Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Risoto milanês: um clássico da cultura italiana para noites românticas

22 de maio de 2025

Por Galbani

Se você está em busca de uma receita especial para um jantar romântico, o risoto milanês é a solução perfeita! Também chamado de risoto alla milanese ou risoto à milanesa, esse prato é um grande clássico da culinária italiana. Sua aparência é sofisticada e seu sabor é irresistível, sendo assim uma ótima escolha para quem quer impressionar em um jantar a dois. Quer conhecer mais sobre esse prato e aprender como prepará-lo? Confira a seguir tudo sobre o risoto milanês!

O que é risoto alla milanese? Receita é perfeita para jantar a dois

O risoto à milanesa é um tipo de risoto feito com arroz arbóreo e açafrão. Ele tem uma consistência bem cremosa e um sabor mais adocicado por causa do tempero. Além disso, o risoto alla milanese tem uma tradicional coloração amarelada graças ao açafrão presente em boas quantidades. Por ter esse aspecto diferenciado e colorido, consegue deixar qualquer mesa muito mais bonita e especial. Além disso, o açafrão traz um toque que mistura o floral com o adocicado, garantindo uma sensação muito agradável ao paladar. É por isso que o risoto milanês é uma das melhores opções para servir em um jantar romântico.

Qual a origem do risoto alla milanese? 

Agora você já sabe como é o risoto milanês, mas você conhece a história curiosa por trás desse prato? Hoje em dia existem diversas receitas de risoto muito variadas entre si. Porém, o risoto alla milanese é considerado o prato que deu origem a todos os outros, sendo assim o “risoto original”. Como o próprio nome indica, ele foi criado em Milão, que fica na região de Lombardia na Itália. 

Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito

O que tem no risoto milanês? Veja lista de ingredientes para jantar perfeito

Como todo risoto, o arroz arbóreo é essencial para o prato. Esse tipo solta mais amido, o que ajuda a criar a textura cremosa típica dessa receita. Por isso, é o mais indicado no preparo. O vinho branco também não pode faltar, pois aprimora os sabores e ainda incentiva a liberação de amido, o que deixa o risoto ainda mais cremoso. Outros ingredientes indispensáveis nessa receita são caldo de legumes, manteiga, queijo parmesão, sal, pimenta-do-reino e cebola. No caso do risoto alla milanese, o açafrão também é um dos componentes mais importantes. Veja a lista de ingredientes para o risoto milanês:

  • 200g de arroz arbóreo
  • 15g de manteiga sem sal 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva 
  • 80g de cebola picada 
  • ½ xícara de vinho branco seco 
  • ¼ colher de chá de açafrão em pó
  • 960ml de caldo de legumes quente 
  • 40g de Queijo Parmesão Ralado Galbani 
  • 15g de manteiga sem sal para finalização 
  • Sal a gosto 
  • Pimenta-do-reino a gosto

Como fazer risoto milanês? Aprenda passo a passo! 

1) Aqueça o azeite de oliva e os 15g de manteiga em uma panela em fogo médio;

2) Depois que a manteiga derreter, adicione a cebola e refogue por cerca de 5 minutos;

3) Quando a cebola estiver translúcida, mas não totalmente dourada, acrescente o arroz arbóreo. Mexa por cerca de 2 minutos;

4) Adicione o vinho branco seco e continue mexendo até que o líquido evapore totalmente;

5) Dissolva o açafrão em uma concha do caldo de legumes quente e jogue no arroz. Continue mexendo bem para que o tempero incorpore bem e crie a tradicional coloração amarelada;

6) Adicione uma concha de caldo de legumes quente e mexa bem. Não se esqueça de que o caldo já deve estar quente antes de entrar na mistura, pois, se estiver frio, pode interromper o cozimento do risoto. Em seguida, quando o líquido estiver quase totalmente absorvido, adicione mais uma concha. Repita esse processo até colocar todo o caldo na panela. O processo de cozimento deve durar cerca de 18 a 20 minutos;

7) Depois desse tempo, quando o arroz já estiver al dente e cremoso (mas ainda com uma certa resistência no centro), desligue o fogo. Então, adicione os 15g restantes de manteiga em temperatura ambiente e o Queijo Parmesão Ralado Galbani. Mexa bem até criar uma textura homogênea;

8) Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Depois disso, seu prato já está pronto! Você ainda pode finalizar com mais um pouquinho de Queijo Parmesão Galbani por cima do risoto milanês para dar um toque especial no resultado final. 

Queijo Parmesão Galbani traz toque da Itália para receita de risoto alla milanese 

O risoto alla milanese é uma das receitas mais emblemáticas da Itália. Então que tal trazer um gostinho especial diretamente das terras italianas para seu jantar romântico? O Queijo Parmesão Galbani garante um sabor intenso e levemente adocicado para receitas variadas, como o risoto milanês. O produto da marca nº1 de queijos na Itália também se destaca por sua textura crocante e irresistível, ideal para gratinar. 

Quando adicionado no risoto milanês, o Queijo Parmesão Galbani deixa o resultado final muito mais rico e único, ideal para quem quer tornar um jantar romântico em um evento muito mais especial. O produto pode ser encontrado na versão ralada, que traz mais praticidade na cozinha, e fracionada, permitindo que você rale na espessura que desejar. Você pode apostar ainda no Queijo Parmesão Cilindro Galbani, versão retirada da parte mais nobre do queijo e que traz um toque extra de sofisticação a qualquer receita.

Veja também: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro

Qual vinho combina com risoto milanês? Veja ideias de harmonização! 

Para deixar seu jantar ainda mais completo e romântico, nada como um bom vinho para acompanhar o risoto milanês. A harmonização correta permite que os sabores sejam realçados de forma perfeita e deliciosa. No caso do risoto alla milanese, o ideal é apostar em vinhos brancos. Escolha aqueles com maior acidez, pois isso ajuda a equilibrar a cremosidade do prato. Vale a pena apostar também em rótulos com um toque a mais de frescor, combinando bem com o gosto floral do açafrão. Chardonnay e Verdicchio são ótimas opções de vinhos brancos para degustar com o risoto milanês. Se você for fã dos tintos, opte por rótulos mais leves e de corpo médio a encorpado, como o Merlot.

Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito