Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa
Você já se perguntou o que os italianos comem na Páscoa? A Itália é dona de uma das culinárias mais famosas e amadas no mundo inteiro. Além das massas e pizzas tradicionais, o país também é rico em receitas de doces altamente irresistíveis. Por isso, a época da Páscoa é tão adorada pelos italianos! Além dos tradicionais ovos de chocolate que fazem sucesso no mundo inteiro, os moradores da Itália aproveitam essa festividade para botar a mão na massa e preparar outros doces deliciosos que serão servidos após o tradicional almoço de Páscoa. Se você tem curiosidade e está precisando de uma inspiração, confira a seguir as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa!
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
1) Colomba Pascal
Não dá para falar de sobremesas italianas de Páscoa sem mencionar a famosa colomba pascal. Trata-se de uma massa de pão doce preparada com ovos, farinha, açúcar, fermento e manteiga. Ela é coberta normalmente com açúcar, amêndoas e chocolate, podendo levar também frutas cristalizadas. Considerada o “panetone da Páscoa”, a colomba pascal tem o formato de pomba, como uma forma de simbolizar a paz. O segredo para acertar no ponto macio e fofo da massa é prestar atenção nas quantidades e escolher ingredientes de qualidade. A Manteiga Galbani sem Sal tem uma textura aveludada e cremosa que garante o ponto perfeito da colomba pascal.
2) Pastiera Napoletana
Se você se pergunta qual doce é uma tradicional guloseima de Páscoa na Itália, a resposta pode sofrer variações dependendo da região do país. A pastiera napoletana, por exemplo, é um clássico entre as famílias de Campânia. A sobremesa consiste em uma torta doce de massa quebradiça e com uma aparência que lembra a de um empadão. O recheio normalmente é feito à base de trigo, ovo, açúcar, ricota e frutas cítricas cristalizadas. Canela, casca de limão e flor de laranjeira também são ingredientes que podem entrar na receita. A massa é assada e servida fria logo após o almoço de Páscoa. O sabor da pastiera napoletana é altamente rico em variedades e perfeito para quem quer um doce fora do comum. O Creme de Ricota Galbani, com seu sabor suave e cremosidade marcante, é perfeito para chegar na consistência perfeita do recheio.
3) Cassata
A cassata é uma sobremesa italiana tradicional na Páscoa e que já faz sucesso em outras partes do mundo. Sua fama se deve não apenas ao sabor único e à sua textura macia, mas também à aparência bem colorida que deixa a mesa de Páscoa muito mais bonita. A cassata é um tipo de pão de ló preparado com ricota. Ele leva ainda frutas cristalizadas e amêndoas, trazendo um toque mais especial ao prato. A cassata é o nome dado ao bolo inteiro, mas muitas pessoas preferem preparar a cassatine, que é uma fatia de porção individual. As duas versões podem ser preparadas com o Creme de Ricota Galbani.
Veja também: 10 receitas com creme de ricota para o café da manhã e lanche
4) Piadot
O piadot, ou gialletti, é uma sobremesa italiana bem antiga, mas que até hoje muitas famílias gostam de preparar na Páscoa. Trata-se de um biscoito feito de farinha de milho e açúcar, podendo levar ainda baunilha e raspas de limão. O piadot é muito fácil de fazer e traz um toque especial para o almoço de Páscoa, garantindo uma sobremesa simples e muito gostosa.
5) Pasimata
A pasimata é mais uma sobremesa clássica da Páscoa italiana. Ela é um bolo super macio e saboroso, com o diferencial de contar com especiarias em sua composição. O destaque vai principalmente para a semente de anis. A pasimata é uma receita bem fácil e que agrada qualquer pessoa que goste de se aventurar em bolos mais originais. Você pode usar a Manteiga sem Sal Galbani para garantir uma massa bem fofinha e macia.
6) Tiramisú ou Tiramisú de Colomba
Qual a sobremesa típica da Itália? A resposta é, sem dúvidas, o tiramisú! Os italianos adoram comer esse doce feito à base de queijo mascarpone, chocolate e café em qualquer época do ano, inclusive na Páscoa. O doce leva ainda biscoitos champanhe para dar um toque especial de textura e sabor no resultado final.
Durante a Páscoa, os italianos também gostam de preparar uma variação da sobremesa chamada “Tiramisú de Colomba”. Nesse caso, os biscoitos champanhe são substituídos por uma base feita com a massa da colomba pascal embebida no café. Assim, a sobremesa fica ainda mais festiva! No Brasil, pode ser mais difícil encontrar o queijo mascarpone, mas você pode substituí-lo pelo Creme de Ricota Galbani. O resultado continua bem cremoso e saboroso, ideal para servir como sobremesa na Páscoa!