26 de março de 2025
Risoto à Carbonara preparado com bacon em cubos, cebola, arroz arbóreo, vinho branco seco, caldo de legumes quente, Queijo Parmesão cilindro Galbani e gemas. Finalizado com cubinhos de bacon frito.
O risoto à carbonara é a comida perfeita para quem é apaixonado pela gastronomia italiana. O prato une dois dos maiores tesouros da culinária da Itália: o risoto e a carbonara. As duas receitas são conhecidas pelo mundo inteiro, mas foram originadas no país europeu. O risoto é um tipo de arroz cremoso que surgiu na região da Lombardia por volta do século XI.
Já a carbonara é mais recente e foi criada após a segunda guerra mundial em Roma. Trata-se de um macarrão preparado com ovos e bacon. Assim, o risoto à carbonara une o melhor dos dois pratos: um arroz cremoso feito com ovos e bacon em seu preparo. O resultado é uma receita altamente irresistível, ideal para quem quer trazer originalidade a um jantar especial e garantir o melhor da cozinha italiana.
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália
Apesar de ser uma receita que requer bastante atenção ao passo a passo, o risoto à carbonara é mais simples do que parece. Depois de preparar o bacon, aproveite a sua gordura para preparar o arroz, que deve ser do tipo arbóreo (ele tem mais amido, o que deixa o prato bem cremoso, como um bom risoto deve ser). Jogue o arroz na panela já com o alho e cebola refogados e mexa bem para que pegue o sabor.
Depois de cerca de 2 minutos cozinhando, adicione o vinho. Ele é responsável por equilibrar a acidez, dar mais aroma ao prato e auxiliar na liberação do amido do arroz, aprimorando a cremosidade da receita. Após a evaporação do vinho, cozinhe por cerca de 18 minutos até que o arroz esteja al dente e com uma textura cremosa. Para trazer o toque especial de carbonara para o risoto, bata os ovos com queijo parmesão cilindro e jogue a mistura na panela quando o arroz já estiver no ponto. Depois, é só jogar o bacon para dar o toque final, temperar e servir o delicioso risoto à carbonara!
Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
O queijo parmesão é o mais indicado para a receita de risoto à carbonara, pois traz um sabor bem intenso e marcante ao paladar. Se você quiser dar um toque extra ao prato, a dica é usar o Queijo Parmesão Cilindro Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. Além de ter o formato cilíndrico, seu grande diferencial é que é retirado do centro do queijo, considerada a parte mais nobre da peça. Assim, seu sabor é mais suave que a versão fracionada, mas ainda assim bem marcante.
Além disso, sua textura é mais macia e úmida, o que traz mais riqueza ao paladar e ainda facilita na hora de ralar em pedaços bem fininhos. Tudo isso faz com que o Queijo Parmesão Cilindro Galbani seja a opção perfeita para usar em pratos que prezam pela qualidade do sabor e da textura. Ele deixa qualquer receita muito mais irresistível, sofisticada e interessante, além de garantir o toque italiano perfeito para um prato como o risoto à carbonara.
Para ter a degustação completa, nada melhor do que comer risoto à carbonara enquanto se bebe um bom vinho. Para harmonizar essa receita, você pode apostar em vinhos brancos com maior acidez, pois isso ajuda a equilibrar a gordura do bacon. Prefira os rótulos com boa intensidade para combinar com o sabor marcante da carbonara. Brut e Chardonnay são ótimas opções para acompanhar o risoto à carbonara. Dentre os tintos, prefira os mais leves, como Barbera ou Merlot.
Veja também: Descubra qual é o tipo de vinho ideal para cada massa