11 de setembro de 2025
Risoto cremoso feito com arroz arbório, aspargos frescos e caldo de legumes, finalizado com Grana Padano Galbani ralado na hora e manteiga para brilho e sabor.
Aspargos:
Risoto:
Finalização:
As receitas de risoto são um clássico da gastronomia italiana. Por isso, esse preparo é um dos favoritos quando o assunto é servir uma refeição sofisticada em casa. Seja para um jantar especial em casal ou para uma confraternização refinada em família, você pode preparar diversos tipos de risoto com os mais variados ingredientes para agradar o paladar de todos os convidados da ocasião. O risoto de aspargos com grana padano é uma opção vegetariana leve e simples de preparar, ideal para não ter muito trabalho na cozinha e ainda assim servir uma receita chique – e que vai arrancar elogios de quem experimentar!
Mas, aqui no site Galbani – a marca nº 1 de queijos da Itália – você encontra muitas receitas de risoto para explorar a culinária italiana sem sair de casa! Confira o Risoto de abóbora, o Risoto de funghi, o Risoto milanês, o Risoto de Limão Siciliano com Salmão, o Risoto à Carbonara e escolha o seu favorito!
Veja também: Quais são os melhores acompanhamentos para risoto?
O segredo para servir um risoto de aspargos perfeito e bem cremoso é não pular a etapa da mantecatura. Essa técnica é um clássico italiano para adicionar brilho e cremosidade às receitas e trata-se, simplesmente, de adicionar uma porção de manteiga ao preparo. Assim, o molho presente na panela fica mais encorpado e saboroso, trazendo aquela textura aveludada e brilhante que é indispensável para servir uma receita italiana autêntica em casa. A mantecatura já está presente na nossa receita de risoto de aspargos com grana padano: depois de desligar o fogo, basta adicionar a Manteiga com Sal Galbani gelada e misturar bem para incorporar.
Saiba mais: O ponto perfeito do risoto: como saber quando está al dente de verdade
Além das dicas clássicas, como preparar o risoto com um arroz próprio para esse tipo de receita, como o arbóreo ou o carnaroli; usar vinho branco durante o cozimento para equilibrar a acidez e dar mais aroma; adicionar o caldo – seja de legumes, carne ou peixe – ainda bem quente e aos poucos para não atrapalhar o cozimento; e realizar a mantecatura; o risoto perfeito precisa ser servido com um porção generosa de queijo para trazer cremosidade e ainda mais sabor ao prato.
Para isso, a dica é investir no Grana Padano Galbani. Esse queijo tem um sabor delicado, fresco e levemente adocicado, ampliando os aromas do prato. Além disso, sua textura granulada e elástica trazem um toque diferente e refinado ao risoto. O Grana Padano Galbani possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) o que garante que foi produzido e importado de produtores italianos autorizados a produzir esse queijo. Experimente o autêntico Grana Padano em casa!
Veja mais: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito