Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Parmegiana na Itália: conheça a verdadeira receita que não é feita de carne e frango

2 de julho de 2025

Por Galbani

Se você viajar para a Itália e pedir para comer parmegiana em um restaurante, prepare-se para se surpreender. No Brasil, estamos acostumados a encontrar os famosos bife à parmegiana em qualquer lugar. O prato consiste em uma carne empanada (normalmente bovina ou de frango) coberta por molho de tomate e queijo. Porém, essa receita extremamente famosa em terras brasileiras nem sequer existe na Itália. Por lá, o termo “parmegiana” tem um significado bem diferente. ‘Entenda!

O que é parmegiana na Itália?

Esqueça a carne ou o frango: na Itália, “parmegiana” se refere a um tipo de preparo que consiste em legumes fatiados em camadas com outros ingredientes. A receita mais clássica e famosa é a berinjela à parmegiana, chamada de Parmigiana di Melanzane ou Melanzane alla Parmigiana. É um tipo de lasanha de berinjela, só que as camadas são formadas pelos ao invés da massa de lasanha tradicional. 

Veja também: Lasanha de berinjela: dicas essenciais para a receita

Onde a parmegiana foi inventada?

O nome “parmegiana” pode dar a entender que a receita foi criada em Parma, na Itália. Porém, isso não é verdade! Na verdade, o termo vem da palavra italiana “parmiciana”, nome dado às janelas de persiana que têm um formato parecido com as camadas do prato. Mas afinal, onde surgiu a parmegiana? Não se sabe ao certo porque diferentes regiões reivindicam a origem da receita, mas acredita-se que ela surgiu na Sicília. 

Onde foi criado o bife à parmegiana?

Muitas pessoas acham que o famoso bife à parmegiana é um prato de origem italiana, mas já deu para perceber que ele não lembra em nada a tradicional berinjela à parmegiana da Itália. Na realidade, esse prato nem existe no país e você jamais vai encontrá-lo em uma viagem por lá. O bife à parmegiana que conhecemos foi criado no Brasil! Acredita-se que a receita surgiu a partir da influência de imigrantes ou descendentes italianos em São Paulo. Aos poucos, foi se espalhando por todo o território e hoje é conhecida em todo o país. Além do bife à parmegiana feito com carne bovina, ele também pode ser preparado com frango. A carne é sempre empanada e coberta com molho de tomate e queijo. 

O que é preciso para fazer parmegiana?

A tradicional parmegiana italiana precisa de algum legume para ser fatiado e servido em camadas, sendo que a berinjela é a protagonista mais comum. Você pode usar molhos variados, mas o de tomate é o mais clássico. O queijo é outro ingrediente que não pode faltar, pois faz toda a diferença no sabor final e na textura. Veja o que é preciso para fazer parmegiana italiana:

  • 3 berinjelas médias
  • 500g de molho de tomate caseiro (ou passata de tomate)
  • 2 dentes de alho
  • Sal grosso ou sal comum (para purgar)
  • 1 maço de manjericão fresco
  • 300g de Queijo Mussarela Galbani
  • 100g de Queijo Parmesão Ralado Galbani
  • Azeite de oliva extravirgem

Como fazer berinjela à parmegiana? 

  1. Corte as berinjelas em fatias no sentido do comprimento, com cerca de 0,5cm de espessura;
  2. Salpique sal grosso e deixe descansar por 30 a 60 minutos no escorredor (isso tira o amargor e o excesso de água). Depois, seque com um papel-toalha;
  3. Grelhe as fatias de berinjela em uma assadeira com um fio de azeite (se preferir, pode fritar com óleo quente);
  4. Espalhe um pouco do molho de tomate no fundo de um refratário;
  5. Coloque uma camada de berinjelas fatiadas. Em seguida, adicione uma camada de molho de tomate por cima, seguida de Queijo Mussarela Galbani, manjericão e Queijo Parmesão Galbani. Repita essa sequência até acabar todos os ingredientes;
  6. Finalize a última camada com molho de tomate, Queijo Mussarela Galbani e Queijo Parmesão Galbani. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 a 35 minutos para gratinar;
  7. Retire do forno e espere cerca de 15 a 30 minutos para firmar bem. Em seguida, sirva a berinjela à parmegiana!

Queijo mussarela é essencial para uma parmegiana perfeita 

O queijo é fundamental para o bife à parmegiana, mas também não pode faltar na tradicional parmegiana italiana. O ingrediente é adorado na Itália e consegue trazer um sabor especial para a receita. Ao mesmo tempo, proporciona uma textura extra que combina com o molho e com a maciez da berinjela. Como derrete com facilidade, a mussarela é o tipo de queijo mais indicado nesse preparo. Ela cria aquela puxadinha deliciosa que deixa qualquer prato muito mais apetitoso. 

O Queijo Mussarela Galbani é a opção ideal para uma legítima parmegiana! O produto da marca nº1 em queijos na Itália tem um sabor suave e vem em fatias bem soltinhas que facilitam na hora da montagem. Ele também apresenta o ponto de derretimento ideal para gratinar, garantindo um gostinho irresistível ao paladar. Além de tudo isso, ainda traz um autêntico toque italiano para essa receita tão tradicional. Você ainda pode complementar a mussarela com o Queijo Parmesão Galbani, que tem uma crocância única e diferenciada.

Veja também: Conheça os principais tipos de queijos italianos

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.