O creme de ricota é um alimento altamente versátil e que sempre vale a pena ter em casa. Ele pode ser usado com o pão no café da manhã, no preparo de molhos cremosos ou até mesmo em pratos variados, como strogonoff de carne ou escondidinho de frango. O melhor de tudo é que o produto tem boas propriedades nutricionais, ideal para quem busca mais qualidade de vida. Mas como fazer o creme de ricota durar mais a fim de utilizá-lo diversas vezes? Para isso, é importante conservá-lo da forma correta e prolongar sua vida útil. Veja como guardar creme de ricota e algumas dicas de conservação!
Veja também: 10 receitas com creme de ricota para o café da manhã e lanche
Como posso conservar o creme de ricota?
O creme de ricota é a versão pastosa da ricota, um queijo fresco e úmido. Por conta disso, ele precisa estar sempre refrigerado. Quando exposto a altas temperaturas ou até mesmo em temperatura ambiente por muito tempo, o produto pode acabar estragando. Além de impróprio para consumo, suas características (aroma, textura e sabor) podem se alterar. Levando tudo isso em consideração, a melhor forma de guardar o creme de ricota é na geladeira.
Quanto tempo o creme de ricota dura na geladeira?
Depois de aberto, o creme de ricota costuma durar cerca de 5 dias na geladeira. O ideal é que ele fique em uma temperatura entre 2ºC e 8ºC para manter suas propriedades. Vale ressaltar que é muito importante observar o prazo de validade do produto. Consumir o creme de ricota vencido e/ou estragado pode acabar causando intoxicação alimentar com sintomas bem desagradáveis, como diarreia, vômito, enjoo e dores abdominais.
Veja também: Onde guardar o queijo ralado depois de aberto?
Como guardar o creme de ricota na geladeira?
O creme de ricota pode ser mantido em sua embalagem original, desde que ela continue bem vedada após aberta. O melhor lugar da geladeira para guardar o creme de ricota são as prateleiras superiores. Elas ficam mais próximas da saída de ar, o que ajuda a garantir sua refrigeração adequada. Porém, tenha o cuidado de não colocar o produto em contato direto com a saída de ar, pois isso pode acabar deixando-o ressecado. Além disso, evite ao máximo guardar o creme de ricota nas gavetas da porta da geladeira, pois esse é o local que mais entra em contato com o ambiente externo. Essa mudança frequente de temperatura pode acabar estragando o produto mais rápido.
Posso congelar creme de ricota?
Sim, você pode congelar creme de ricota. Porém, sua textura não é a mesma depois de descongelado. Como a ricota é um queijo fresco e macio, é comum que o líquido se separe. Assim, o creme de ricota pode acabar ficando mais úmido e granuloso depois de descongelado. Para atenuar as mudanças, sempre descongele em etapas. Primeiro, coloque o creme de ricota na geladeira por cerca de 24h e, apenas depois disso, você pode usá-lo novamente.
Veja também: Pode congelar mussarela? Veja a melhor forma de fazer isso
Como saber se o creme de ricota está estragado?
O creme de ricota estragado costuma apresentar uma coloração amarelada ou esverdeada, além de ficar mais úmido. Já o cheiro do produto se torna mais forte e azedo, bem desagradável ao olfato. Por fim, o sabor também perde sua suavidade e passa a ser bem forte, deixando um gosto ruim na boca.
Creme de Ricota Galbani vem em embalagem que ajuda na conservação
Conservar o creme de ricota seguindo as instruções indicadas é a melhor forma de prolongar sua vida útil. Para garantir que o armazenamento está sendo feito da forma certa, a dica é sempre apostar em produtos que já venham em embalagens que facilitem a conservação. O Creme de Ricota Galbani vem armazenado em um potinho bem prático de abrir e fechar, que garante uma boa vedação do produto mesmo depois de aberto. Basta guardá-lo bem fechado na geladeira e aproveitá-lo da forma que preferir. De sabor suave e cremosidade irresistível, o Creme de Ricota Galbani é ideal para o preparo de molhos e patês cremosos, para acompanhar pães e torradinhas e muito mais!