Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Receitas de massas italianas por região: descubra quantas são e o ranking das cidades

8 de maio de 2025

Por Galbani

Da lasanha à carbonara, as massas italianas são referência no mundo inteiro. A culinária da Itália é muito conhecida graças aos seus pratos famosos, mas o que muita gente não sabe é que cada receita surgiu em uma determinado canto do território. A Itália é dividida em 20 regiões, cada uma com suas particularidades que incluem a gastronomia. Isso quer dizer que, apesar de o cacio e pepe e a pasta alla norma serem dois pratos italianos, eles surgiram em locais bem diferentes. Mas afinal: quantas receitas foram criadas em cada região da Itália? E qual delas é a que mais tem pratos de sucesso? Descubra a seguir!

Italianos são apaixonados por massa e preferem comer em momento específico do dia 

Apesar da divisão territorial em 20 regiões, a verdade é que a Itália como um todo é apaixonada por massa. Uma pesquisa realizada pela Nextplora publicada no final de 2024 revelou que 54% da população geral come massa todos os dias. O número é ainda maior na região sul, onde 68% das pessoas comem massa diariamente. Existe até mesmo uma preferência de hora para consumir esse prato: no almoço! Segundo a pesquisa, 80% dos italianos preferem comer massa por volta do meio-dia. Isso tudo comprova que, mesmo que algumas regiões tenham mais tradição na criação de pratos famosos no mundo, toda a Itália tem uma forte cultura gastronômica envolvendo receitas de massa.

Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente

Receitas de massas italianas por região: veja lista!

Segundo a Unione Italiana Food, cada região da Itália tem entre 7 e 12 preparações típicas de massa, com diferentes particularidades. Isso quer dizer que, ao todo, são mais de 200 pratos regionais! Dentre todas as regiões, a Emília-Romanha é a que concentra a maior quantidade de receitas de massa: são 12 no total. Em seguida, temos Piemonte, Toscana e Campânia com 11 pratos cada. Já em último lugar vem Vale da Aosta, com 7 receitas. Confira a seguir o ranking das 20 regiões italianas que mais criaram receitas de massa:

  1. Emília-Romanha (12)
  2. Piemonte (11)
  3. Toscana (11)
  4. Campânia (11)
  5. Ligúria (10)
  6. Lombardia (10)
  7. Trentino-Alto Ádige (10)
  8. Friuli-Venezia Giulia (10)
  9. Marchas (10)
  10. Úmbria (10)
  11. Abruzos (10)
  12. Vêneto (9)
  13. Lácio (9)
  14. Sardenha (9)
  15. Apúlia (9)
  16. Calábria (9)
  17. Basilicata (9)
  18. Molise (9)
  19. Sicília (9)
  20. Vale de Aosta (7)

Quais são os pratos regionais mais amados pelos italianos? Confira!

A Emília-Romanha é a líder no ranking de regiões italianas que mais criaram receitas de massa. Porém, o prato mais popular entre os italianos não é uma criação desse local, mas da Sicília, que ocupa o penúltimo lugar na lista. Estamos falando da clássica Pasta alla Norma, receita que leva macarrão (normalmente espaguete) servido com molho de tomate, berinjelas fritas e manjericão. 

A informação foi obtida através de uma pesquisa realizada pela Preply. A plataforma analisou o volume de pesquisa de nomes de pratos típicos italianos no Google, investigando suas tendências de busca no país. Para o estudo, os pesquisadores levaram em conta apenas os pratos com forte “conformação e tradição regional”, e que não necessariamente estão associados à Itália em geral (como espaguete com molho de tomate). Segundo essa lista, os pratos mais buscados são aqueles criados na Sicília, seguidos de Campânia, Lácio, Emília-Romanha e Lombardia. Veja os primeiros colocados no ranking de comidas mais buscadas na Itália:

  1. Pasta alla Norma – Sicília
  2. Gnocchi alla Sorrentina – Campânia
  3. Saltimbocca alla Romana – Lácio 
  4. Lampredotto – Toscana
  5. Caponata – Sicília 
  6. Canederli – Trentino Alto Ádige
  7. Bagna Cauda – Piemonte 
  8. Arrosticini – Abruzos 
  9. Pasta Patate e Provola – Campânia
  10. Tortellini – Emilia-Romanha
  11. Gnocco fritto – Emilia-Romanha
  12. Cotoletta alla Milanese – Lombardia
  13. Culurgiones – Sardenha 
  14. Frico – Friuli-Venezia Giulia
  15. Carciofi alla Giudia – Lácio 
  16. Risotto alla Milanese – Lombardia 
  17. Arancini – Sicília 
  18. Ribollita – Toscana 
  19. Pizza fritta – Campânia 
  20. Carbonara – Lácio 

Queijo está presente na maioria dos pratos italianos!

Cada região da Itália tem particularidades que levam à criação de receitas de massa bem diferentes entre si, mas todas muito saborosas e importantes para a culinária mundial. Um ingrediente muito utilizado em quase todos os pratos, independentemente da região, é o queijo. Os italianos são apaixonados por esse ingrediente, que pode ser aproveitado de formas diferentes dependendo da receita. 

Na famosa carbonara, costuma-se usar o queijo Parmigiano Reggiano (o parmesão original) ou o pecorino. Já a receita de cacio e pepe leva pecorino ou queijo Grana Padano. A popular mussarela também é muito utilizada em receitas variadas, como o Gnocchi alla Sorrentina. O queijo parmesão, por sua vez, é um dos maiores coringas na culinária italiana, pois combina com pratos variados. Ele pode ser usado desde o preparo do tradicional Risoto alla Milanese até a finalização de receitas diversas, como a Pasta alla Norma.

Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália

Aposte nos queijos Galbani para fazer as massas italianas em sua casa

Depois de ver tantas opções de massas italianas, com certeza você vai querer testar algumas em casa. Por isso, já separe a lista de ingredientes e bote a mão na massa para se deliciar com essas receitas incríveis. Se quiser um prato de ótima qualidade e sabor impecável, a dica é apostar nos queijos Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália. O Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani apresentam o selo DOP, garantia de que foram importados diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esses produtos. Enquanto o primeiro se destaca pela alta intensidade e toque adocicado, o segundo tem como diferencial o sabor amendoado com toques frutados. 

O Queijo Mussarela Galbani, por sua vez, é a opção ideal para pratos mais suaves, pois possui um sabor bem delicado e leve. Já o Queijo Parmesão Galbani tem um gosto mais intenso, notas adocicadas e uma textura crocante deliciosa. Além de trazer muito sabor ao paladar, os queijos Galbani promovem o toque da Itália que toda boa massa precisa ter!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito