8 de maio de 2025
Massa pappardelle envolvida com tiras de peito de frango douradas, folhas de espinafre frescas, tomatinhos salteados e finalizada com lascas de Queijo Parmesão Cilindro Galbani.
O pappardelle e o fettuccine são dois tipos de macarrão longos e largos e, por isso, são frequentemente confundidos. A maior diferença entre eles, porém, está na largura. Enquanto o fettuccine costuma ter de 3mm a 5mm de largura, o pappardelle tem cerca de 2cm a 3 cm. Ou seja: o pappardelle é bem mais largo que o fettuccine. Uma curiosidade é que o nome desse macarrão tradicional vem da palavra “pappare”, que significa “engolir” ou “devorar” em italiano.
Veja também: Fettuccine com Ragu de Carne
Por ser menos comum do que o fettuccine no Brasil, o macarrão pappardelle já traz um ar de inovação e sofisticação para qualquer refeição. Essa sensação de elegância aumenta ainda mais quando servido com um molho mais intenso, como o de tomate com espinafre. O frango entra para dar um toque especial de suculência, fechando com chave de ouro esse prato irresistível. O pappardelle com frango, espinafre e tomates é uma ótima ideia de receita para servir em um jantar romântico a dois, um evento refinado de negócios ou uma comemoração especial que pede um toque extra de sofisticação. Esse é o tipo de prato que impressiona qualquer pessoa e já dá água na boca só de olhar!
A melhor forma de finalizar uma massa (seja pappardelle ou qualquer outra) é com um pouco de queijo parmesão por cima. Esse queijo tem um gostinho intenso e uma crocância especial que traz mais textura ao paladar. Porém, para dar um toque ainda maior de elegância, a dica é usar o Queijo Parmesão Cilindro Galbani. Além do formato diferenciado, ele se destaca por ser retirado do centro do queijo, considerada a parte mais nobre da peça.
Isso faz com o que o sabor ganhe um toque único e especial, sendo um pouco mais suave que a versão fracionada, mas ainda assim com alta intensidade. Além disso, o Queijo Parmesão Cilindro Galbani tem uma textura um pouco mais macia, o que facilita na hora de ralar ou cortar em lascas. Tudo isso garante uma ótima versatilidade e permite que o produto seja usado em variados tipos de receitas. Para o pappardelle com frango, espinafre e tomates, você pode escolher se prefere usar o Queijo Parmesão Cilindro Galbani em lascas ou ralado. Os dois ficam deliciosos e dão um toque especial ao prato.
Veja também: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro
Por ser uma massa mais longa, o macarrão pappardelle combina bastante com molhos cremosos. Aqueles que levam tomate como base sempre são sucesso garantido, então vale a pena testá-los. Para essa receita, a dica é usar tomates cereja na hora de fazer o molho especial. Para acompanhar, você pode apostar em bruschettas na entrada. Esse clássico aperitivo italiano é leve, abre o paladar e não pesa. Uma refrescante salada caesar também cai muito bem na hora de preparar sua refeição especial.
Para beber, opte por vinhos mais leves que não pesem demais o paladar, trazendo mais equilíbrio de sabores. Dentre os brancos, vale a pena degustar um Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc. Já para os fãs de vinhos tintos, uma boa dica é apostar no Pinot Noir ou Merlot.