O gelato é um clássico do verão italiano: cremoso, saboroso e bem refrescante! Mais denso e intenso do que o sorvete tradicional, essa delícia pode ser preparada com diversos sabores que agradam qualquer paladar. Uma opção para quem gosta de opções mais autênticas é o gelato de creme de ricota. Ele é bem leve, gostoso e ainda pode ser incrementado da forma que preferir. Veja como fazer o gelato de creme de ricota na sua casa!
Veja também: Comida italiana: pratos típicos para provar na Itália durante o verão
O que é gelato? Entenda diferença para o sorvete tradicional
As diferenças entre gelato e sorvete começam na produção. O sorvete é industrializado e batido rapidamente, incorporando mais ar. Como resultado, é mais leve e cremoso. Já o gelato é artesanal e batido lentamente, resultando em uma textura também cremosa, só que mais firme e densa. Além disso, o gelato tem um percentual de gordura menor e é mais fresco, enquanto o sorvete tem conservantes e é mais gorduroso. Assim, o gelato acaba apresentando um sabor mais intenso, uma textura mais firme e um teor de gordura mais baixo.
Veja também: Dia do chocolate: 12 doces italianos que celebram o ingrediente
Pode fazer gelato com creme de ricota?
Sim! O gelato tradicional italiano é feito basicamente com leite, creme de leite e açúcar, sendo que também costuma apresentar aromatizantes e estabilizantes naturais para dar mais sabor. Se quiser um resultado ainda mais cremoso, vale a pena incluir o creme de ricota. Esse produto tem naturalmente uma consistência super macia e aveludada, que consegue misturar bem com os outros ingredientes para dar uma cremosidade extra. Como também é suave, ainda consegue deixar o gelato mais delicado.
Creme de Ricota Galbani tem a textura perfeita para o gelato italiano
O gelato de creme de ricota é uma sobremesa mais sofisticada, então nada mais justo do que usar ingredientes de alta qualidade para ter o resultado perfeito. O Creme de Ricota Galbani tem o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Sua textura é leve e cremosa, ideal para um autêntico gelato italiano bem macio. Prático e delicioso, você ainda pode aproveitar o Creme de Ricota Galbani em várias outras receitas, desde o pão no café da manhã até um molho para acompanhar o almoço ou jantar.
Veja também: O que dá para fazer com creme de ricota? Confira ideias para inovar
Como fazer gelato de creme de ricota?
Ingredientes:
- 300 g de Creme de Ricota Galbani
- 200 ml de leite integral
- 200 ml de creme de leite fresco (mín. 35% gordura)
- 120 g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
- 1 pitada de sal (realça o sabor)
Modo de preparo:
1) Aqueça o leite com o açúcar e o sal em fogo médio, mexendo sempre, até o açúcar dissolver completamente. Não deixe ferver, apenas aqueça até que fique bem quente (cerca de 70ºC a 80ºC);
2) Retire a mistura do fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem e deixe esfriar em temperatura ambiente;
3) Bata a mistura de leite com o Creme de Ricota Galbani até criar um creme bem homogêneo e liso. Caso queira uma textura mais refinada, passe por uma peneira fina;
4) Se quiser, adicione a baunilha na mistura;
5) Cubra a mistura e leve à geladeira por cerca de 4 a 6 horas para maturação, pois isso ajuda na cremosidade e sabor final. Você pode até mesmo deixar a mistura de um dia para o outro;
6) Caso tenha sorveteira, despeje no utensílio e bata conforme o tempo indicado pelo fabricante (costuma ser de 25 a 40 minutos) até chegar na consistência de gelato. Então, transfira para um pote com tampa e congele por cerca de 2 horas até servir!
7) Já se não tiver sorveteira, coloque a mistura em um pote raso e largo com tampa e leve ao freezer. Mexa a cada 30 a 60 minutos por cerca de 3 a 4 horas com auxílio de um garfo, fouet ou mixer. Depois desse tempo todo, deixe o gelato descansar por cerca de 5 minutos fora do freezer antes de servir (isso deixa ele na textura ideal, mais macia). Em seguida, é só servir!
Gelato de creme de ricota pode ter diferentes sabores
O gelato de creme de ricota tradicional já é uma delícia por si só, mas você também pode incrementar com diferentes sabores. Chocolate, pasta de pistache, café, mel e frutas são alguns exemplos de ingredientes que podem ser adicionados na receita. Porém, tenha o cuidado de colocar no momento certo:
- Ingredientes líquidos e aromáticos: bata junto com o creme de ricota. Alguns exemplos são mel, café, limão e baunilha.
- Ingredientes cremosos: bata junto com o creme de ricota ou depois que a base esfriar. Alguns exemplos são chocolate derretido, purê de frutas e pastas de pistache e nozes.
- Pedaços de frutas e nozes: adicione depois de bater na sorveteira ou acrescente delicadamente depois de mexer 2 ou 3 vezes na etapa 7 do passo a passo.
Sirva o gelato com frutas, geleias e mais para dar um toque especial
Depois de preparar o gelato de creme de ricota, é só servir e se deliciar! Se você quiser, ainda dá para incrementar a sobremesa com alguns ingredientes extras. Servir o gelato com frutas e castanhas é uma boa opção para trazer mais riqueza de sabores e texturas. Calda de mel e geleia de frutas também são ótimas opções para acompanhar. Biscoitos, gotas de chocolate e farofinha de castanhas sempre caem bem. Já para um sabor mais fresco, inclua folhas de hortelã, raspas de limão ou canela. Esses ingredientes dão um toque gourmet e super delicioso ao gelato de creme de ricota.