4 de setembro de 2025
Massa tipo penne servida com molho de tomate apimentado, alho dourado e finalizada com Queijo Parmesão Cilindro Galbani ralado na hora.
Para o penne:
Para o molho all’arrabbiata:
Finalização:
O molho arrabbiata é um dos maiores clássicos da culinária italiana! Ele é feito à base de tomate e pimenta, o que resulta em um sabor bem picante e irresistível. Encorpado na medida certa, ele combina com uma série de tipos de macarrão. O penne arrabbiata (ou “penne all’arrabbiata”) é a sua versão mais clássica, já que o macarrão curto e cilindro consegue absorver o molho com perfeição. Mas afinal: o que significa arrabbiata? Em italiano, essa palavra quer dizer “irritado” ou “aborrecido”. Ou seja: a forma perfeita de definir a sensação picante que o molho arrabbiata traz ao paladar!
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
Quem sente o sabor super intenso e marcante do penne arrabbiata nem imagina o quão fácil é preparar esse molho. Para começar, a lista de ingredientes é bem curtinha: além do tomate e da pimenta (de preferência calabresa, malagueta ou dedo-de-moça), tudo que você precisa é azeite, alho e temperos a gosto. O açúcar pode entrar para equilibrar a acidez do tomate, mas não é obrigatório. Uma dica para ter o molho arrabbiata perfeito é começar refogando o alho, mas sempre tomando cuidado para não queimar porque isso atrapalha o gosto final.
Quando adicionar a pimenta, refogue-a por cerca de 30 segundos. Isso ajuda a liberar o aroma e o sabor ao prato, tornando-o ainda mais rico. Assim que colocar os tomates, amasse-os com uma colher de pau para extrair bem o suco e deixar a textura homogênea. Porém, se quiser um arrabbiata mais rústico, você pode deixar alguns pedacinhos de tomate. Depois de adicionar o açúcar e temperos, é só cozinhar por aproximadamente 10 minutos até engrossar e servir com o macarrão. Uma dica final – e muito valiosa – é sempre colocar o macarrão no molho, e não o contrário! Isso faz com que a massa se incorpore muito melhor e com mais facilidade.
Existe um detalhe que vai fazer toda a diferença no sabor final do penne arrabbiata: o queijo parmesão! Esse ingrediente não é utilizado na receita do molho, mas é perfeito para finalizar o prato. Seu sabor é intenso, então combina perfeitamente com o gosto picante e marcante da pimenta. Além disso, ele traz uma textura irresistível que enriquece a apresentação final e eleva o nível da receita. Se quiser trazer um toque extra de sofisticação ao penne arrabbiata, a dica é optar pelo queijo parmesão cilindro. Sua diferença em relação aos outros vai além do formato: ele é retirado da porção central do queijo, que é considerada a parte mais nobre da peça. Assim, ele apresenta um sabor ainda mais especial.
O Queijo Parmesão Cilindro Galbani é a pedida perfeita para finalizar o penne arrabbiata. Retirado a parte mais nobre do queijo, ele traz um sabor único ao paladar, mantendo a intensidade típica do parmesão, mas com um toque de delicadeza. Já sua textura é um pouco mais macia, o que facilita na hora de ralar. Pode ter certeza que salpicar um pouquinho de Queijo Parmesão Cilindro Galbani por cima do penne arrabbiata é um detalhe sutil, mas que vai impressionar todo mundo!
Veja também: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro