Você já se perguntou se dá para fazer molho branco com requeijão? Versátil e de sabor delicado, esse molho faz muito sucesso por ser aproveitado em uma grande variedade de pratos. Ele é usado principalmente no preparo de massas, como lasanhas, canelones e diversos tipos de macarrão, além de também estar presente em receitas como escondidinho e empadão, por exemplo.
Um dos maiores diferenciais do molho branco é sua textura mais cremosa, graças aos ingredientes que fazem parte do seu preparo. Como o requeijão também é cremoso, muita gente se pergunta se ele também pode ser usado na receita. Quer descobrir de uma vez por todas se o ingrediente está permitido ou não? Entenda a seguir!
Posso fazer molho branco com requeijão?
Sim! Você pode fazer molho branco com requeijão para lasanha, macarrão ou qualquer outro prato que preferir sem problemas! De textura cremosa e macia, o ingrediente se mostra um grande aliado para preparar um molho de consistência mais aveludada. Por ter um sabor delicado e altamente delicioso, também acaba trazendo pontos positivos para o paladar. Portanto, você pode sim fazer molho branco com requeijão!
Veja também: Bechamel, ao sugo ou pesto? Conheça os molhos mais famosos do mundo
Dá para fazer molho branco com requeijão sem creme de leite?
Sim! Mesmo se não tiver creme de leite em casa, você não precisa deixar de fazer molho branco. Na verdade, esse ingrediente nem consta na receita original, que leva apenas leite, manteiga, farinha de trigo e temperos. Ele só é incluído na mistura para dar mais consistência e firmeza ao molho, algo que o requeijão também consegue fazer graças à sua textura cremosa natural. Por isso, você pode sim fazer molho branco com requeijão para macarrão sem creme de leite!
Já se você tiver os dois produtos dentro de casa, também dá para aproveitá-los juntos! A receita de molho branco com requeijão e creme de leite ganha um toque extra de cremosidade, pois ambos conseguem deixar a consistência final super firme, macia e aveludada. O resultado fica perfeito para quem gosta de molhos bem cremosos e deliciosos. Na hora de preparar um macarrão ao molho branco com requeijão e creme de leite, porém, é bom diminuir um pouco a quantidade de cada ingrediente para que não haja exageros.
Qual o segredo do molho branco perfeito? Veja truque para não errar!
Existe um truque que faz toda a diferença na hora de fazer o molho branco perfeito, seja ele com requeijão ou não. Esse truque nada mais é do que uma técnica francesa chamada roux, que consiste em mexer a farinha e a manteiga antes de começar o preparo. Você deve colocar esses dois ingredientes em uma panela e mexer bem com uma espátula. Em seguida, leve ao fogo médio e continue mexendo. Somente depois que os dois já tiverem formado uma mistura mais uniforme você deve colocar o leite aos poucos e, assim, terminar de fazer o molho branco. Essa é uma técnica bem simples, mas que deixa o molho bem mais cremoso e consistente, no ponto perfeito que todo mundo adora.
Como fazer um molho simples com requeijão? Veja passo a passo!
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 500ml de leite
- 1 copo de Requeijão Galbani
- 1 caixinha de creme de leite
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho
- Noz-moscada a gosto
- Sal a gosto
1) Refogue o alho e a cebola em uma panela ao fogo médio e reserve;
2) Coloque a manteiga e a farinha em uma panela e mexa para fazer o roux. Em seguida, leve ao fogo médio e continue mexendo;
3) Jogue o leite aos poucos na panela com o roux. Depois, acrescente o alho e a cebola já refogados e mexa bem;
4) Tempere com sal e noz-moscada. Então, jogue o creme de leite e o Requeijão Galbani. Depois, abaixe o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado;
5) Mexa bem até que o molho fique bem encorpado e, então, desligue o fogo. Pronto: você já pode usar seu molho branco com requeijão e farinha de trigo na receita que preferir!
Requeijão Galbani traz mais cremosidade e sabor ao molho branco
O requeijão no molho branco tem o papel de trazer cremosidade e firmeza para a consistência. Por isso, é importante escolher produtos que apresentem essas características como destaque. Esse é o caso do Requeijão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. De sabor intenso e levemente salgado, o produto tem uma textura extremamente macia e cremosa, que o torna perfeito para o preparo de molhos variados, como o molho branco.
Ele conta ainda com um toque único e especial de queijo mussarela, garantindo um sabor ainda mais marcante para a sua receita. De produção 100% brasileira, o Requeijão Galbani é versátil e pode substituir o creme de leite, garantindo uma textura mais rica e um gosto mais acentuado em receitas variadas. Seja no molho branco, no toast do café da manhã ou em uma torta salgada, o requeijão é sinônimo de sabor e cremosidade.
Veja também: 8 receitas que ficam mais gostosas com requeijão no recheio
Em quais receitas posso usar molho branco com requeijão?
Como explicamos, o molho branco com requeijão e leite é versátil e pode ser usado em uma grande variedade de receitas. Se você preparou seu molho e quer saber como usá-lo no dia a dia, confira algumas sugestões para testar:
- Molho branco com requeijão para macarrão
- Molho branco com requeijão para lasanha quatro queijos
- Molho branco com requeijão para lasanha de carne
- Molho branco com requeijão para empadão de frango
- Molho branco com requeijão para bacalhau
- Molho branco com requeijão para camarão
- Molho branco com requeijão para couve-flor gratinada
O que harmoniza com molho branco? Veja dicas de vinhos para acompanhar!
Qualquer prato que leva molho branco com requeijão fica ainda mais gostoso quando servido ao lado de um bom vinho. Os brancos são os que melhor combinam com esse tipo de molho, principalmente aqueles rótulos mais leves, de corpo médio e com boa acidez (isso ajuda a equilibrar a gordura no paladar). Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são excelentes sugestões de vinho para acompanhar pratos com molho branco com requeijão. Para os fãs de tintos, escolha aqueles mais leves, como o Pinot Noir ou Beaujolais. Já se você quiser tomar um drink diferente, vale a pena optar por opções mais cítricas, como a caipirinha e o mojito.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos