O molho de tomate, assim como o queijo, é um dos ingredientes mais importantes da pizza. Ele traz mais cremosidade, melhora a aderência do recheio com a massa e ainda garante um sabor especial. Muita gente gosta de usar molho de tomate pronto por causa de sua praticidade. Mas você sabia que fazer uma versão caseira é mais fácil do que parece? Nós te contamos qual o segredo de um bom molho de tomate para pizza com uma receita fácil e deliciosa!
Qual molho de tomate é bom para pizza?
O molho de tomate pronto que encontramos nos supermercados pode ser usado sem problemas. Ele é prático e existem muitas opções gostosas, mas é sempre importante pesquisar qual o melhor molho de tomate para pizza para garantir mais qualidade. Porém, se você quer um sabor realmente suculento e fresco, o ideal é apostar no molho de tomate caseiro.
Ele é mais leve, natural, não tem conservantes e possui sabores mais pronunciados. Além disso, ainda te permite incrementar com os temperos que mais gostar. Ele leva poucos minutos para ficar pronto e pode ter certeza que o resultado é muito mais gostoso. Apenas lembre-se: o molho de tomate para pizza profissional deve ser mais rústico e não muito líquido, porque isso pode acabar encharcando e rasgando a massa.
Veja também: Como fazer massa de pizza italiana: essa receita não tem erro!
Qual é o segredo para fazer um bom molho de tomate?
Quer saber como fazer molho de tomate perfeito? O principal segredo está na escolha dos ingredientes! O molho de tomate é uma receita tipicamente italiana, e essa culinária é conhecida por priorizar ingredientes frescos e naturais. O recomendado é usar tomate pelado, pois ele já vem padronizado e facilita um preparo mais uniforme. Caso queira fazer do zero, opte por tomates maduros e mais alongados. O San Marzano é um clássico que não tem erro. Antes do preparo, você deve retirar a casca e as sementes.
Os temperos também são importantes na receita de molho para pizza profissional. O principal deles é o alho, que deve ser refogado no azeite um pouco antes de colocar o tomate na panela. Sal e manjericão também são muito importantes. O orégano é opcional, mas deixa um gostinho bem mais marcante e gostoso.
Como dar mais sabor ao molho de tomate?
Além de escolher os melhores produtos para o molho de tomate caseiro, você também precisa ficar atento ao cozimento. Para que o sabor fique mais fresco e cada ingrediente mantenha seu gosto marcante, o ideal é cozinhar por pouco tempo. Se exagerar, o resultado pode ser um molho denso que pesa na massa da pizza e ainda diminui a intensidade dos ingredientes. O ideal é cozinhar o molho de tomate entre 10 a 15 minutos, no máximo.
Já a temperatura do fogo deve ser baixa para não queimar. Uma dica é manter a tampa da panela para concentrar melhor os sabores e aromas. Durante o cozimento, não esqueça de mexer de vez em quando para evitar que o molho grude no fundo e garantir uma mistura mais homogênea.
Quais são os tipos de molhos para pizza?
O molho de tomate é o mais famoso quando o assunto é pizza. Mas, se quiser variar e testar novas opções, nós indicamos outras ótimas sugestões para você testar: molho branco, pesto, de cogumelos, de queijos e arrabiata. Cada um tem sabores distintos e combinam melhor com determinados recheios, mas todos são deliciosos.
Veja também: Qual o segredo do molho branco? A gente te conta o que descobriu!
Como fazer molho de tomate para pizza? Veja passo a passo!
Ingredientes:
- 1 lata (400g) de tomate pelado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado ou amassado
- Sal a gosto
- Manjericão fresco a gosto (cerca de 4 a 5 folhas é o suficiente)
- Orégano seco a gosto
- 1 pitada de açúcar (se necessário)
Modo de preparo:
- Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho até dourar levemente (cerca de 2 a 3 minutos);
- Adicione os tomates pelados na panela com o sal (pode incluir açúcar para diminuir a acidez do tomate se quiser, mas nem todos os chefs são a favor dessa técnica);
- Deixe o molho cozinhando em fogo baixo por cerca de 10 a 15 minutos, até que ele fique mais encorpado (mas sem secar demais ou ficar muito líquido). Mexa o conteúdo de vez em quando para não grudar;
- Adicione o manjericão e o orégano quando estiver no final do cozimento e mexa;
- Quando estiver pronto, desligue o fogo. Espere que o molho de tomate fique em temperatura ambiente antes de colocar na massa de pizza.
Dicas extras para montar a pizza com molho de tomate perfeito
Depois de preparar seu molho para pizza simples e gostoso, chega a parte mais divertida: a montagem! Seja na massa pré-pronta ou na caseira, é importante ter atenção na quantidade de molho de tomate para pizza. O ideal é que ele cubra bem a superfície, mas sem exageros. Colocar molho demais pode deixar a pizza úmida e quebradiça ao segurar. Depois, recheie com o sabor de sua preferência: marguerita, calabresa, frango com requeijão, pepperoni e muito mais! Uma dica final é sempre caprichar no queijo, ingrediente que está presente em praticamente qualquer sabor.
O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é a opção perfeita para quem gosta de pizzas bem suculentas! De sabor suave e delicado, o produto tem o ponto de derretimento ideal. Isso cria aquele “puxa-puxa” de queijo que todo mundo ama em uma boa pizza. Por ter um gosto mais leve, a Mussarela Galbani combina com uma grande variedade de recheios e molhos, incluindo o molho de tomate. O resultado é uma pizza super deliciosa, irresistível e com um toque único da Itália!