Queijo ralado é um coringa na gastronomia! Ele pode ser usado na finalização de pratos, no preparo de molhos, em saladas frescas, na hora de gratinar…. São muitas as maneiras de aproveitar essa delícia! O queijo ralado é a versão do produto que foi ralada em tirinhas extremamente pequenas e finas. Porém, não é todo tipo de queijo que pode ser encontrado nesse formato. Mas afinal, qual queijo é bom para ralar? Entenda a seguir!
Quais queijos dá para ralar?
Para ralar o queijo, é preciso que ele tenha uma consistência mais firme. Por isso, os tipos duros e semiduros são os mais indicados para essa finalidade. Dentre todos eles, o parmesão é o mais usado por apresentar a textura ideal: é duro, firme, tem uma casca grossa e possui uma boa crocância. Isso também vale para o Parmigiano Reggiano, que é o parmesão original produzido apenas pelos fabricantes autorizados na Itália. Outro bom queijo ralado é o Grana Padano, que também só pode ser fabricado na Itália e tem uma consistência dura perfeita.
Apesar de os queijos duros serem os melhores para ralar, também existem outros tipos que funcionam bem nesse formato. É o caso da mussarela, que, apesar de ser um queijo macio, apresenta uma boa consistência para ralar. Veja uma lista de quais queijos dá para ralar:
- Queijo Parmesão / Queijo Parmigiano Reggiano
- Queijo Grana Padano
- Queijo Pecorino
- Queijo Emmental
- Queijo Provolone
- Queijo Mussarela
- Queijo Prato
Veja também: Quantos tipos de queijo parmesão existem?
Quais queijos não dá para ralar?
Se por um lado os queijos mais firmes são ótimos para ralar, aqueles cremosos e frescos não funcionam bem. Por terem uma consistência bem mole, macia e até mesmo pastosa em alguns casos, não apresentam a firmeza necessária para serem ralados. Veja alguns exemplos que queijos que não dá para ralar:
- Queijo Minas Frescal
- Queijo Brie
- Queijo Gorgonzola
- Queijo Camembert
- Queijo Mascarpone
- Cream Cheese
- Ricota
Quais queijos são bons para derreter?
Enquanto alguns queijos são melhores para ralar, outros funcionam melhor para derreter. Os mais indicados para essa função são aqueles de massa filada., que passam por um processo de amolecimento em água bem quente após a fabricação. Isso faz com a massa se estique e, em seguida, volte ao tamanho normal depois de esfriar. Por conta disso, os filetes do queijo se expandem com mais facilidade toda vez que são expostos ao calor e, consequentemente, derretem. Queijo mussarela, brie, gruyere, gorgonzola, provolone e gouda são exemplos de queijos bons para derreter.
Qual é o melhor queijo ralado?
O queijo ralado vai apresentar as características do produto que o deu origem. Ou seja: o queijo parmesão ralado terá um sabor intenso e levemente adocicado, enquanto o queijo mussarela ralado será leve e delicado. Portanto, não dá para definir um queijo ralado que seja melhor do que os outros. O seu uso vai depender das preferências de quem come e da receita onde ele está incluído. Porém, o queijo parmesão ralado é o mais fácil de encontrar no mercado por ter as características ideais que facilitam o processo de ralar, além de um gosto bem marcante e irresistível.
Queijo ralado é ótimo para massas, saladas e molhos
O queijo ralado pode ser aproveitado no preparo de inúmeras receitas! Os brasileiros adoram salpicar um pouquinho em massas para trazer um toque especial de sabor e crocância. Do macarrão à lasanha, o queijo ralado sempre deixa qualquer prato mais gostoso! Ele também é muito utilizado para dar uma incrementada em saladas. A popular salada caesar, por exemplo, leva queijo parmesão ralado em sua receita tradicional.
Além disso, o queijo ralado é ideal no preparo de molhos variados, pois seu formato facilita a incorporação com os demais ingredientes. Essa versão do queijo também é ideal para gratinar, deixando um sabor muito mais especial em diferentes receitas. O queijo mussarela ralado é um dos melhores nessa função por derreter com mais facilidade, enquanto o queijo Grana Padano ralado também é indicado por criar uma casquinha crocante. Risotos, sanduíches e aperitivos também ficam sempre mais saborosos com queijo ralado.
Veja também: Onde guardar o queijo ralado depois de aberto?
Aposte nos Queijos Galbani para garantir o melhor queijo ralado para sua receita!
A melhor forma de aproveitar ao máximo o queijo ralado na cozinha é investindo em produtos de alta qualidade! O Queijo Parmesão Ralado Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, já vem pronto para consumo, cortado em tirinhas bem finas e saborosas. Seu gosto é intenso e levemente adocicado, enquanto sua textura é deliciosamente crocante. Para quem gosta de ralar queijo de forma caseira, o Queijo Parmesão Fracionado Galbani é a solução ideal. A peça de 180g é perfeita para cortar na espessura que desejar. Já o Queijo Parmesão Cilindro Galbani é a opção perfeita para quem quer preparar um prato mais sofisticado. O produto é retirado do centro do queijo, que é considerada a parte mais nobre da peça. Assim, seu sabor apresenta um toque extra de suavidade. Já a sua textura é menos seca e mais macia que o parmesão fracionado, o que facilita na hora de ralar.
Já se você quiser um autêntico sabor italiano, pode investir no Queijo Parmigiano Reggiano Galbani. O produto apresenta o selo DOP, garantia de que foi importado diretamente dos produtores da Itália autorizados a produzir esse queijo. O Parmigiano Reggiano Galbani é o parmesão original, com sabor altamente intenso e deliciosas notas frutadas. Por fim, o Queijo Grana Padano Galbani também tem o selo DOP e conta com fabricação italiana 100% artesanal. Seu sabor é delicado, fresco e levemente adocicado, com notas amendoadas irresistíveis e capazes de deixar qualquer prato mais especial!