Queijo fundo direito Queijo fundo direito

8 dicas para fazer o queijo quente perfeito

22 de maio de 2025

Por Galbani

O queijo quente é aquele lanche que salva quando estamos com fome, mas precisamos de algo prático na cozinha. A receita é simples, leva poucos ingredientes e fica pronta em poucos minutos. Porém, ser prático não significa que deve ser feito de qualquer jeito. É muito fácil preparar o lanche e, ao final, encontrar um sanduíche seco, esmagado demais, muito engordurado ou com queijo borrachudo. Além de não ficar tão gostoso, é chato ver que você gastou ingredientes essenciais na cozinha em algo que nem gostou tanto. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas preciosas de como fazer o queijo quente perfeito em poucos minutos. Depois de testar, você vai perceber que esse sanduíche simples e rápido pode ser uma refeição extremamente deliciosa. Confira!

1) Aposte em um queijo que derreta bem para fazer o queijo quente perfeito 

O queijo quente perfeito tem que ter um queijo bem derretido no recheio. Ao mesmo tempo, o sanduíche não pode ficar muito tempo no fogo para não queimar. Por isso, o ideal é sempre apostar em queijos que consigam derreter com mais facilidade. O maior exemplo é a mussarela. Esse queijo passa por um processo de filagem que confere uma textura mais elástica ao produto. Isso faz com que a mussarela derreta de forma muito mais fácil. Outras sugestões que também funcionam bem no queijo quente são os queijos prato, brie e provolone. 

Uma dica extra é apostar no Queijo Mussarela Galbani para preparar seu sanduíche. O produto da marca nº1 em queijos na Itália tem sabor delicado e o ponto de derretimento ideal, além de uma textura super macia que garante aquele puxa-puxa delicioso ao morder. Sem dúvidas, o queijo quente feito com Queijo Mussarela Galbani fica extremamente saboroso e irresistível!

2) Deixe o queijo fora da geladeira pouco antes de começar a fazer o queijo quente 

Quando estamos com muita pressa, apenas pegamos os ingredientes, montamos o sanduíche e tostamos. Mas se você tiver um pouquinho mais de tempo, vale a pena lembrar de tirar o queijo da geladeira por alguns minutos antes de iniciar o preparo. Isso deixa a textura mais maleável, o que proporciona um derretimento mais uniforme quando aquecido. 10 minutinhos fora da geladeira é tempo suficiente para fazer uma boa diferença no queijo quente perfeito. 

3) Prefira pães mais macios na hora de fazer queijo quente 

Na hora de fazer queijo quente, o ideal é apostar em pães que tenham uma consistência naturalmente mais macia. Isso permite que eles sejam “esmagados” pela frigideira ou sanduicheira com mais facilidade. Além disso, os pães macios costumam deixar o sanduíche mais leve e também conseguem criar a famosa casquinha com facilidade. O pão de forma é uma opção que não tem erro! Outras boas sugestões são brioche, pão branco macio e pão artesanal. Muita gente também adora usar pão francês, e o resultado também fica delicioso! Nesse caso, porém, tenha o cuidado de escolher aqueles um pouco mais finos para não pesar demais. Além disso, saiba que vai ser mais difícil criar aquele queimadinho típico do queijo quente de frigideira. 

Veja também: Pão com requeijão na chapa: como fazer essa delícia com casquinha crorcante

4) Frigideira ou sanduicheira: decida onde fazer o queijo quente e siga os cuidados necessários

O queijo quente pode ser preparado de diversas maneiras, sendo que cada uma delas traz um resultado diferente. Os métodos mais tradicionais no dia a dia são a sanduicheira e a frigideira. Quando o queijo quente é feito na misteira, as duas fatias são tostadas ao mesmo tempo, criando um sanduíche mais esmagado e fininho. Já o queijo quente na frigideira tem cada fatia tostada de uma vez, o que garante um resultado mais uniforme. Cada pessoa tem seu próprio gosto, mas o queijo quente na frigideira normalmente te permite sentir melhor os sabores do recheio, além de ganhar um tamanho um pouco maior e menos esmagado. 

5) Use fogo baixo para fazer o queijo quente perfeito 

O queijo quente na sanduicheira será preparado na temperatura que a própria máquina definir. Mas, no caso do sanduíche feito na frigideira, é você quem precisa regular – e aí que está o grande truque! O tempo que o queijo quente fica no fogão deve ser o suficiente para que o queijo derreta e o pão fique tostado, mas sem queimar. Se deixar o fogo muito alto, o pão vai torrar mais rapidamente, podendo queimar antes mesmo do queijo derreter totalmente. Por isso, o ideal é sempre usar o fogo baixo para fazer o queijo quente perfeito. Assim, você garante que tudo vai ficar pronto ao mesmo tempo. 

6) Cuidado para não exagerar no recheio do queijo quente 

O queijo quente tradicional leva apenas pão e queijo, mas você pode incrementá-lo com outros ingredientes para dar um toque especial. Tomate, manjericão e requeijão são apenas algumas das muitas possibilidades. Porém, tenha o cuidado de não exagerar demais no recheio. O queijo quente deve ser uma receita mais levinha, então não há necessidade de colocar tantos ingredientes entre os pães. Além disso, o recheio excessivo acaba demorando mais a aquecer, o que pode resultar em um pão queimado ou um sanduíche frio por dentro. Por isso, lembre-se que, no caso do queijo quente, menos é mais!

7) Não esqueça da manteiga para criar a casquinha dourada do queijo quente 

O pão sozinho na frigideira até consegue tostar, mas não vai criar aquela casquinha dourada deliciosa que o queijo quente perfeito tem. O segredo para conseguir isso é simples: manteiga! Nem precisa usar muita: basta passar um pouquinho em cada lado das duas fatias do pão antes de começar os preparos. O resultado fica muito mais bonito visualmente e gostoso ao paladar!

8) Sempre toste dos dois lados para garantir o queijo quente perfeito 

Muita gente tosta apenas o lado do pão que fica na parte externa do sanduíche, mas você sabia que a parte interna também deve ser tostada? Essa técnica simples garante um sabor bem mais marcante e especial ao paladar. Para conseguir isso, você deve começar colocando as duas fatias de pão na frigideira e deixar tostar um dos seus lados. Depois, retire os pães do fogo e comece a montagem. 

Pegue uma das fatias e, com o lado tostado para cima, coloque as fatias de queijo por cima (e os outros ingredientes que quiser adicionar). Depois, feche o sanduíche com a outra fatia de pão com a camada tostada para baixo (em contato com o queijo). Em seguida, volte com o sanduíche para a frigideira. Deixe o queijo quente tostando por cerca de 2 a 3 minutos e, em seguida, vire para que o outro lado também fique tostado. Espere mais 2 a 3 minutos e, pronto! Esse é o tempo ideal para garantir o queijo quente perfeito: com queijo mussarela super derretido e pão deliciosamente crocante!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito