Você sabia que dá para fazer macarrão de panela de pressão? Pratos com massa são sempre os mais versáteis na cozinha, pois ao mesmo tempo que são perfeitos para refeições sofisticadas, também são fáceis de preparar na correria do dia a dia. Quando feito na panela de pressão, é ainda mais prático! E o melhor: continua uma delícia! Ficou curioso? Confira a seguir como fazer um delicioso macarrão de panela de pressão!
Macarrão de panela de pressão é perfeito para quem quer praticidade na rotina
A receita de macarrão de panela de pressão vai ser sua salvação quando precisar fazer uma refeição de última hora. Em um único utensílio você prepara o macarrão e o molho, poupando o seu tempo na cozinha e diminuindo a quantidade de louça para lavar. Você pode até aproveitar para incluir carne, frango ou calabresa na mesma panela, trazendo ainda mais facilidade.
Pode ficar tranquilo que toda essa praticidade não atrapalha em nada o sabor da receita. Macarrão de panela de pressão continua super delicioso e incorpora muito bem com o molho, já que é preparado junto da massa. Em pouquíssimos minutos você tem um delicioso prato de massa para servir no almoço ou jantar. A receita é perfeita para quem busca praticidade, mas não quer abrir mão de sabor e qualidade.
Veja também: Macarrão com requeijão? Veja como essa combinação pode surpreender
Qual tipo de macarrão dá para fazer na panela de pressão?
É importante entender que nem todo tipo de macarrão fica bom na panela de pressão. Alguns quebram demais, não incorporam bem com o molho ou ficam empapados. Spaghetti, linguini, cabelinho de anjo e macarrão recheado são alguns exemplos que não ficam tão gostosos nesse tipo de preparo.
Os melhores tipos de macarrão para fazer na panela de pressão são aqueles mais curtos e grossos, pois correm menos risco de quebrar e cozinham melhor nesse utensílio. Alguns exemplos são: penne, fusilli, farfalle, conchinha e rigatoni.
Veja também: Tipos de macarrão: um guia para conhecer melhor as variadas massas italianas
Quantos minutos o macarrão fica na panela de pressão?
O cozimento do macarrão na panela de pressão é ainda mais rápido do que na panela tradicional. Depois que pegar a pressão, você deve deixar cozinhando entre 2 a 3 minutos, no máximo. Se passar desse tempo, pode queimar ou não chegar no ponto adequado. Ou seja: fazer macarrão na panela de pressão é incrivelmente rápido!
Como fazer macarrão em panela de pressão? Veja o passo a passo
- 250g de macarrão (penne, fusilli ou farfalle, por exemplo)
- 1 colher (sopa) de óleo ou azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 340g molho de tomate
- 2 xícaras de água
- 1/2 caixinha de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Orégano a gosto
- Queijo Parmesão Ralado Galbani para finalizar
- Refogue a cebola e o alho com azeite na panela de pressão (ainda sem tampa). Mexa até dourar, por cerca de 1 ou 2 minutos;
- Coloque o macarrão, o molho de tomate, a água, o sal, a pimenta-do-reino e o orégano na panela. Se quiser usar alguma carne, frango ou calabresa, também adicione na panela nesse momento;
- Misture os ingredientes até que o macarrão fique bem coberto com o líquido;
- Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão;
- Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 3 minutos. Depois, desligue o fogo e espere sair a pressão;
- Abra a panela e misture o creme de leite. Se quiser, adicione um pouco de Queijo Parmesão Galbani para dar mais sabor. Você pode misturar esses ingredientes com o fogo desligado ou, se quiser engrossar mais o molho, deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos;
- Sirva o macarrão de panela de pressão e finalize com Queijo Parmesão Ralado Galbani por cima.
Queijo Parmesão Galbani ajuda a incrementar o macarrão de panela de pressão
O queijo parmesão é um daqueles ingredientes que sempre fazem a diferença no macarrão, independentemente de como ele é feito. Esse queijo é crocante na medida certa e tem um sabor intenso que eleva o nível de qualquer prato. O Parmesão Ralado Galbani, marca n°1 de queijos na Itália, tem um gostinho levemente adocicado com intensidade acentuada. A crocância natural consegue enriquecer qualquer prato, combinando muito bem com a maciez da massa. Você pode até aproveitar para jogar um pouco no próprio molho do macarrão na panela de pressão. Assim, você garante um resultado ainda mais único e irresistível!