano Reggiano Galbani ou até mesmo o Creme de Ricota Galbani, que pode ser usado para um resultado ainda mais aveludado.

Confira: Risoto de queijo: 5 receitas diferentes para experimentar
3. Pizza carregada de recheio e ketchup
No Brasil, as pizzas são famosas pela fartura de recheios: frango com catupiry, portuguesa, calabresa, milho, catupiry e até versões doces como chocolate com morango, além de muito ketchup na hora de servir. Já na Itália, a pizza é muito mais simples. Uma Margherita, por exemplo, leva apenas molho de tomate, mozzarella de búfala, folhas de manjericão e azeite de oliva.
A tradição italiana é valorizar os ingredientes de qualidade, sem exageros! Uma boa Mussarela Galbani, que possui o ponto de derretimento perfeito, já é o suficiente para deixar sua pizza irresistível!

Confira: Por que a pizza marguerita voltou a ser tendência entre os pizzalovers
4. Lasanha com várias camadas de presunto e queijo
A lasanha servida no Brasil geralmente é recheada com camadas abundantes de presunto, queijo e molho branco. Na versão italiana clássica, a lasagna alla bolognese leva camadas de massa fresca intercaladas com molho à bolonhesa (feito com carne e tomate) e molho bechamel, além de uma boa quantidade de Parmigiano Reggiano Galbani ralado por cima para gratinar.
Se você quiser experimentar uma versão da receita italiana clássica de almoços de domingo em casa, aposte em um molho bem feito e finalize com o Parmesão Ralado Galbani, que garante sabor intenso e gratinação perfeita.

Saiba mais: O que diferencia uma tradicional lasanha italiana da versão ‘abrasileirada’
5. Bruschetta feita com pão francês
No Brasil, a bruschetta muitas vezes é feita com pão francês, alho e uma cobertura de tomate picado. Já na Itália, a base é sempre o pão rústico italiano, levemente tostado, e as variações de coberturas são infinitas – desde tomates frescos com azeite e manjericão a queijos como o Creme de Ricota Galbani.
A bruschetta é um aperitivo simples, mas, quando preparada com ingredientes de qualidade, ganha sofisticação e sabor incomparáveis!

Confira: Bruschetta: aprenda a fazer o aperitivo italiano fácil e sofisticado
Apesar das diferenças, a adaptação da culinária italiana ao paladar brasileiro é a prova de que culturas diferentes também se encontram! Com os queijos Galbani, você pode preparar pratos italianos autênticos ou brasileiros com influência italiana, sempre com qualidade e sabor incomparáveis!