...
Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Arrabbiata: aprenda o molho picante italiano para variar o macarrão

4 de setembro de 2025

Por Galbani

O molho arrabbiata pode não ser tão conhecido no Brasil como os famosos bolonhesa ou pesto, mas sem dúvidas é um dos mais icônicos na Itália. Clássico dos restaurantes italianos, ele se destaca pelo sabor picante e intenso, daqueles cheios de personalidade e que conseguem transformar uma refeição em um verdadeiro banquete. Conheça a seguir tudo sobre o molho arrabbiata e aprenda a prepará-lo no clássico estilo italiano!

O que é molho arrabbiata? 

Molho arrabbiata é uma receita criada na Itália, mais especificamente em Roma. Ele é feito à base de tomate e pimenta. Essa mistura resulta em um molho bem picante, marcante e intenso. Ele pode ter ainda um fundinho levemente herbáceo quando leva manjericão na composição. O molho arrabbiata é encorpado: nem espesso demais e nem líquido. Ele pode contar com tomate em pedaços, o que deixa o prato mais rústico, ou ser totalmente homogêneo, trazendo um toque mais clássico. 

O que significa arrabiata?

Existe uma curiosidade interessante por trás do nome desse molho. Em italiano, “arrabbiata” significa “irritado”. Assim, o nome faz uma referência ao gosto picante da pimenta, que é o protagonista da receita italiana. 

Quais os ingredientes do molho arrabbiata?

Pimenta e tomate são os principais ingredientes do molho arrabbiata. Os melhores tipos de pimenta para essa receita são a malagueta, a calabresa ou a dedo-de-moça. Alho e azeite também não podem faltar para chegar no resultado perfeito. O manjericão e a salsinha são opcionais, mas são ótimas adições quando se quer um gostinho levemente herbáceo para contrastar com a picância do arrabbiata. 

Veja também: Bechamel, ao sugo ou pesto? Conheça os molhos para massas mais famosos do mundo

Quais massas combinam com molho arrabbiata?

O molho arrabbiata é bem versátil e combina com muitos tipos de macarrão. Por não ser nem tão espesso e nem tão líquido, ele consegue se adaptar bem com facilidade. Porém, o ideal é evitar combiná-lo com massas muito finas, como o capellini, para não pesar demais. Penne, spaghetti, rigatoni, fusilli e linguine são alguns dos melhores tipos de macarrão para se comer com molho arrabbiata.

Molho arrabbiata também pode ser aproveitado em outras receitas 

Você não precisa usar molho arrabbiata apenas em pratos com massas! Ele também funciona muito bem com outras receitas variadas, sempre trazendo um toque de picância ao paladar. O molho arrabbiata não deixa de ser um tipo de molho de tomate, então combina muito bem com almôndegas, frangos e gratinados, por exemplo. O resultado é sempre delicioso!

Como fazer molho arrabbiata? Veja o passo a passo!

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva 
  • 2 a 3 dentes de alho fatiados finamente (não picado)
  • ½ colher de chá de pimenta calabresa seca em flocos
  • 400 g de tomate pelado em lata 
  • Sal a gosto
  • Manjericão ou salsinha fresca picada (opcional)
  • Queijo Parmesão Galbani a gosto (para finalizar)

Modo de preparo: 

  1. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio;
  2. Adicione o alho fatiado e refogue até que ele doure levemente, tomando cuidado para não queimar;
  3. Acrescente a pimenta calabresa e mexa por cerca de 30 segundos para liberar bem os aromas;
  4. Adicione os tomates pelados na mistura e mexa (se quiser um molho mais homogêneo, amasse os tomates com um garfo);
  5. Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos até o molho reduzir e ficar bem encorpado (mexa de vez em quando);
  6. Finalize com o manjericão ou a salsinha. Quando servir o molho arrabbiata com a massa, não esqueça de finalizar com Queijo Parmesão Galbani

Queijo parmesão eleva o nível do macarrão ao molho arrabbiata 

Qualquer receita que leva massa fica mais gostosa quando finalizada com queijo parmesão ralado, e isso também vale para o macarrão ao molho arrabbiata. Depois de misturar a massa com o molho, sirva em um prato fundo e finalize com o queijo ralado. O parmesão vai trazer um toque especial de textura e sabor, elevando o nível da receita. 

O Queijo Parmesão Galbani é a pedida perfeita para qualquer prato tipicamente italiano! O produto da marca nº1 em queijos na Itália se destaca pelo sabor altamente intenso e levemente adocicado, além de uma deliciosa textura crocante. Marcante e irresistível, o Parmesão Galbani combina perfeitamente com toda a intensidade e personalidade do molho arrabbiata!

Veja também: Queijo ralado ou em lascas? Descubra a forma ideal para cada prato

Qual vinho harmoniza com molho arrabbiata? 

Toda massa fica mais gostosa quando acompanhada de um vinho! O segredo para uma boa harmonização é escolher rótulos que combinem com o molho utilizado na receita. Como o arrabbiata é um tipo de molho de tomate, ele harmoniza melhor com vinhos tintos. Dê preferência àqueles de corpo médio a encorpado, principalmente os de maior acidez (pois isso equilibra o sabor do tomate). Cabernet Sauvignon e Merlot são alguns dos melhores vinhos para tomar com molho arrabbiata. Já se você for fã dos brancos, opte por aqueles mais ácidos e frutados, como Verdejo e Sauvignon Blanc.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Banner Categoria de Produto - Manteiga

Manteiga

Banner Categoria de Produto - Mussarela

Mussarela

Banner Categoria de Produto - Creme de Ricota

Creme de Ricota

Banner Categoria de Produto - Parmesão

Parmesão

Banner Categoria de Produto - Grana Padano

Grana Padano

Banner Categoria de Produto - Parmigiano Reggiano

Parmigiano Reggiano

Banner Categoria de Produto - Requeijão

Requeijão

Queijo fundo direito