...
Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Massa para pizza doce: qual a diferença da massa tradicional?

4 de setembro de 2025

Por Galbani

A pizza doce é a opção perfeita para quem ama o clássico italiano até mesmo na sobremesa! Versátil, ela pode contar com uma grande variedade de sabores: chocolate, morango, avelã, queijo com goiabada e o que mais sua imaginação permitir. São tantas opções que é impossível não se apaixonar por pelo menos um sabor. O melhor de tudo é que, além de gostosa, a pizza doce é muito fácil de preparar! Basta rechear a massa com os ingredientes da sua escolha, levar ao forno e se deliciar com essa iguaria. Porém, existe um detalhe que pode causar confusão: a massa para pizza doce é a mesma que a da versão tradicional? Ou será que existem alguns ingredientes diferentes? Nós explicamos a seguir!

Pode usar massa de pizza tradicional na pizza doce? 

Sim! Não há problema algum em seguir a mesma receita de massa de pizza usada nas pizzas salgadas. Afinal, o recheio já vai trazer o doce para o prato, então você pode apostar na versão original da massa tranquilamente. Porém, existe sim uma outra receita de massa de pizza que costuma ser mais usada no preparo de pizzas doces por causa de um pequeno detalhe em sua composição. 

Veja também: Como fazer massa de pizza artesanal: aprenda receita tipicamente italiana

Qual a diferença entre massa de pizza doce e massa de pizza tradicional?

A grande diferença está na quantidade de açúcar. Esse ingrediente não é obrigatório na massa de pizza tradicional, mas é muitas vezes utilizado para dar um toque douradinho e para alimentar o fermento, facilitando o crescimento. Porém, a quantidade de açúcar usada na receita é bem pequena, com apenas uma pitadinha. No caso da massa de pizza doce, porém, ele está presente em uma maior quantidade. Assim, consegue trazer um gostinho mais adocicado que complementa bem o recheio doce. Por outro lado, a quantidade de sal costuma ser um pouco menor nessa massa de pizza. 

Vale ressaltar que muitas receitas de massa de pizza doce usam ainda mel ou extrato de baunilha na composição para dar um toque adocicado. Além disso, algumas receitas levam manteiga ao invés do óleo ou azeite, que podem ser usados em pequenas quantidades na massa de pizza tradicional. 

Quais são as características da massa de pizza doce? 

Por contar com mais açúcar, a massa para pizza doce tem um gostinho mais adocicado que a da versão tradicional. Esse ingrediente também ajuda a reter mais umidade. Como resultado, a massa fica mais fofinha e macia em relação à receita original. Além disso, o tempo de fermentação costuma ser um pouco menor, o que também deixa a massa mais elástica. 

Como escolher a massa ideal para pizza doce? 

Como explicamos, você pode usar tanto a receita de massa de pizza tradicional quanto a de massa de pizza doce para o preparo da sobremesa. A escolha depende principalmente do gosto pessoal e do sabor, e nós te ajudamos a decidir a melhor opção no seu caso:

  • Massa para pizza tradicional: ideal para recheios muito doces (como brigadeiro ao leite ou creme de avelã), pois traz um contraste maior e evita que o prato fique enjoativo. 
  • Massa para pizza doce: ideal quando você quer que o sabor final fique bem docinho. Combina principalmente com recheios mais suaves e delicados, como os sabores com frutas. 

Quais são os sabores de pizza doce? Veja algumas opções para você testar!

Uma das grandes vantagens da pizza é sua enorme variedade de sabores – e com a pizza doce isso não é diferente! Você pode inventar as mais variadas combinações de acordo com suas preferências. Existem alguns recheios que se destacam e fazem um grande sucesso no mundo inteiro. Veja a seguir os sabores de pizza doce mais populares para você testar: 

  • Pizza de brigadeiro 
  • Pizza de chocolate com morango 
  • Pizza de creme de avelã
  • Pizza de chocolate com banana 
  • Pizza de doce de leite 
  • Pizza de banana nevada
  • Pizza de Romeu e Julieta (queijo com goiabada)
  • Pizza de chocolate com coco

Veja também: Esses são os sabores de pizza mais tradicionais na Itália; confira!

Como fazer pizza doce de chocolate com morango? Aprenda o passo a passo!

Ingredientes da massa para pizza doce:

  • 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo (aprox. 300 g)
  • ½ xícara de chá de água morna (120 ml)
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco (ou 15g do fresco)
  • 2 colheres de sopa de óleo (ou manteiga vegetal)
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher de chá de essência de baunilha (opcional) 

Ingredientes do recheio: 

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de Manteiga sem sal Galbani
  • 150 a 200 g de Queijo Mussarela Galbani (previamente picado)
  • 1 caixinha de morangos frescos fatiados
  • Granulado ou raspas de chocolate para finalizar (opcional) 

Modo de preparo da massa para pizza doce:

1) Misture a água morna com o açúcar e o fermento, Deixe descansar por cerca de 10 minutos até espumar;

2) Em uma tigela grande, coloque a farinha, o ovo, o óleo, o sal e a essência de baunilha (se quiser usar). Mexa bem;

3) Adicione a mistura de fermento aos poucos e mexa até formar uma massa bem homogênea;

4) Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 8 a 10 minutos, até que fique lisa e elástica. Pode polvilhar um pouco mais de farinha caso a massa esteja grudando demais;

5) Coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano limpo e deixe descansando por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume;

Modo de preparo do recheio:

6) Em uma panela no fogo médio, misture o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Cozinhe até engrossar, mas antes do ponto de brigadeiro/de enrolar. Ou seja: deve ficar cremoso e fácil de espalhar sobre a massa;

7) Desligue o fogo e espere amornar;

Montagem da pizza doce:

8) Abra a massa já crescida em formato de disco, com cerca de 0,5cm de espessura;

9) Coloque a massa em uma fôrma untada ou com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 7 a 10 minutos (ela deve firmar, mas não dourar muito);

10) Retire a massa do forno e cubra toda a superfície com o Queijo Mussarela Galbani (deixando uma borda). Leve de volta ao forno por mais 3 a 5 minutos para o queijo derreter;

11)  Retire do forno e espalhe o brigadeiro por cima da mussarela derretida. Se o brigadeiro ainda estiver quentinho, pode seguir para o próximo passo. Se não, leve novamente ao forno por mais cerca de 3 minutos e retire;

12) Espalhe os morangos frescos cortados pela superfície e, se quiser, finalize com granulado ou raspas de chocolate. Então, é só servir a pizza doce de chocolate com morango!

Queijo é o segredo para deixar a pizza doce mais irresistível!

Colocar queijo na pizza doce não é obrigatório, mas sem dúvidas deixa o resultado muito mais gostoso! Esse ingrediente tradicional na versão salgada é responsável por trazer um toque de sabor irresistível ao prato. Além disso, confere maior cremosidade e funciona como uma camada extra entre a massa e o recheio, o que deixa a pizza mais estruturada. Por ter um gosto mais salgado, o queijo ainda oferece um contraponto aos ingredientes adocicados, evitando que a pizza fique muito doce e/ou enjoativa. Por isso, não tenha dúvidas: colocar queijo na pizza doce eleva o nível da receita!

O Queijo Mussarela Galbani, marca n°1 de queijos na Itália, é perfeito para o preparo de pizzas em geral, incluindo as doces. De sabor suave e textura macia, ele tem o ponto de derretimento ideal. Além da mussarela, o Creme de Ricota Galbani pode ser um grande aliado no preparo de pizzas doces. Ele traz um sabor fresco e suave que contrasta bem com os ingredientes doces, sendo uma das melhores opções para compor a famosa pizza de Romeu e Julieta. Assim, os queijos Galbani conseguem proporcionar mais sabor e cremosidade para a pizza doce!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito