Gostosa, prática e super versátil: a pizza doce é sempre sucesso garantido! A receita tradicional italiana conta com ingredientes salgados e frescos, mas, quando se espalhou pelo mundo, começou a ganhar diversas variações. Uma das mais famosas é a pizza doce, que tem o diferencial de apresentar ingredientes adocicados e deliciosos no recheio. Chocolate, doce de leite, creme de avelã, frutas, goiabada e muitos outros alimentos podem ser incluídos na massa, garantindo uma experiência gastronômica deliciosa!
Ficou com água na boca? Nós separamos as melhores dicas para você fazer a pizza doce perfeita: dos truques para uma massa leve até a inclusão do queijo como toque especial de sabor. Confira!
Como fazer massa de pizza doce leve?
A massa de pizza doce pode ser a mesma usada para a pizza salgada tradicional sem problemas. Ela até ajuda a equilibrar o sabor adocicado dos ingredientes, sendo assim a mais indicada para pizzas bem doces, como brigadeiro ou creme de avelã. Porém, existem algumas adaptações que você pode fazer na hora de preparar a massa de pizza doce.
Para começar, a quantidade de açúcar deve ser maior, pois é ele quem vai deixar o gostinho da massa mais parecido com o do recheio. Já a quantidade de sal precisa ser um pouco menor. É muito importante que a massa de pizza doce seja bem macia para suportar os ingredientes, e existem alguns truques para chegar nessa consistência. O primeiro é usar leite morno no lugar da água, pois ele deixa a massa mais suave (mas não tem problema nenhum em manter o ingrediente original).
A segunda dica é não exagerar no açúcar. Apesar de ser importante para dar o gosto adocicado e alimentar o fermento, esse ingrediente em excesso pode pesar demais. Por fim, sove bem a massa e deixe-a descansar por cerca de 1 hora para que ela cresça. Esse tempo de descanso vai ajudar a deixar a massa bem levinha, macia e fofa – ideal para uma pizza doce perfeita!
Veja também: Como fazer massa de pizza artesanal: aprenda receita tipicamente italiana
Veja truques para a borda de pizza doce perfeita
O ideal é que a pizza doce tenha uma borda bem firme e crocante. Isso ajuda a manter o recheio intacto na parte central e ainda cria um contraste interessante ao paladar. Para chegar nessa consistência, é importante que você evite pressionar muito a borda com o rolo quando estiver abrindo a massa. Tenha o cuidado de deixá-la mais grossinha que o centro, com cerca de 2 dedos de largura.
Outra dica para fazer a borda perfeita é pincelar com uma mistura de 1 gema de ovo com 1 colher de sopa de leite. Além de deixar mais gostosa, essa mistura vai fazer com que ela fique bem douradinha e crocante. Por fim, existe um detalhe que faz toda a diferença: o pré-aquecimento! Se você colocar a pizza no forno frio, ela vai demorar a assar, pode ficar pesada e a bordinha não vai ganhar sua crosta característica. Por isso, sempre pré-aqueça o forno em fogo alto. Assim, a pizza vai assar rapidamente e dourar sem ressecar, criando uma borda super crocante.
Quais são os sabores de pizza doce? Confira os recheios mais famosos
A pizza de chocolate é uma das mais famosas quando pensamos em pizza doce. Ela ainda pode contar com muitas variações: ao leite, amargo, branco, meio a meio, com morango, com banana, com granulado… e esses são apenas os recheios com chocolate! Existem muitos outros sabores com ingredientes adocicados para você testar. Confira algumas ideias de pizza doce:
- Pizza de chocolate (ao leite, amargo, branco)
- Pizza de banana (com chocolate)
- Pizza de Romeu e Julieta (queijo com goiabada)
- Pizza de chocolate com morango
- Pizza de doce de leite
- Pizza de creme de avelã
- Pizza de banana nevada
Veja também: Esses são os sabores de pizza mais tradicionais na Itália; confira!
Como rechear pizza doce? Confira os segredos para não errar
Se você acha que rechear pizza doce é só jogar o chocolate por cima da massa, está muito enganado. Caso você monte do jeito errado, a massa pode ficar muito empapada ou pesada. O primeiro segredo para rechear a pizza doce é sempre pré-assar antes da montagem. Isso faz com que a massa fique mais firme e, assim, consiga suportar melhor os ingredientes. Basta levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 5 a 7 minutos antes de começar a montar.
Outra dica é tomar cuidado para não exagerar nos ingredientes, pois isso deixa a pizza doce pesada e até mesmo enjoativa. Além disso, um recheio muito grosso pode acabar escorrendo ou queimando, então tenha atenção. Prefira sempre montar camadas finas para evitar que isso aconteça. Por fim, mesclar sabores diferentes é uma boa ideia para evitar que o gosto fique muito doce. Um bom exemplo é a pizza de chocolate (doce) com morango (azedo). Essa mistura de sabores cria um contraste interessante ao paladar. Depois de seguir essas dicas e rechear a pizza doce, basta levar novamente ao forno para finalizar.
Veja também: Dia do chocolate: 12 doces italianos que celebram o ingrediente
Não esqueça do queijo mussarela para deixar a pizza doce muito mais gostosa
Nem toda pizza doce leva queijo, mas ele sempre melhora o sabor final! Além de servir como uma camada extra entre a massa e o recheio, o queijo traz cremosidade ao prato quando derretido. Ele também quebra um pouco o gosto adocicado da receita, tornando-a mais agradável e menos enjoativa ao paladar.
A mussarela é a escolha perfeita para compor pizzas doces porque derrete com facilidade e tem um sabor suave que combina com qualquer ingrediente, inclusive os doces. Depois que a massa da pizza estiver pré-assada, adicione a camada de queijo e leve novamente ao forno por mais 3 a 5 minutos para derreter. Então, é só finalizar a montagem com os ingredientes doces, assar por cerca de 5 minutinhos e pronto: você tem uma pizza doce irresistível!
O Queijo Mozzarella Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é a escolha perfeita para o preparo de pizzas doces! Seu sabor é bem leve e delicado, combinando perfeitamente com qualquer recheio. Já sua textura é macia e apresenta o ponto de derretimento ideal, o que resulta em uma base super cremosa para a pizza doce perfeita!
Como fazer pizza doce? Veja o passo a passo!
Ingredientes:
Para a massa:
- 250 g de farinha de trigo (2 xícaras)
- 10 g de fermento biológico seco (1 sachê)
- 50 g de açúcar (4 colheres de sopa)
- 1 pitada de sal
- 120 ml de leite morno ou água morna
- 30 ml de óleo (2 colheres de sopa)
- 1 ovo
Para o recheio:
- 150 g de chocolate meio amargo picado ou gotas (ou ao leite, se preferir mais doce)
- 100 g de Queijo Mozzarella Galbani (previamente picada ou ralada)
- 2 bananas maduras fatiadas em rodelas (prata ou nanica)
- Canela a gosto (opcional)
Modo de preparo:
1) Misture o fermento e o açúcar no leite morno ou água morna. Deixe descansar por cerca de 10 minutos;
2) Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Em seguida, adicione o ovo, o óleo e o sal. Aos poucos, acrescente a mistura do fermento e mexa bem;
3) Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 8 a 10 minutos, até que fique lisa e elástica. Pode polvilhar um pouco mais de farinha caso a massa esteja grudando demais;
4) Coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume;
5) Depois desse tempo, abra a massa em formato de disco com cerca de 0,5cm de espessura. Deixe que a borda fique um pouco mais alta (cerca de 2 dedos);
6) Coloque a massa em uma fôrma untada ou com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 7 a 10 minutos (ela deve firmar, mas não dourar muito);
7) Retire a massa do forno e cubra toda a superfície com o Queijo Mozzarella Galbani (sem colocar na borda). Leve de volta ao forno por mais 3 a 5 minutos para o queijo derreter;
8) Distribua o chocolate picado por cima do queijo e espalhe as fatias de banana. Se quiser, polvilhe canela;
9) Leve ao forno novamente por cerca de 5 minutos ou até o queijo derreter e o chocolate borbulhar. Então, é só servir a pizza doce de chocolate com banana!