24 de março de 2025
Empadão de massa caseira preparada com farinha de trigo, ovos, Manteiga com sal Galbani e sal. Recheado com frango desfiado refogado com cebola, alho, tomates, caldo de frango, farinha de trigo, leite, noz moscada. Finalizado com Requeijão Cremoso Galbani.
Para a Massa:
Para o Recheio:
Finalização:
Só o cheirinho do empadão de frango saindo do forno já consegue deixar qualquer um com água na boca! A receita é um clássico dos almoços de domingo nas casas brasileiras, sendo normalmente servido em mesas enormes repletas de convidados. Afinal, seu sabor agrada qualquer paladar, o tamanho grande rende boas porções e ele ainda traz um toque afetivo que poucas comidas conseguem proporcionar com tanta facilidade. O melhor de tudo é que a receita de empadão de frango com requeijão é bem fácil de preparar, sempre passando entre as gerações e garantindo um espaço especial na mesa.
Apesar de ser uma receita simples, é importante seguir algumas dicas na hora de reproduzir o passo a passo de como fazer empadão de frango. A primeira delas é uma das mais importantes: sempre siga a quantidade indicada de ingredientes! O exagero da farinha, por exemplo, pode deixar a massa muito farinhenta, enquanto a falta desse produto pode não dar liga e comprometer a estrutura. Para garantir a massa perfeita, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e deixar descansando na geladeira por cerca de 30 minutos enquanto prepara o recheio. Não se esqueça da Manteiga com sal Galbani, que possui sabor bem delicado e uma textura super aveludada que traz um toque de cremosidade para a massa.
Já para o recheio, misture bem todos os ingredientes em uma panela ao fogo médio seguindo as instruções. O segredo para não errar a mão é dissolver a farinha de trigo no leite quente antes de despejar na panela. Além disso, lembre-se de sempre mexer bem, pois isso vai ajudar a engrossar a mistura. Outra dica é só acrescentar o Requeijão Cremoso Galbani após desligar o fogo. Por fim, vem a parte mais divertida de como fazer empadão de frango: a montagem! Quando for abrir a massa com o rolo, lembre-se de guardar ⅓ dela para cobrir o recheio por cima. O ideal é usar uma assadeira de fundo removível para facilitar ao desenformar, mas qualquer refratário com cerca de 22cm de diâmetro funciona bem. Por fim, não se esqueça de pincelar o topo com gema para deixar o empadão de frango mais douradinho e bonito.
Um dos grandes problemas que podem surgir ao fazer a receita de empadão de frango é deixar o recheio muito seco. A massa já é mais sequinha, então é importante que o centro tenha uma certa umidade para tornar o prato mais agradável. É aí que entra o requeijão! O produto é naturalmente pastoso e aveludado, o que ajuda a deixar o recheio do empadão de frango muito mais delicioso, cremoso e macio ao paladar.
O Requeijão Cremoso Galbani é perfeito para essa receita! Ele apresenta uma textura altamente macia e cremosa, garantindo mais textura ao empadão de frango. Além da consistência ideal, o Requeijão Cremoso Galbani possui um sabor intenso e levemente salgado, contando ainda com um toque único e especial de queijo mussarela. Tudo isso torna a refeição muito mais especial e irresistível!
Veja também: 8 receitas que ficam mais gostosas com requeijão no recheio
O empadão de frango com requeijão fica ainda mais gostoso quando conta com alguns acompanhamentos na mesa! A salada verde ou a salada caesar são exemplos de pratos fáceis e que ajudam a complementar a refeição. Muita gente adora comer empadão de frango acompanhado de um arroz soltinho. Se quiser inovar, vale preparar versões diferenciadas, como o arroz com brócolis e o arroz com açafrão. Para deixar o almoço mais saudável, você também pode preparar legumes grelhados para servir junto do prato principal. No caso das bebidas, o empadão de frango com requeijão pode ser harmonizado com vinhos variados, de preferência aqueles mais leves como o tinto Pinot Noir ou o branco Sauvignon Blanc. Cervejas bem geladas e mais levinhas, como a Pilsen e a Lager, também são ótimas opções.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos