O canelone é aquele prato que faz toda a diferença no almoço de domingo! A massa recheada em formato de tubo é super versátil, pois pode contar com os recheios mais variados possível. Seja um canelone de ricota com espinafre, de frango ou de queijo, uma coisa é certa: o prato sempre vai fazer sucesso em qualquer refeição! Apesar de ser uma receita popular, muita gente não sabe como preparar a massa. A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer o prato. Confira 4 formas de preparar canelone!
1) Canelone com massa de lasanha
Se você se pergunta qual a diferença entre canelone e lasanha, a resposta é bem simples: a montagem! Enquanto na lasanha você deve preparar camadas de massa alternadas com recheio, no canelone as massas são enroladas em formato de tubo e o recheio fica em seu interior. O preparo das massas é igual para os dois pratos, sem nenhuma diferença a não ser o formato. Por isso, o canelone com massa de lasanha é a forma mais tradicional de preparo. O melhor de tudo é que você pode fazer uma massa caseira do zero sem muitas dificuldades e com poucos ingredientes. Veja como:
Ingredientes:
- 300g de farinha de trigo (de preferência do tipo 00)
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
1) Jogue a farinha de trigo em uma tigela grande e abra um buraco bem no centro;
2) Quebre os ovos em uma tigela e, em seguida, jogue-os no buraco da massa. Depois, acrescente uma pitada de sal;
3) Com as pontas dos dedos, misture os ovos com a farinha até que a massa fique bem homogênea;
4) Em seguida, jogue um pouco de farinha em uma bancada limpa e coloque a massa por cima dela. Com as mãos, sove a massa com delicadeza. Ela deve ficar bem lisa e com a textura mais elástica. Depois, molde a massa no formato de uma bola;
5) Cubra a massa com um pano e deixe-a descansar por cerca de 1 hora. Após esse tempo, divida-a em duas partes e abra cada uma com um rolo. As massas devem ficar com cerca de 2mm de espessura;
6) Corte as massas no formato de retângulos com cerca de 14×8 cm. Depois, coloque cada retângulo de massa individualmente em uma panela com água fervente com sal. Em seguida, leve a um tabuleiro e repita o processo até acabar todos os canelones;
7) Para finalizar, recheie os canelones e enrole-os com as mãos. Então, salpique queijo parmesão por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos para gratinar. Depois, é só servir os canelones!
Veja também: O que dá para fazer com creme de ricota? Confira ideias para inovar
2) Canelone com massa pronta
A massa caseira de canelone sempre é mais fresquinha, mas você também pode usar uma versão pré-pronta. Esse tipo é bem mais prático e poupa tempo na cozinha, além de também deixar o resultado final muito gostoso. Para preparar canelone, é melhor optar pela massa de lasanha fresca pré-pronta. Ela é mais macia e, consequentemente, mais fácil de manusear e enrolar no formato desejado.
3) Canelone com massa de pastel
Caso você não tenha massa de lasanha pronta ou os ingredientes para fazer do zero, não se preocupe porque tem uma mais uma maneira bem fácil de fazer canelone: com massa de pastel! Aquelas massas pré-prontas funcionam muito bem no preparo desta receita, sem mudar em nada o sabor final. O melhor é que o preparo é bem simples!
Basta colocar o recheio no meio da massa e enrolar no formato tubular do canelone. Se preferir, pode tentar recortar no formato retangular para agilizar. O ideal é optar pelas massas de pastel de formato grande porque permitem mais recheio em seu interior, mas dá para trabalhar com qualquer tamanho. Seguindo essa dica, você pode fazer canelone com massa de pastel em poucos minutos!
4) Canelone na airfryer
O canelone é tradicionalmente feito no forno, mas você também pode prepará-lo na airfryer. Essa é uma boa opção para os dias mais corridos, já que fica pronta em menos tempo (cerca de 10 a 15 minutos a 180°C). Basta preparar a massa (caseira, pré-pronta ou de pastel), rechear e levar na airfryer pelo tempo indicado. Depois, é só servir!
Veja ideias de recheio para canelone!
Existem diversas possibilidades de recheio para canelone, atendendo a todos os gostos. O canelone de ricota com espinafre é um dos mais clássicos, com um sabor bem fresco e uma textura super cremosa. O canelone de queijo com molho branco é outra opção que nunca tem erro, já que seu sabor suave e marcante agrada qualquer paladar. O Queijo Mussarela Galbani é uma ótima opção para essa receita, pois tem uma textura macia e o ponto de derretimento ideal. Outro sabor muito apreciado é o canelone de frango, ideal para quem quer uma receita mais proteica e encorpada. O mesmo vale para o canelone à bolonhesa, perfeito para aqueles que adoram esse molho intenso. Canelone de calabresa, presunto e queijo e de abobrinha são outras ótimas sugestões!
Queijo Parmesão Galbani é toque especial para gratinar canelone
O queijo é um ingrediente que não pode faltar no canelone, seja qual for sua forma de preparo. Além de normalmente ser usado no recheio, ele também é salpicado por cima da massa antes de ir ao forno para gratinar. Para isso, você pode apostar no Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. O produto tem um sabor intenso e adocicado, com uma crocância irresistível. Quando gratinado, traz um toque extra de textura e deixa o gosto muito mais especial, garantindo um canelone extremamente delicioso!
Veja também: Como saber se o queijo parmesão é bom? Dicas para nunca mais errar na escolha