11 de setembro de 2025
Tagliatelle cozido al dente servido com molho bolonhesa tradicional feito com carne moída, tomate e ervas, finalizado com Queijo Parmesão Ralado Galbani.
Molho bolonhesa:
Para a massa:
Finalização:
O tagliatelle à bolonhesa é um daqueles pratos que conseguem transformar qualquer refeição em um verdadeiro banquete! Um pouco mais largo que o fettuccine, o tagliatelle sempre rouba a cena com suas tiras de massa longas e finas. Seu formato consegue absorver bem o molho bolonhesa, considerado um dos mais clássicos da culinária italiana. Feito à base de tomate e carne moída, a bolonhesa traz muita personalidade para qualquer receita graças ao sabor intenso e marcante. Por isso, a combinação de tagliatelle à bolonhesa é a melhor pedida para um almoço ou jantar especiais que pedem um menu à altura!
Veja também: Tipos de macarrão: um guia para conhecer melhor as variadas massas italianas
Um dos maiores segredos da culinária italiana é cozinhar a massa al dente. Nesse ponto, ela está cozida e levemente macia por fora, mas ainda apresenta uma certa resistência ao ser mordida. Isso faz com que a massa ganhe uma textura extra que enriquece a experiência gastronômica. Essa resistência ainda evita que você coma rápido demais e, assim, traz mais satisfação ao paladar. O tempo de cozimento para a massa al dente varia entre 5 a 10 minutos. Se você quer ter certeza de que está no ponto, pegue uma tira de tagliatelle e corte ao meio. Caso o centro esteja levemente branco, está pronto.
O molho bolonhesa é considerado um dos mais tradicionais e possui um passo a passo bem simples de seguir, mas que requer atenção. Tudo começa com a carne, que deve ser colocada em temperatura ambiente na panela para não soltar muita água. O verdadeiro molho bolonhesa italiano leva legumes, então não esqueça da cenoura para ter o resultado perfeito. O vinho ajuda a realçar os sabores e aromas, além de contribuir para uma textura mais encorpada. O ideal é cozinhar o molho bolonhesa por pelo menos 30 minutos para chegar no gosto perfeito, então aproveite esse tempo para preparar o macarrão. Seguindo essas dicas, o tagliatelle à bolonhesa vai ficar excepcional!
Veja também: 7 dicas para fazer o melhor macarrão à bolonhesa que você já provou
Praticamente qualquer receita italiana, como tagliatelle à bolonhesa, precisa de um último ingrediente na finalização: queijo parmesão ralado! Intenso e crocante, esse queijo é o toque surpresa que consegue elevar o nível de qualquer prato. Basta salpicar por cima do tagliatelle à bolonhesa para ver a receita se tornar ainda mais gostosa. Uma boa dica é espalhar o parmesão assim que tiver acabado de colocar a massa no prato. Dessa forma, você aproveita a temperatura quente para derreter um pouco o queijo e fechar com chave de ouro.
O Queijo Parmesão Fracionado Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália, é a pedida perfeita para o tagliatelle à bolonhesa! Ele se destaca pelo gosto de intensidade acentuada e toque levemente adocicado, que complementa bem o sabor marcante da bolonhesa. Além disso, tem uma crocância única que enriquece a textura do prato. O Queijo Parmesão Fracionado Galbani já vem prontinho para facilitar seu trabalho na cozinha e ainda proporciona o sabor autêntico da Itália diretamente para o tagliatelle à bolonhesa na sua casa!